Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Bolsa para faculdade particular: 5 formas de conseguir e poupar

5 formas de conseguir uma bolsa

Ingressar no ensino superior e construir uma carreira é o que motiva muitos estudantes  a passarem horas debruçados sobre livros e frequentando cursinhos para passar no vestibular ou ir bem na prova do Enem. Mas esse é apenas o primeiro passo de uma jornada que envolve vários outros desafios – entre eles, as dificuldades financeiras. Principalmente por quem precisa ou quer ingressar em uma faculdade particular.

Mas tudo tem jeito! Neste post, vamos ensinar como conseguir bolsa de estudo para a faculdade particular.

Em suma, para muitos estudantes, conseguir uma bolsa de estudos é a única forma de ingressarem em uma faculdade e concluir uma graduação. Afinal de contas, o valor das mensalidades pode não caber no orçamento. Além disso, considerando que muitos cursos de graduação se estendem por vários anos e nem sempre permitem conciliar aulas com trabalho, é fácil perceber como as bolsas de estudos são essenciais para estudantes que não têm muitos recursos financeiros à disposição e tiveram de optar por universidades particulares.

Felizmente, há boas opções para quem precisa de uma ajuda, e é isso que você verá neste artigo. Confira 5 alternativas para conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares e conquistar a graduação que sempre sonhou. Vem!

Leia também: Qual a melhor plataforma de cursos online? Confira aqui

Quais os principais programas de bolsa para faculdade

Hoje em dia, é muito mais fácil para os estudantes conquistarem uma bolsa de estudo para faculdade. Isso ocorre pois existem diversos programas, tanto do governo, como das próprias instituições, especializados nessas bolsas de estudo.

Conheça os principais programas de bolsa de estudos e veja qual deles vai ajudar você a conquistar a sua graduação.

1 – ProUni

O Programa Universidade para Todos – Prouni – é uma das principais portas de entrada para quem está buscando bolsas de estudos em instituições privadas. Na verdade, é a forma mais popular e cobiçada pelos estudantes para obter uma bolsa de estudos. O programa é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que estão em busca da primeira graduação.

Podem se cadastrar no programa do Governo Federal os estudantes que se encaixam nos seguintes perfis:

  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas;
  • Os estudantes que cursaram o ensino médio inteiramente em escolas particulares, mas com bolsa de estudos integral;
  • Aqueles que cursaram parte do ensino médio em escolas públicas e parte do ensino médio em escolas particulares como bolsista integral;
  • Portadores de necessidades especiais;
  • Professores contratados de escolas públicas para concorrerem a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou então pedagogia. É importante destacar que neste caso, critério de renda não é considerado (pode ganhar mais de 3 salários mínimos).

Bolsas integrais ou parciais

O ProUni oferece bolsas integrais ou parciais, sendo que, neste último caso, 50% do valor da mensalidade é custeado pelo aluno. As bolsas integrais do Prouni são voltadas para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais, de 50% do valor da mensalidade, podem ser acessadas por aqueles que tenham renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

O principal critério de distribuição das bolsas é a nota obtida pelo estudante no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio –  no ano anterior ao ingresso na faculdade.

Para isso, o aluno precisa ter uma nota superior a 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. Por fim, vale lembrar que somente quem não tem nenhum diploma de ensino superior pode tentar a bolsa pelo Prouni (a exceção são os professores contratados de escolas públicas).

Leia também: Bolsa Prouni: como funciona e o que fazer para conseguir

2 – Programas estaduais

Alguns governos estaduais também têm seus próprios programas de incentivo para alunos que querem fazer um curso de graduação mas não podem arcar com todas as despesas. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, tem um programa chamado Bolsa Universidade. O estudante que acessar esse programa terá metade do valor da mensalidade custeado pelo governo e a outra metade paga pela instituição de ensino privada.

A renda mensal do candidato e da sua família é um dos critérios de classificação do Bolsa Universidade, mas o principal diferencial aqui é que, em contrapartida, os bolsistas selecionados se comprometem a desenvolver atividades nos finais de semana em escolas estaduais ou municipais de São Paulo.

O bolsista pode fazer uma oficina relacionada ao seu curso ou mesmo aproveitar uma habilidade pessoal, como dar aula de violão, por exemplo. O governo estadual de Santa Catarina também tem um programa semelhante, chamado Uniedu, que é voltado para cursos de graduação e pós-graduação. Para participar, o aluno se cadastra por meio da Secretaria de Estado de Educação, mas o processo seletivo é conduzido por cada faculdade. As bolsas oferecidas pelo governo catarinense custeiam entre 25% e 100% da mensalidade.

Portanto, a dica é procurar na Secretaria de Educação do seu Estado se há algum programa semelhante.

Leia mais: Ganhar bolsa de estudos do governo: conheça 3 formas diferentes

bolsa para faculdade

3 – Fundações sem fins lucrativos

Outra alternativa para estudantes que precisam de uma bolsa de estudos é buscar a ajuda de instituições e fundações sem fins lucrativos. A Fundação Estudar é uma dessas organizações. Há quase trinta anos, ela oferece bolsas tanto para universidades particulares brasileiras quanto para estrangeiras.

A seleção não é feita por meio das notas conquistadas em vestibulares tradicionais e sim através de um processo de seleção que contempla sete etapas eliminatórias. Faz parte desse processo, próprio da Fundação Educar, testes de perfil e lógica, entrevistas e conversas com ex-bolsistas.

As bolsas de estudos da Fundação Estudar têm uma gama de possibilidades. Elas podem variar de 5% até 95% do valor da mensalidade e podem incluir não só o valor das mensalidades do curso de graduação mas também outras despesas, como moradia, livros, transporte e alimentação.

4- Programas Universitários

Muitas faculdades particulares aproveitam o Prouni para selecionar seus bolsistas, mas várias outras instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos. Esses processos geralmente envolvem o nível de renda do candidato e seu desempenho no vestibular.

Em casos de bolsas de estudos oferecidas pelas instituições de ensino superior, o importante é pesquisar nos sites das universidades com antecedência e conferir todas as regras, que podem variar conforme os cursos de graduação escolhidos.

5 – Fies

A última alternativa da nossa lista não é bem uma bolsa de estudos, no entanto, pode ser um excelente caminho para entrar em uma faculdade particular mesmo com a grana curta. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que financia as mensalidades em cursos superiores de instituições privadas para quem tem dificuldades de pagar. Dessa forma, o governo pode custear as mensalidades até a sua formatura, e você pagará o valor após formado, com uma taxa de juros muito reduzida em relação à praticada no mercado.

Para conseguir financiamento pelo Fies, os critérios são bem parecidos com o Prouni. Ou seja, é preciso utilizar a nota do Enem e também se enquadrar em pré-requisitos sócioeconômicos. Vale a pena dar uma olhada!

Leia também: Como funciona o Fies: confira tudo sobre o programa aqui

Vai de Bolsa: até 75% de desconto, sem precisar do Enem!

Além das cinco maneiras que listamos acima, há uma outra muito valiosa que todo o estudante deveria fazer. Se você procura por bolsas de estudo nas principais instituições de ensino do país para iniciar rapidamente o sonho do curso de graduação, precisa acessar o Vai de Bolsa.

Dentro da nossa área de busca, você pode pesquisar pelo seu curso de graduação ou pós-graduação favorito em várias universidades e faculdades brasileiras perto de você. Veja algumas:

Estácio

Uma das maiores universidades do país! São 53 anos de história e mais de 540 cursos espalhados pelo Brasil. A Estácio já formou mais de 700 mil profissionais já que prepara seus alunos para o mercado de trabalho.

Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Referência em cursos como Odontologia e Medicina Veterinária, a FACIMP iniciou sua trajetória há mais de 20 anos e hoje conta com mais de 45 cursos de graduação.

Wyden EAD

A Wyden EAD tem como objetivo transformar vidas através de uma educação de qualidade. O ensino à distância totalmente interativo, flexível e com amplo suporte acadêmico e profissional. Essa é a marca registrada da instituição, que oferece a melhor experiência em EAD.

Universidade Anhembi Morumbi

São mais de 300 unidades da Universidade Anhembi Morumbi espalhadas pelo país, com cursos inovadores, professores altamente qualificados e o compromisso de formar profissionais empreendedores. Além disso, a grande maioria das graduações é destaque com nota máxima nas avaliações do MEC.

Unisul

Uma das melhores universidades de Santa Catarina, a Unisul possui 140 cursos, além de intercâmbio com diversas instituições de ensino em outros países. Todos os polos são credenciados pelo MEC e os cursos têm aulas 100% online e gravadas, podendo rever sempre que necessário.

Centro Universitário UniBTA Digital

Um centro universitário de excelência em educação à distância, o UniBTA Digital tem como principais características a modernidade e a inovação. A instituição ainda foca na empregabilidade dos alunos, com o compromisso de formar profissionais diferenciados.

Centro Universitário UniFavip (FAVIP)

Tradição em Pernambuco, a UniFavip já possui mais de 20 anos de história, sendo o primeiro Centro Universitário no interior do Nordeste. São mais de 125 cursos, com a maior avaliação do MEC no Sudeste, Norte e Nordeste.

Confira abaixo alguns dos cursos mais procurados e com bolsas de estudo imperdíveis dentro do Vai de Bolsa:

Se você está pensando em uma alternativa mais rápida e econômica para acessar esses cursos, acesse o Vai de Bolsa e faça uma busca pela formação do seu interesse na sua cidade. Há descontos imperdíveis para você começar a estudar agora mesmo.

Bora para faculdade: entendeu os caminhos?

Agora você já conhece as principais maneiras de buscar uma bolsa de estudo em universidade particular. Sem dúvida, essa é uma excelente alternativa para possibilitar a realização do seu curso superior mesmo com dificuldade financeira.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

E lembre-se que no Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 75%. Vale a pena acessar e conferir.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.