Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Conheça os 3 principais tipos de faculdades que existem

Já se deparou com vários tipos de faculdades? Chega uma hora que a pessoa acaba ficando até confusa se opta por uma universidade, faculdade ou centro universitário. A verdade é que as diferenças são importantes para determinar a qualidade do aprendizado no ensino superior.

No Brasil, instituições públicas e particulares possuem títulos diferentes. Cada uma determina a quantidade de cursos dentro do campus, a qualidade do ensino e até mesmo a estrutura da organização. Assim, escolher entre faculdade, centro universitário ou universidade pode ser um fator importante no futuro da sua carreira.

Mas calma lá! A gente preparou um texto completo te mostrando os tipos de faculdades a partir dessa ótica. Com isso, você pode determinar a melhor opção e seguir uma carreira profissional de sucesso. Vamos entender melhor?

Leia também: Curso técnico rápido: o que é? Como funciona? Entenda!

Tipos de faculdades: as diferentes instituições de ensino

Como comentamos antes, no Brasil existe diferença entre os tipos de instituições de ensino superior. Basicamente, há três opções: faculdade, centro universitário ou universidade. O fato de ser pública ou privada não interfere na tipificação.

Por isso, o importante é analisar se a organização é aprovada e certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e se tem boas avaliações entre ex-alunos. Ser de um tipo não significa, necessariamente, que será melhor ou pior. Enfim, vamos conhecer as características de cada uma?

Faculdade

A gente usa o termo “faculdade” de forma bem geral, para se referir ao ensino superior genericamente. Porém, existem instituições que são classificadas com este termo e elas estão na base da pirâmide, quando o assunto é graduação.

A faculdade geralmente oferece um número pequeno de cursos, sendo comum focarem numa área de abrangência, como Direito e Administração ou formações relacionadas à agricultura e pecuária, como Agronomia e Medicina Veterinária.

Por terem menores opções, geralmente as faculdades possuem um campus mais modesto. Isso não significa que falta qualidade no ensino e laboratórios. Dentro dessas organizações podem existir cursos muito bem avaliados no ENADE, nada impede.

Centro Universitário

Mais avançado, o centro universitário possui um número maior de alternativas de curso e costuma ainda oferecer serviços de extensão à comunidade, além de desenvolver pesquisas científicas. Porém, sua estrutura ainda não é tão grande quanto de uma universidade e o número de cursos oferecidos é menor também.

Assim como a faculdade, um centro universitário pode ter opções excelentes em graduações. Ainda assim, está um passo atrás de uma grande universidade.

Universidade

Para se caracterizar neste tipo, a instituição precisa oferecer cursos das mais diversas áreas e ter uma infraestrutura diversificada e completa. Ou seja, a universidade comumente possui grandes laboratórios e salas de aula, além de bibliotecas com acervo grandioso.

Além do mais, as universidades focam em questões além do ensino. Elas tem como intenção abraçar a comunidade em volta, oferecendo serviços com base nas graduações. Acadêmicos de cursos de Odontologia, por exemplo, costumam atender pacientes de forma gratuita, a partir de projetos de extensão desenvolvidos pela instituição.

Outra característica da universidade é ser base para o trabalho científico, a pesquisa. Se já está presente nos centros universitários, aqui a ciência tem um papel ainda mais significativo. Afinal, boa parte da produção de pesquisas no Brasil acontecem em universidades, especialmente as públicas.  

Tipos de faculdades: habilitação

Outra dúvida frequente quanto aos tipos de faculdade é em qual habilitação ela se encaixa. Muita gente ainda não entende como cada uma funciona e isso pode prejudicar no momento de escolher um curso. Existem, portanto, três modalidades: bacharelado, graduação e licenciatura.

Bacharelado

Considerado o mais generalista, o bacharelado prepara os profissionais para atuarem nas mais diversas áreas dentro do mercado de trabalho. É o mais comum nas universidades e costuma ter uma procura maior. Isso ocorre porque quem se forma na habilitação tem mais opções de emprego e possibilidade de salários melhores.

No fim do curso, o aluno tem a base completa a respeito da área e estará apto para atuar em qualquer frente. É comum um bacharelado durar de 4 a 5 anos e ser mais caro, se feito numa instituição particular.

Licenciatura

Diferente do bacharelado, a licenciatura prepara o estudante para atuar em apenas uma área: a educação. Assim, o licenciado se forma professor a partir da vertente que escolheu. Por exemplo, um aluno do curso de Geografia aprende as bases da matéria para passar o conteúdo à frente, compreendendo toda a parte pedagógica do processo.

Com isso, quem é licenciado entra em contato com temas relevantes do curso, além de saber os melhores métodos de ensino e as diferentes formas de aprendizado. Por ser mais focado, o curso de licenciatura é menos procurado, apesar de ter um bom mercado de trabalho.

Tecnólogo

Por fim, o tecnólogo introduz conceitos mais práticos. Sendo o mais curto dos três, ele não aborda os vários campos de atuação como acontece na graduação, mas foca num nicho de atividade típicas de um profissional. Assim, o tecnólogo sai da faculdade com uma atuação mais definida.

Leia mais: Curso livre é a mesma coisa que um curso técnico?

Entendeu quais são os tipos de faculdades?

Agora é só definir em qual instituição prefere estudar e qual habilitação se encaixa mais com a suas necessidades. Continue lendo as produções do Vai de Bolsa e saiba tudo sobre o mundo da educação!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.