Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como usar a nota do Enem? Confira 6 opções para o seu futuro

Você, estudante, que acabou de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), deve estar procurando opções para sobre como utilizar a nota do Enem, principalmente, para ingressar em cursos, certo? O Enem é uma das provas mais importantes para os jovens recém-formados no ensino médio. Afinal, a prova é a porta de entrada para cursos do ensino superior e técnico. Além disso, é através dele que você pode conseguir financiamento do governo ou até mesmo uma bolsa da própria universidade.

Por isso, é fundamental que você tenha todas as informações possíveis para analisar qual é a melhor opção. Dentre tantas informações, às vezes se torna complicado saber de tudo. Pensando nisso, vamos te apresentar neste post todas as possibilidades de como usar a nota do Exame. A seguir, acompanhe o post. 

Leia também: Como calcular a nota do Enem? Entenda agora os caminhos

Como usar a nota do ENEM

Como já dito, a nota do Enem pode ser usada para tentar ingressar em cursos superiores ou técnicos. Além disso, você pode contar com os programas do governos como SISU, Fies e Prouni. Ou até mesmo garantir uma bolsa de estudos na própria instituição.

Confira, a seguir, as principais possibilidades de como usar a nota do Enem.

Prouni

Com o Programa Universidade para Todos, o ProUni, jovens de todo país de baixa renda, podem conseguir cursar o ensino superior com bolsas parciais, ou seja, de 50%, ou totais para estudar em instituições particulares de todo o Brasil. Para concorrer ao programa, o estudante precisa ter feito a última edição do Enem, que aconteceu em janeiro de 2021. 

Saiba que para concorrer ao programa é necessário ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação do Enem.

Para as vagas que não são preenchidas na primeira etapa, o ProUni libera um novo período de inscrição, para essa nova etapa é possível usar a nota do Enem dos anos anteriores (a partir de 2010) para então concorrer às vagas remanescentes.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, é um programa do governo para ajudar os jovens terem acesso às faculdades particulares, por meio de um financiamento estudantil com condições próximas à realidade dos estudantes brasileiros de baixa renda. 

De acordo com o edital do FIES 2021, para participar do programa o estudante deve: 

  • Ter participado do ENEM a partir de 2010, nessa primeira seleção a nota do Enem 2020 não poderá ser usada;
  • Ter atingido 450 pontos de média pelo menos;
  • Não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

As inscrições para o FIES 2021 começam em 26 de janeiro. Para se inscrever, basta acessar o site do programa

Embora o estudante ainda tenha que pagar pelos estudos, o FIES dá um prazo maior para esses pagamentos com juro bem inferiores se comparado com os financiamentos oferecidos pelos bancos.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada( Sisu)  já faz parte da realidade da maioria das universidades públicas do país, além dos institutos federais. O Sisu é um programa do governo em que os candidatos são escolhidos pela nota que alcançaram no Enem. 

Cada universidade decide a pontuação mínima de cada curso e o peso que será atribuído em cada uma das provas objetivas. Ou seja, se você deseja ingressar em algum curso superior em uma instituição pública, é preciso se inscrever no site do programa e adicionar sua pontuação da prova, para então a instituição analisar. 

As inscrições são abertas duas vezes ao ano, em janeiro e junho. Para participar é necessário ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação. E claro, quanto mais pontos você fizer, mais chances tem de estar acima da nota de corte. 

Além disso, algumas universidades oferecem apenas uma algumas vagas pelo Sisu e o restante é através do vestibular da própria universidade. Já, boa parte das universidades, aboliram o vestibular e o ingresso é feito totalmente pelo programa

Vestibular

Como já dito aqui, a maioria das universidades aceita o ingresso nos cursos por meio do vestibular da própria universidade ou por meio da nota do Enem. Para isso, é necessário fazer a prova do vestibular e a do Enem, a pontuação final vai considerar essas duas notas. 

De modo geral, o Enem é um grande aliado no desempenho do estudante no vestibular. Caso o aluno tenha ido mal na prova do Enem, ela não irá prejudicar a nota final. Para saber como é calculado a pontuação final, é preciso acessar o site da universidade escolhida para saber mais das regras, cada instituição é livre para determinar como é feito esse cálculo. 

Universidade privada 

As universidades privadas também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso nos cursos. Ou seja, dependendo da nota que o estudante obteve no exame, poderá fazer a matrícula sem necessariamente passar pelo vestibular ou por outro qualquer processo seletivo. 

Saiba que, a nota mínima exigida pela instituição pode variar muito, em uma universidade um curso pode ter uma pontuação e numa outra ser diferente. Por isso, preste atenção a esses detalhes, o importante é buscar uma instituição de qualidade que ofereça benefícios aos estudantes e que seja reconhecida pelo MEC. 

De modo geral, você pode optar pelo Enem que teve melhor desempenho, a partir de 2010. 

Leia também: Onde posso conseguir bolsa com a nota do Enem?

Regras de como usar a nota do Enem

Para poder participar desta modalidade, é necessário que você tenha feito o exame nos últimos seis anos. Se você fez mais de um ano, é só escolher a prova que teve o melhor desempenho.

Para se inscrever no programa, os candidatos devem comprovar as notas do Enem pelo Portal do Candidato e assim garantir o desconto nas mensalidades. No entanto, também é possível enviar essas informações pelo WhatsApp da instituição, para adiantar o processo. Mas ainda sim é necessário comprovar no Portal do Candidato para poder validar essas informações.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.