Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Qual faculdade fazer: veja dicas para escolher certo a sua área e o curso

Qual faculdade fazer

Como saber qual faculdade fazer? Se você está lendo esse texto, saiba que aqui falamos sobre escolhas. Nesse caso, de forma mais específica, sobre como acertar ao escolher qual faculdade fazer. Você já sabe? Conseguiu responder essa pergunta sem pensar muito a respeito? Essa decisão está relacionada às suas paixões e com o que você vislumbra para o futuro da sua carreira profissional. Mas não é tão simples assim, a resposta é um dos dilemas de grande parte dos estudantes na hora de escolher qual carreira seguir.

Se você quer saber como descobrir qual faculdade fazer, é importante saber que essa decisão motivada por vários fatores. E que é normal que muitas pessoas tenham dúvidas sobre qual caminho seguir. Escolher uma carreira com o coração irá aproximá-lo do sonho de trabalhar com o que ama e transformará seu lado pessoal e profissional. Isso porque essa escolha está diretamente ligada às oportunidades que aparecerão durante toda a sua vida, independentemente do curso escolhido.

Se você está nessa busca ainda, vale seguir a leitura deste texto e conferir algumas dicas que poderão ajudá-lo. Ah, é importante destacar que o Vai de Bolsa pode ser um grande aliado para você encontrar a sua faculdade e, além disso, com desconto para seu curso.

Leia também: Não quero fazer faculdade: conheça profissões que não precisam de diploma

Qual faculdade fazer: os tipos de formação

Antes de passarmos algumas dicas para ajudar você qual faculdade fazer, é importante conhecer os tipos e as modalidades de cursos de graduação disponíveis.

Bacharelado

O bacharelado prepara os profissionais para atuarem nas mais diversas áreas dentro do mercado de trabalho. É o mais comum nas universidades, o mais generalista, e costuma ter uma procura maior por parte dos estudantes. Quem se forma na habilitação tem mais opções de emprego e possibilidade de salários melhores.

No fim do curso, o aluno tem a base completa a respeito da área e estará apto para atuar em qualquer frente. É comum um bacharelado durar de 4 a 5 anos e ser mais caro, se feito numa instituição particular. No entanto, os bacharelados a distância são mais acessíveis para o bolso.

Licenciatura

A licenciatura prepara o estudante para atuar em apenas uma área: a educação, ou seja, dar aulas. Assim, o licenciado se forma professor a partir da área que escolheu, como História, Matemática, Química, Física, etc. Por exemplo, um aluno do curso de Geografia aprende as bases da matéria para passar o conteúdo à frente, compreendendo toda a parte pedagógica do processo.

Quem é licenciado entra em contato com temas relevantes do curso, além de saber os melhores métodos de ensino e as diferentes formas de aprendizado. Por ser mais focado, o curso de licenciatura é menos procurado, no entanto, também tem muitas oportunidades, tanto na rede pública como particular de ensino.

Tecnólogo

O tecnólogo é um tipo de graduação que introduz conceitos mais práticos. É o mais curto dos três tipos, não aprofunda tanto a parte teórica de cada área, mas foca num nicho de atividade típicas de um profissional. Assim, o tecnólogo sai da faculdade com uma atuação prática mais bem definida, e pronto para o mercado de trabalho em um espaço menor de tempo.

Presencial, EAD e Flex

A modalidade do curso de graduação também é algo que deve ser levando em consideração na sua escolha por qual faculdade fazer. Resumidamente, são três as mais populares:

  • Presencial: curso de graduação tradicional com disciplinas cursas na faculdade presencialmente, tanto práticas como teóricas
  • EAD: é o famoso ensino a distância, onde você pode cursar uma graduação praticamente sem sair de casa, pela internet, com um computador. O conteúdo é repassado em uma plataforma virtual de cada instituição, com aulas online e disciplinas gravadas, entre outros recursos e materiais. O diploma do EAD tem a mesma validade do presencial.
  • Flex: como o próprio nome diz, Flex indica flexibilidade, ou seja, um curso de graduação que mescla o presencial com o a distância. Nesse caso, você tem disciplinas online, e a parte prática presencial, por exemplo.

Como decidir qual faculdade fazer

“Não sei qual faculdade fazer”. Como falamos antes, é bastante comum esse pensamento entre os estudantes. Isso porque vários fatores contribuem para a decisão de uma carreira e de uma profissão. As influências surgem de diversas partes, mas você precisa ter método para chegar a uma resposta que seja satisfatória. 

Com tantas opções de cursos de graduação no mercado e com a facilidade do ensino EAD, a decisão sobre qual faculdade fazer depende mais de fatores pessoais do que de limitação por questões como a distância da universidade ou aspectos financeiros. Existem bolsas de estudo para diferentes perfis de estudantes, desde aqueles que sempre estudaram em escola pública e que se encaixam nos requisitos dos programas do governo até aqueles que desejam trilhar o caminho do ensino superior particular. 

Como as restrições para estudar foram praticamente eliminadas com as bolsas de estudo disponíveis e os cursos a distância, escolher qual faculdade fazer irá depender de outros fatores. Para você, que está na busca da sua resposta sobre um curso de graduação, preparamos uma lista de dicas que poderão ajudá-lo na sua escolha. Confira:

1. Comece perguntando-se por que você irá estudar

Você pensa em fazer uma faculdade exatamente para quê? Para engrandecer seu autoconhecimento, explorar seus interesses, ingressar em uma nova carreira ou melhorar sua qualificação na área em que você já está atuando? 

As respostas para essa questão da sua motivação para fazer um curso de graduação podem ter um efeito surpreendente na hora de escolher qual faculdade fazer.

Para chegar a uma resposta precisa e que o ajude nessa fase, será importante:

  • Refletir sobre sua experiência profissional e/ou suas habilidades;
  • Avaliar a perspectiva de carreiras e oportunidades de emprego que o curso que você está pensando em fazer poderá oferecer;
  • Relacionar quais assuntos e temas são de seu interesse e despertam a sua atenção;
  • Conversar com seu líder no trabalho, amigos, familiares e outros profissionais sobre quais cursos podem ser relevantes. Identifique quais formações podem dar um up nas suas habilidades, no seu currículo e na sua carreira. 

Leia também: Vale a pena fazer faculdade? 10 benefícios de cursas graduação

2. Pesquise mais sobre cada curso de seu interesse

Você pode pesquisar e explorar pela internet os cursos com os quais você acha que tem mais afinidade ou que despertam mais o seu interesse. Procure saber qual a grade curricular, quais oportunidades no mercado de trabalho cada uma dessas formações oferece, quais pós-graduações podem ser feitas no futuro em cada área, etc. 

É importante fazer essa imersão inicial nos cursos pela internet. Todavia, não se prenda somente às pesquisas online. Aproveite essa fase de avaliação dos cursos para conversar com pessoas que já cursam o que você está pensando em fazer. 

Se possível, nessa fase, visite os câmpus das universidades que oferecem o curso que você está pensando em fazer. Aproveite aocasião para sentir melhor a atmosfera do ambiente, conhecer os professores e as ferramentas de ensino que a faculdade oferece, como equipamentos e laboratórios, por exemplo. 

Caso você estiver pensando em fazer uma graduação EaD, procure informações sobre o curso no e-MEC, procure conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e veja comentários de outros alunos da instituição para decidir qual faculdade fazer. 

3. Fique atento! Os detalhes são importantes

No momento de escolher qual faculdade fazer, será muito importante se ater ao detalhes. Mas quais?! É preciso ter conhecimento da metodologia de ensino utilizada pela instituição de ensino e sobre como a avaliação do aluno é feita. 

Também é importante saber como funcionam os grupos de estudos e conhecer o currículo e a experiência dos professores que irão lecionar as disciplinas. Afinal, são os docentes que estarão no comando das aulas e, consequentemente, serão os responsáveis pela sua formação.

Nesse sentido, será importante analisar também o nível de formação e a expertise de cada professor em suas áreas de trabalho e pesquisa, para ter uma boa noção da qualidade do que será aprendido durante o curso.

Qual faculdade fazer
Qual faculdade fazer

4. Leve em consideração a localização

Há faculdades próximas da sua casa que oferecem o curso desejado? Se não, você está disposto a morar em uma cidade diferente do local onde você vive atualmente? O curso que você está planejando fazer oferece a opção EaD? Esses fatores serão muito relevantes para a sua experiência, motivação e acessibilidade em relação a qual faculdade fazer. 

5. Analise as perspectivas de carreira

Pesquise sobre as oportunidades que o mercado de trabalho oferece para os alunos graduados no curso que você deseja fazer. Ao fazer essa análise, veja quais os tipos de vaga, a faixa salarial, qual tipo de empresa precisa desse profissional, quais as habilidades e o conhecimento necessários para fazer parte delas, entre outros fatores. 

Cheque todos esses pontos para saber um pouco mais sobre a perspectiva que você terá, ao fazer aquela faculdade, na sua vida profissional futura. Veja se você consegue se imaginar seguindo aquela carreira, recebendo aquele salário e fazendo as atividades relacionadas com aquela área do conhecimento. 

Fazer uma faculdade exige um grande investimento financeiro, tempo e esforço. Procure escolher qual faculdade fazer a partir da visualização do seu futuro profissional. Importante, nesse sentido, também estudar as profissões e carreiras que estão em alta e/ou que tem uma boa perspectiva de crescimento no futuro. Procure aliar esses dois aspectos no momento de fazer a sua escolha. 

6. Tente uma bolsa!

Após decidir qual faculdade fazer, saiba que é possível participar de certos programas para concorrer a uma bolsa de estudos. Pesquise sobre as possibilidades e certifique-se de estar de acordo com os requisitos específicos exigidos em cada instituição de ensino.

Vale lembrar que existem bolsas de estudo oferecidas pelos governos — especialmente o federal e os de alguns estados — e opções disponibilizadas pelas próprias faculdades. Instituições como a Estácio, uma das maiores universidades privadas do País, oferecem bolsas para quem faz vestibular, Enem, opta por transferência externa ou está querendo fazer uma segunda graduação. Procure saber mais sobre o Prouni e o Fies, por exemplo.

Vale consultar as regras e procurar uma bolsa que contemple o seu perfil. Para isso, você também pode contar com a ajuda do Vai de Bolsa na busca pelo seu curso com desconto.

Leia também: Como ganhar uma bolsa de estudos em cinco passos

7. Siga seu coração e mantenha foco

É muito comum recebermos conselhos sobre qual faculdade fazer. “Tal profissão dá dinheiro!”ou “A Universidade X é super renomada!” ou ainda “O fulano fez tal curso e está super bem de vida!”. 

Pode até ser verdade que um conhecido seu está feliz com o curso de graduação que está fazendo e com a profissão que ele escolheu… mas lembre-se que isso serve para ele! O seu amigo e/ou conhecido tem determinadas habilidades, aptidões e gostos. 

Vocês até podem ter muitos deles em comum, mas cada pessoa necessita de um tipo de missão e de valor para sua vida. Para maximizar as suas chances de acertar na escolha de qual faculdade fazer, siga sua vontade e pondere bem o conselho dos outros. No final, trata-se de uma escolha para a SUA vida. Por isso, faça o que é importante para você!

Algumas opções de cursos

Dito isso, abaixo há uma lista com algumas áreas para você pensar qual faculdade fazer. Para cada área há uma série de cursos diferentes.

  • Administração, Economia e Negócios: Administração Pública, Economia, Gestão Comercial, Logística, Segurança no Trabalho, Agronegócios etc
  • Ciências Sociais: Antropologia, Filosofia, Teologia, Serviço Social, etc
  • Comunicação e mídia: Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, etc
  • Design e Arte: Artes Cênicas, Cinema, Dança, Desenho Industrial, Design Gráfico, Design de Games, Moda, Teatro, etc
  • Direito
  • Educação: Física, Geografia, Matemática, Pedagogia, etc
  • Engenharia e Arquitetura: Agronomia, Ciências Exatas, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica etc
  • Informação e Tecnologia: Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Tecnologia da Informação;
  • Saúde: Biologia, Medicina, Educação Física, Enfermagem, etc
  • Turismo e Gastronomia: Gastronomia, Hotelaria e Turismo

Leia também: Conheça 7 tipos de cursos e veja qual se encaixa mais com o seu perfil

Qual faculdade fazer: ficou mais claro para você?

Pronto, com essas dicas você conseguirá ter um norte para finalmente decidir qual faculdade fazer. Não se esqueça de checar se a instituição de ensino que você está avaliando é credenciada e bem avaliada pelo MEC.

Como você pôde observar, escolher qual faculdade fazer trata-se de uma decisão pessoal e, definitivamente, é algo que deve ser levado muito a sério. Mesmo sendo uma escolha importante, procure relaxar e refletir. Tome o tempo que precisar para isso. E caso algo não esteja de acordo com o que você espera, há sempre a chance de mudar e escolher o que você realmente gosta e que tem importância para sua vida profissional.

Viu como existem muitos fatores que devem ser levados em consideração antes de escolher qual faculdade fazer?! Agora que você leu um pouco mais sobre como tomar uma boa decisão, compartilhe essas dicas com um amigo que também irá gostar de saber sobre esses pontos.

Aproveite também para navegar pelo nosso blog e conferir outros conteúdos relacionados com bolsas de estudo, ensino médio, técnico e superior. Até a próxima!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.