Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Veja qual é a diferença entre tecnólogo e bacharelado

Na hora de escolher um curso superior, a dúvida de qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado é mais frequente do que você imagina. Para começar, o curso de tecnólogo é mais curto e mais voltado para a parte técnica. Por outro lado, o curso de bacharelado tem duração mais longa e com características teóricas e práticas. Saber qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado é muito importante para decidir qual curso se encaixa no seu perfil. A escolha de uma dessas modalidades de graduação também impacta diretamente no seu futuro profissional. Se você tem essa dúvida entre qual caminho escolher, vamos dar mais detalhes sobre qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado neste post.

Qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado?

Tanto o curso tecnólogo quanto o curso bacharelado são cursos de graduação, mas com características diferentes entre si, desde a duração, grade curricular, tipo de diploma e os seus objetivos, além dos cursos ofertados nestas duas modalidades de curso superior. Confira abaixo algumas diferenças básicas:
  • Duração: o curso tecnólogo possui menor duração do que o curso bacharelado;
  • Grade curricular: o curso tecnólogo, em sua grade curricular, apresenta disciplinas voltadas especificamente para o mercado de trabalho e prática do exercício da titulação do curso, enquanto o curso bacharel oferta uma formação mais abrangente, voltada para a prática da área profissional e também para a pesquisa;
  • Tipo de diploma: tanto o curso tecnólogo quanto o curso bacharelado ofertam o diploma de graduação ao ser concluído, mas a titulação ao final do mesmo é distinta conforme a nomenclatura.
    • O curso tecnólogo oferta o grau de tecnólogo ao aluno formado, o qual poderá exercer a especialidade determinada em sua formação apenas;
    • O curso bacharelado oferta o grau de bacharel, título obrigatório para o exercício em determinadas profissões, como advogado, médico, fisioterapeuta, além de ofertar uma formação voltada também para o profissional pesquisador da área.
  • Legislação: as leis, regulamentos, diretrizes e pareceres para os cursos tecnólogos e bacharelados também são distintas, atendendo às particularidades de cada uma dessas modalidades de ensino superior.

Diferença entre tecnólogo ou bacharelado: qual o melhor curso?

Tanto o curso tecnólogo quanto o curso bacharel são cursos de graduação e que habilitarão você a prestar um concurso público, a ter uma progressão na carreira por ter um curso superior. Para quem tem dúvida da diferença entre o curso tecnólogo ou bacharelado, é importante saber que os dois cursos são bons, mas possuem enfoques e características diferentes, que devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades, além de levar em conta a instituição de ensino onde você deseja estudar. Como falamos acima, o curso tecnólogo é de menor duração e tem um enfoque mais específico e prático, que te permitirá atuar na função específica à que se refere o curso. O curso bacharel é mais abrangente, com enfoque mais generalista, que lhe dará mais opções de atuação, mas tem uma duração maior.

As características do curso tecnólogo frente ao bacharelado

Vejamos a seguir quais as características básicas do curso tecnólogo: legislação, objetivos, processo seletivo, duração, grade curricular, atividades complementares, estágio, trabalho de conclusão de curso e tipos de cursos tecnólogos.

Qual a legislação do curso tecnólogo?

O Decreto 2208/97 indica em seu 3º artigo a educação profissional no nível tecnológico, para alunos que saíram do ensino médio e ensino técnico, e também matriculados e egressos de ensino superior de qualquer origem. Dessa forma, os cursos de natureza tecnológica na modalidade de ensino superior foram nomeados como “Tecnólogos”. De acordo com a Resolução CNE/CP nº 3 /2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo”. O objetivo do curso tecnólogo é atender aos vários setores da economia, voltado para uma área específica do mercado de trabalho, normalmente para quem já sabe na área que deseja atuar, mas não quer realizar um curso de bacharel que normalmente demanda mais tempo de formação.

Objetivos do curso tecnólogo

Por ser um curso de menor duração, o tecnólogo torna-se uma procura atrativa para aqueles que buscam um ingresso mais rápido no mercado de trabalho, ou para aqueles que precisam de uma especialização na função que já exercem. Assim, o tecnólogo confere uma formação específica para, conforme o Parecer CNE/CES 436/2001:
  • Aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação tecnológica e a difusão de tecnologias;
  • Gestão de processos de produção de bens e serviços;
  • Desenvolvimento da capacidade empreendedora.

Processo seletivo e duração do tecnólogo

O processo seletivo do curso tecnólogo se assemelha aos cursos de graduação convencionais, por meio de realização de prova e redação, de acordo com as exigências da instituição de ensino que oferta o curso desejado. A duração média de um curso tecnólogo é de 2 anos. Mas, conforme a documentação daSEMTEC/MEC, as instituições de ensino podem aumentar a duração do curso em até 50% a partir da carga horária mínima. Caso o curso preveja a realização de estágio, “a duração do mesmo não poderá ser contabilizada na duração mínima, mas terá de estar incluída na duração limite”. Dessa forma, são ofertados cursos com 1.600, 2.000 e 2.400 horas.

Outras informações do curso de tecnólogo

A grade curricular do curso tecnólogo é volta para a prática da especialidade da formação. Como o curso é de menor duração, suas disciplinas são mais objetivas e específicas, a fim de que o aluno seja especialista em uma determinada área de formação. As atividades complementares para os cursos tecnólogos são facultativas, isto é, dependem da definição da instituição e ensino que oferta o curso. O estágio supervisionado é facultativo para os cursos tecnólogos e dependem da definição do projeto educativo do curso, descrito pela instituição de ensino que o oferta. Para a conclusão do curso tecnólogo, é facultativa a apresentação de um trabalho de conclusão de curso, seja ele um projeto, uma monografia, uma performance ou produção artística, um protótipo ou algo do gênero. Esta definição será indicada pela instituição de ensino para cada curso que oferta, dependendo do plano pedagógico do curso.

As características do curso bacharelado frente ao tecnólogo

Vejamos a seguir quais as características básicas do curso bacharelado: legislação, objetivos, processo seletivo, duração, grade curricular, atividades complementares, estágio, trabalho de conclusão de curso e tipos de cursos tecnólogos.

Qual a legislação do curso bacharelado?

Temos no Parecer CNE/CES 776/97 o estabelecimento da orientação geral para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação e entre outras considerações. Este parecer indica que os cursos de graduação devem:
  • Incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios do de exercício profissional e da produção do conhecimento;
  • Estimular práticas de estudo independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno;
  • Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão.
O Parecer CNE/CES 67/2003 também traz em pauta o referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação, reunindo em único documento as diretrizes para os cursos de graduação, seu currículo mínimo, seus princípios, recomendações, entre outras deliberações. No portal do MEC é possível conferir outras Resoluções e Pareceres que deliberam acerca do curso bacharel e das graduações em geral.

Objetivos do curso de bacharelado

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, a educação superior tem o objetivo deformar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua”. O curso bacharelado também tem o objetivo de estimular o profissional ao exercício da pesquisa em sua área de formação, no processo de sistematização do conhecimento adquirido e desenvolvido ao longo de sua carreira, num processos de formação contínua.

Processo seletivo e duração no bacharelado

O processo seletivo do curso bacharelado é convencional, por meio de realização de prova e redação, de acordo com as exigências da instituição de ensino que oferta o curso desejado. A duração média de um curso bacharelado é de 4 a 5 anos, dependendo do curso que deseja cursar e da instituição de ensino que o oferta. De acordo com o Parecer CNE/CES nº 8/2007, a carga horária mínima de um curso bacharelado presencial é de 2.400 horas, como no caso do Bacharel em Física, Bacharel em Filosofia e Bacharel em Geografia. Mas, há áreas que possuem uma carga horária mínima maior, como: 2.700 horas (exemplo: Bacharel em Cinema e Audiovisual), 3.000 horas (exemplo: Oceanografia), 3.600 horas (exemplo: Engenharias), 4.000 horas (exemplo: Odontologia) e 7.200 horas (exemplo: Medicina).

Outras informações do curso de bacharelado

A grade curricular do curso bacharelado é generalista e oferta embasamento teórico e prática da área desejada. Ela oferta disciplinas que preparam o aluno tanto para a prática profissional quanto para a pesquisa científica na área do curso. As atividades complementares são atividades extracurriculares que complementam a formação do aluno. Para o curso bacharelado, elas são obrigatórias, independente da área. Cada curso tem uma carga horária prevista de atividades complementares, a qual deve ser consultada no plano do curso da instituição. No plano do curso também constam os tipos de atividades complementares que são aceitas pela instituição de ensino e no curso específico. A diferença entre o curso tecnólogo e bacharelado também está no quesito estágio. O estágio supervisionado é obrigatório para o curso bacharelado. Ela faz parte da grade curricular do aluno para que este ganhe experiências profissionais no decorrer de sua formação. As horas previstas, os locais possíveis e as atividades a serem executadas devem ser consultadas diretamente no plano do curso desejado da instituição de ensino. Para a conclusão do curso bacharelado é obrigatória a realização de uma trabalho de conclusão de curso, seja ele no formato de um projeto integrador, um trabalho de conclusão de curso, um projeto arquitetônico, uma monografia, uma performance ou produção artística, um protótipo ou algo do gênero.

Conseguiu entender a diferença entre tecnólogo e bacharelado?

E aí, conseguiu identificar qual a diferença entre tecnólogo e bacharelado? Conseguiu decidir qual curso fazer? Explore o Blog Vai de Bolsa e tenha mais informações sobre os cursos ofertados nestas duas modalidades de graduação.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.