Sim, muita gente trabalha durante 11 meses do ano em suas atividades profissionais para reservar um mês para férias e aquela tão sonhada viagem. Aquele passeio para descansar ou para conhecer uma nova cidade ou cultura, ou ainda para viver uma aventura. São longos meses de ansiedade para a chegada daquele momento. No entanto, o que você acha de unir o útil ao agradável? Ou seja, viajar e trabalhar ao mesmo tempo, não necessariamente nessa ordem. E o que acha de cursos para quem gosta de viajar? Qual faculdade fazer para quem gosta de viajar?
Podemos garantir que é plenamente possível. O crescimento das atividades em homeoffice também possibilitou uma maior flexibilidade das relações trabalhistas em relação à presença física do trabalhador na empresa. Nesse sentido, portas foram abertas para você trabalhar de qualquer local. A mesma situação ocorre com atividades no modelo freelancer. Ou seja, cursos para quem gosta de ficar viajando existem, sim!
Se você procura cursos de faculdade para quem gosta de viajar, esse é o seu post. Vamos listar por aqui os melhores cursos para quem gostar de viajar e ainda por cima ganhar bem por isso. Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.
Leia também: Descubra como estudar inglês pode alavancar a sua carreira
Cursos para quem gosta de viajar: veja as indicações
A ideia aqui é selecionar cursos de graduação para quem quer viajar, desde os mais clássicos, como o Turismo, Piloto de Avião ou Comissário de Bordo, até os mais incomuns, como Jornalismo e Letras. Também há cursos para quem gosta de viajar e desbravar a natureza. Confira abaixo!
1 – Jornalismo
Você não precisa ser uma Glória Maria, ou um Felipe Santana, para trabalhar viajando. O curso de Jornalismo permite que você produza conteúdo a qualquer hora e qualquer local do mundo, para qualquer empresa ou organização.
Em primeiro lugar, a formação em jornalismo vai ajudar você a escrever bem, em qualquer formato ou linguagem. Não necessariamente para um jornal impresso, rádio ou emissora de televisão. Com isso, você ganhará habilidade para trabalhar com jornalismo digital, por exemplo. Em segundo lugar, pode abrir as portas para o mundo.
Vou dar um exemplo prático. Eu conheci um jornalista brasileiro que atendia clientes no Brasil, porém, morava e estudava na França. Desse modo, todo o trabalho e o contato com a empresa contratante era realizado pela internet, pelo Facebook ou WhatsApp. Bastava apenas se ajustar ao fuso horário entre Brasil e Europa. Entre um trabalho e outro, ele viajou por quase todos os países europeus. Em outras palavras, o curso de Jornalismo possibilita o trabalho clássico de correspondente internacional para veículos de imprensa.
No entanto, como as oportunidades em redações estão mais escassas, há possibilidade de atuar na área e viajar de maneira mais acessível. Neste caso, o retorno financeiro vem da disciplina e da produtividade do próprio profissional, além da carga horária dedicada para o trabalho. A formação em jornalismo também é ótima para atuar como freelancer em homeoffice, ou seja, trabalhar em qualquer local, por meio de um computador com internet.
Confira na plataforma Vai de Bolsa as oportunidades para o curso de graduação em Jornalismo para você.
Leia também: Ser jornalista: entenda como funciona a área e as competências do futuro
2 – Letras
Pense em como é corriqueiro encontrar escolas de idiomas no Brasil com professores de inglês de nacionalidade americana ou inglesa. Profissionais com formação estrangeira que viajam para o Brasil e por aqui ficam, com oportunidades na área da docência em línguas. Agora, você já pensou fazer o sentido inverso?
Você, com formação em Letras Português, dando aulas como professor de idiomas em outros países? Sim, é possível viajar e trabalhar também dessa forma. Na Europa e em países como Estados Unidos, China e Rússia há demanda por esses profissionais, principalmente, para capacitar executivos de empresas para se relacionarem com pessoas que falam português.
Neste caso, fique atento quanto às cerificações. Estabelecimentos educacionais nesses países costumam cobrar diplomas e cursos específicos na área, que comprovem a sua habilidade. Se você gostou do desafio, é recomendável, também, que você conheça a fundo o idioma do país que você quer viajar e dar aulas, para facilitar a comunicação com os nativos.
Para quem tem formação em Letras em outras línguas e gosta de viajar, outra modalidade de trabalho é a de Tradutor. É comum empresas terem em seus quadros pessoas qualificadas para acompanhar seus executivos em reuniões em outros países. Para isso, é necessário a assessoria de um tradutor.
Confira na plataforma Vai de Bolsa as oportunidades de curso de graduação em Letras – Português.
3 – Comércio Exterior
Buscar mercados no exterior é a vontade de grande parte das empresas que gostariam de expandir seus negócios. Dessa maneira, a carreira de Comércio Exterior permite que o profissional trabalhe e viaje ao mesmo tempo.
Nesse caso, como estamos no Brasil, podemos citar países em potencial como Estados Unidos, China ou a União Europeia. Quem deseja trabalhar com Comércio Exterior precisa ter domínio das leis e da atividade que envolve operações de importação e exportação. Com certeza, são conhecimentos adquiridos no curso de graduação, e aprimorados com a prática do ofício.
Por outro lado, você pode questionar que essas transações comerciais podem ser feitas à distância, pela internet. No entanto, são negócios que por vezes as empresas preferem fechar pessoalmente com seus parceiros. Por essa razão, o profissional que atua na área está em constante deslocamento, dependendo da empresa para qual atua. Em alguns casos, empresas multinacionais ou com braços no exterior chegam bancam moradia e deslocamentos para os funcionários dessas filiais.
Confira as oportunidades de curso de graduação em Comércio Exterior com bolsas de estudo imperdíveis.
Relações Internacionais
Saindo um pouco da questão comercial, mas ainda dentro do âmbito global, outra área que permite trabalhar e viajar ao mesmo tempo é Relações Internacionais. Uma das carreiras possíveis dentro desta área, por exemplo, é a diplomacia, ou seja, a carreira de diplomata. Neste caso, as atividades são voltadas no relacionamento entre países diferentes, de maneira mais abrangente.
Veja na plataforma Vai de Bolsa as oportunidades de cursos de graduação em Relações Internacionais.
4 – Fotografia
É verdade que para ser fotógrafo você precisa de uma boa dose de talento e sensibilidade com a câmera. Mas também é necessário uma boa formação, com base em cursos de graduação na área de Comunicação Social, complementando com capacitações mais específicas. Feito isso, você estará apto para atuar profissionalmente e, porque não, até fora do país.
Para quem quer trabalhar e viajar ao mesmo tempo, ser fotógrafo é uma boa pedida. Isso porque o campo de atuação dos fotógrafos é amplo, com muitos nichos a serem explorados. Há, por exemplo, fotógrafos especializados em fazer a cobertura fotográfica de casamentos. Dependendo do público atendido, é comum esse profissional fazer ensaios de casais em países diferentes. Ou, ainda, até o próprio evento de casamento ser em outro país, por exemplo.
Com isso, os fotógrafos podem unir o útil ao agradável, viajar e trabalhar. Claro que chegar neste nível vai exigir adquirir uma boa bagagem e experiência profissional no Brasil. Outra oportunidade que favorece os fotógrafos a trabalhar viajando é atuar em veículos de imprensa, como correspondente internacional. Neste caso, o mercado é mais restrito, mas há profissionais que fixam residência em outros países para repassar material fotográfico sites de jornais, emissoras de televisão, entre outros veículos.
Confira as oportunidades de curso de graduação em Fotografia disponíveis na plataforma Vai de Bolsa.
Leia também: Existe faculdade de fotografia? Descubra
5 – Arqueologia ou Geologia
Quem nunca assistiu os filmes do Indiana Jones? Tá certo, é aventura misturada com ficção científica, mas tem um pouco de realidade na história. Na série, o personagem principal era um arqueólogo que viajava aos locais mais inóspitos do planeta. Bom, trazendo o contexto para a vida real, tanto a arqueologia como a geologia são cursos que podem fazer você dar a volta ao mundo!
São áreas bem específicas do conhecimento, isso é fato. Porém, os profissionais que atuam na área são instigados a desenvolverem pesquisas científicas e aprofundarem seus temas de estudo em locais inóspitos. A geologia estuda a crosta terrestre e sua transformação ao longo do tempo. Desse trabalho, deriva a análise de rochas, a topografia de terrenos, a exploração de minérios e até o estudo de fósseis.
Por outro lado, a arqueologia também tem o viés investigativo, mas voltado para o estudo de objetos e artefatos antigos. O objetivo é entender como funcionavam as sociedades e a ocupação humana no passado, nas mais diversas regiões do globo. Enquanto a Geologia tem sua base nos cursos de bacharelado em Geografia, a Arqueologia mistura conhecimentos dos cursos de bacharelado em História e também de Geografia, entre outras áreas.
Há demandas por profissionais da área em universidades, para atuar em grupos de pesquisas, em organizações não-governamentais e em empresas.
5. Turismo
Este é um clássico, uma das primeiras carreiras que vem à mente quando pensamos em cursos para quem gosta de viajar. Mas o que se aprende em um curso de Turismo? É uma capacitação com uma abrangência muito grande. Ou seja, você ganha conhecimento para atuar como gestor na área de turismo, como por exemplo, em hotéis ou até transatlânticos, ou ainda em empresas aéreas. Pode atuar também no setor público, junto aos órgãos oficiais de turismo.
Geralmente, esse tipo de profissional precisa viajar para conhecer as práticas adotadas em outros lugares do país e do mundo. Em suma, o curso de turismo é para quem respira viajar.
Confira as oportunidades de curso de graduação em Turismo oferecidas na plataforma Vai de Bolsa.
Leia também: Como é o curso de Turismo: guia completo da profissão
6. Piloto de avião e comissário de bordo
Se há duas opções de curso em que, após a formação, o profissional passa os dias viajando incessantemente, é Piloto de Avião e Comissário de bordo. São duas carreiras também clássicas para quem gosta de viajar. No entanto, é preciso levar em conta a paixão e a vontade para investir nessas duas áreas, uma vez que a rotina pode ser um pouco desgastante para quem não está preparado. Imagine-se passar mais de 10 horas de trabalho em um voo internacional, por exemplo, dentro de um avião. E, ao chegar no destino, já partir para outra escala.
Se você curte esse tipo de atividade, procure pelos cursos na área e inicie sua rotina de viagens!
Leia também: Como ser piloto de helicóptero: conheça todos os passos
Outros cursos interessantes para trabalhar e viajar
Como falamos no início do texto, trabalhar e viajar ficou mais viável por conta das novas tecnologias. Áreas antes prioritariamente presenciais passaram a flexibilizar as atividades, permitindo tarefas remotas. Por sua vez, isso favorece quem deseja trabalhar e viajar paralelamente. Veja abaixo algumas opções além da nossa lista de indicações:
E aí, ainda está em dúvida nos cursos de graduação para quem gosta de viajar?
Listamos acima alguns dos melhores cursos para quem gosta de viajar. Caso você não tenha se interessado por nenhum deles, tenha em mente que hoje são muitas as profissões que podem ser desempenhadas apenas com um notebook, com um celular e um bom sinal de internet. Por isso, dê uma olhada também nas profissões na área de tecnologia e certamente você vai encontrar opções que podem ser exercidas enquanto você estiver em qualquer local do mundo.
Profissionais autônomos, que atentem por conta própria demandas de empresas e clientes em geral, têm liberdade para trabalhar viajando, caso esse atendimento for estritamente online. Ajudei você com esse post? Sucesso!
Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!