Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Engenharia industrial madeireira: saiba mais sobre o curso e o mercado

Já ouviu falar sobre engenharia industrial madeireira? Saiba que existe um mercado promissor para os profissionais de engenharia industrial madeireira. Essa área da engenharia trabalha com a transformação da madeira, o corte, o armazenamento e a fabricação de produtos com e derivados dela. Para atuar nesse segmento, há um curso de engenharia industrial madeireira, também com base nas exatas.

A madeira é considerada um dos melhores materiais para se trabalhar. Além disso, é um recurso renovável. A madeira é um bom isolante térmico, acústico e elétrico. Ainda por cima, é moldável. Por esses e outros motivos é um dos materiais mais utilizados no mundo, tanto na construção civil como na indústria de móveis.

Gostou do assunto? Confira abaixo mais informações sobre essa profissão, sobre o curso e quais as perspectivas e oportunidades.

Perfil do Engenheiro Industrial Madeireiro

O profissional de engenharia industrial madeireira é aquele que se especializa em lidar com todas as formas e estágios de produção da madeira. Também garante a sustentabilidade da exploração, afinal, por mais que a madeira seja um recurso renovável, é necessária uma série de medidas para que haja um reflorestamento eficiente. Para isso, ele trabalha em conjunto com o Engenheiro Florestal.

Projeta, supervisiona, coordena e elabora processos industriais. É necessário também um bom conhecimento em informática, matemática, física e química.

A área de gestão também é solicitada para esse profissional. Isso para que ele possa atuar nas áreas de Economia, Administração, Comércio Exterior, Qualidade e Gestão de Projetos, Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica do Setor Industrial Madeireiro.

Como é o curso de engenharia industrial madeireira

Como os outros cursos de engenharia, o curso de engenharia industrial madeireira tem duração mínima de 5 anos. Na Universidade Federal do Paraná, por exemplo, a ideia de oferecer esse curso surgiu à partir de uma matéria no curso de Engenharia Florestal, por conta da necessidade desse profissional no mercado.

Lá, o curso utiliza grade curricular do projeto pedagógico do curso do Setor de Ciências Agrárias (SCA), aprovado em 2008.

O curso de graduação em Engenharia Industrial Madeireira tem como objetivo formar um profissional consciente e atuante na sociedade da qual participará, qualificado e apto a aplicar os conhecimentos de engenharia e gerenciar indústrias manufaturadoras de produtos a partir da madeira.

Para tal, o profissional deve possuir o conhecimento da madeira como matéria prima, dos processos de transformação mecânica, conhecimentos na área da engenharia, complementados com conhecimentos de administração, economia, comércio, marketing, informática, e outros interdisciplinares”. Essas são as premissas do curso.

Grade curricular do curso de engenharia industrial madeireira

Confira abaixo algumas disciplinas da grade curricular do curso:

  • 1º período: Cálculo I; Geometria Analítica I; Informática Básica; Química; Física I e Introdução à Engenharia Industrial Madeireira.
  • 2º período: Cálculo II; Desenho Técnico A; Física II; Física Experimental I; Anatomia da Madeira; Introdução a Química Experimental e  Tópico em Engenharia Industrial Madeireira 1.
  • 3º período: Álgebra Linear; Química Orgânica; Técnicas de Representações Digitais; Estatística II; Física III; Mecânica Aplicada I e Propriedades Físicas da Madeira.
  • 4º período: Suprimento de Madeira; Introdução à Administração de Empresa Industriais Madeireiras; Física IV; Física Experimental II; Introdução à Eletrotécnica; Química da Madeira; Mecânica Aplicada II
  • 5º período: Qualidade Tecnológica da Madeira; Processos de Corte em Madeira; Economia Geral; Resistência dos Materiais I; Termodinâmica; Segurança do Trabalho na Indústria Madeireira I; Máquinas Hidráulicas e – Gestão de Projeto.
  • 6º período: Controle e Automação Industrial I; Energia da Madeira; Propriedades Mecânicas da Madeira; Administração da Produção de Empresas Indústria Madeireira; Resistência dos Materiais II; Transferência de Calor e Massa; Segurança do Trabalho na Indústria Madeireira II
  • 7º período: Gestão da Qualidade; Serrarias e Beneficiamento da Madeira I; Elementos Orgânicos de Máquinas II; Controle e Automação Industrial II; Estruturas de Madeiras; Biodegradação e Preservação de Madeiras e Secagem da Madeira I.
  • 8º período: Engenharia Econômica; Serrarias e Beneficiamento Madeira II; Máquinas Térmicas; Informática Aplicada; Logística Industrial Madeireira; Painéis de Madeira I; Secagem da Madeira II e Tópico em Engenaria Industrial Madeireira 4.
  • 9º período: Projetos de Indústrias Madeireiras; Polpa e Papel; Painéis de Madeira II; Gestão Ambiental; Optativas I e II (o estudante tem uma lista com 10 optativas, entre elas: Acabamentos em Madeira e Tecnologia de Reciclagem de Papel) e Tópico em Engenharia Industrial Madeireira 5.
  • 10º período: Estágio Profissionalizante Indústria Madeireira.

Setores Industriais Madeireiros

Os setores industriais madeireiros se dividem em três: Indústria Madeireira, Indústria de Serração e Indústria de Painéis. Cada um deles pode ser visto como uma etapa no caminho de uma árvore da floresta a seus produtos finais de madeira. Saiba mais detalhes sobre cada um deles:

Indústria Madeireira

Esse setor inclui cortar ou derrubar a madeira. Depois, cortá-la em pedaços e transportá-la para a serraria. O Engenheiro Industrial Madeireiro define uma rede de estradas e trilhas em que a madeira será transportada, pensando em proteger a terra.

Depois essa madeira é colocada em clareiras, onde as toras são classificadas e empilhadas para serem colocadas nos caminhões até serem levadas ao seu destino.

Indústria de Serração

É o setor que administra a retirada da casca das toras, o corte das mesmas, transformando em placas de madeira. Depois estas são serradas e transformadas em tábuas, que são aparadas e afiadas para os comprimentos e larguras desejadas. Isso faz com que o valor da madeira aumente pois retira seus defeitos.

Após este passo, essas madeiras são secas, ao ar livre ou em fornos, de maneira lenta para evitar rachaduras.

Indústria de Painéis

A indústria de painéis transforma troncos, galhos e resíduos de madeira que sobraram em finas telas planas de madeira utilizando cola.

Como resultado dessa transformação, temos os laminados, os compensados, os aglomerados e o MDF (Medium-Density Fiberboard – Placa de fibra de média densidade). Todos esses setores são áreas de atuação do Engenheiro Industrial Madeireiro.

Áreas de atuação do Engenheiro Industrial Madeireiro

Ele pode atuar nas seguintes áreas: tratamento químico da madeira; indústria de celulose e papel; produção energética por biomassa florestal; produção de móveis e esquadrias; embalagens; energia; componentes da construção civil; assessoria técnica; consultoria ambiental e pesquisas.

Pode atuar em segmentos industriais privados ou em setores públicos, institutos de pesquisa e universidades. Além de administrar finanças, viabilidade técnico-econômica, fiscalização, vistorias, perícias, avaliações e automação de processos de indústrias madeireiras. Também pode fazer manutenção em equipamentos.

Na área de projetos, em desenvolvimento, produção, execução e controle de qualidade de componentes, equipamentos e instalações industriais madeireiras. Pode atuar também nos processos de reciclagem e aproveitamento de resíduos da indústria madeireira a fim de diminuir o impacto ambiental.

Também trabalha com controle de qualidade da madeira na indústria e na logística de transporte e armazenamento dessa madeira.

Assim como qualquer outro curso de engenharia, é necessário o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Mercado de trabalho para o Engenheiro Industrial Madeireiro

Há muita escassez desse profissional no mercado, o que faz com que hoje ele seja muito disputado. Isso torna sua mão-de-obra mais cara. O mercado é muito amplo. Algumas áreas desse mercado são: o campo gerencial, administrativo, financeiro, comércio, marketing e logístico.

Existe todo um novo mercado preocupado com as questões ambientais que consome produtos de madeira mais sustentáveis. Isso torna esse mercado de móveis móveis funcionais ou ecológicos mais aquecido.

A construção civil na cidade de São Paulo contrata bastante profissionais que entendam tanto do uso provisório de madeira (para andaimes, por exemplo), quanto do uso permanente (em esquadrias, coberturas, forros e pisos). Já no Rio Grande do Sul, o mercado que mais contrata esses engenheiros é a indústria moveleira.

Onde estudar engenharia industrial madeireira

Ainda são poucas as instituições que oferecem o curso. São elas:

  • Universidade Federal do Espírito Santo – UFES;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP;
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR;
  • Centro Universitário de União da Vitória – UNIUV;
  • Universidade Federal de Pelotas – UFPel;
  • Universidade do Planalto Catarinense.

Achou interessante? Será que você se encaixa no perfil desse profissional? Conta para a gente o que você achou e continua acompanhando o nosso blog para mais informações como essa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.