Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Arqueólogo: conheça a profissão e qual curso fazer para entrar na área

A arqueologia é uma profissão que costuma estar no imaginário popular graças a filmes e documentários, tais como o lendário Indiana Jones. Mas você sabe qual é o trabalho de um arqueólogo? E qual o salário de um arqueólogo? De fato, muito além das telas do cinema, a arqueologia é uma ciência de extrema importância para a humanidade. Isso porque conseguimos compreender melhor as sociedades antigas e suas formas de organização por meio de evidências históricas.

A arqueologia é uma ciência social, e se você tem interesse em se tornar arqueólogo é bom que saiba que disciplinas como História e Geografia serão fundamentais para sua formação.

Confira neste artigo todas as informações que vão ajudar você a conhecer mais sobre a profissão de arqueólogo, qual faculdade para ser arqueólogo, como é o mercado de trabalho para essa área, entre outras informações relevantes para quem quer entrar na área. Vamos lá?

Leia também: Profissões para quem gosta de atividade ao ar livre: confira ótimas opções

O que é preciso para ser arqueólogo?

Para ser arqueólogo, o caminho mais indicado é fazer um curso de Arqueologia. Formar profissionais para se dedicarem ao estudo da cultura e organização social de povos antigos é o principal pilar do curso. No Brasil, são poucas as instituições de ensino que oferecem o curso de graduação em Arqueologia, que dura em média quatro anos, como a Universidade Federal do Rio Grande – FURG e a Universidade do Estado Rio de Janeiro.  Do tipo bacharelado, o curso de Arqueologia é oferecido apenas na modalidade presencial.

A graduação em Arqueologia mescla disciplinas teóricas e práticas. E desde o primeiro período os alunos passam a conhecer a realidade dessa profissão por meio de simulações e exploração de sítios e parques arqueológicos. Para concluir o curso e obter o diploma de bacharel em arqueologia, o aluno deverá apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Principais disciplinas do curso de arqueologia

Como já citamos anteriormente, o curso de Arqueologia tem como disciplinas básicas História, Geografia, Antropologia, Cartografia, entre outros. Conheça as principais disciplinas teóricas que um futuro arqueólogo encontrará em seus quatro anos na graduação superior:

  • Gestão do patrimônio cultural;
  • Antropologia;
  • Antropologia cultural;
  • Teorias da arqueologia;
  • Pré-história brasileira;
  • Introdução à arqueologia;
  • Fundamentos de história.
  • Sociologia;
  • História do pensamento arqueológico;
  • Etnologia ameríndia;
  • Cartografia e geoprocessamento;
  • Mitologia e ritual;
  • Arqueologia pública;
  • Etnoarqueologia;
  • Antropologia audiovisual e da imagem;
  • Antropologia da religião;
  • Antropologia do consumo;
  • Antropologia política;
  • Conservação de materiais arqueológicos;
  • Estudos antropológicos de gênero e teoria feminista;
  • Musealização da arqueologia e da antropologia;
  • Zooarqueologia;
  • Introdução e arte na pré-história.

Já as disciplinas práticas são ministradas em parques naturais e sítios arqueológicos, além de laboratórios e acervos de documentação.

É válido lembrar que a grade curricular de ensino pode variar de acordo com a faculdade escolhida. Por isso, pesquise as instituições de seu interesse e conheça as disciplinas oferecidas no curso de Arqueologia.

O que é que os arqueólogos fazem?

O arqueólogo é o profissional que se dedica ao estudo, pesquisa e análise de objetos antigos, inscrições em pedras e outras marcas do passado que mostram a ocupação de territórios. Esse profissional, além de analisar essas provas, cria hipóteses sobre como eram a vida e a organização social de povos que, num passado distante, viveram em determinadas regiões.

E é com base nesses estudos que são criadas as teorias sobre a evolução da sociedade e que passamos a ter uma melhor compreensão dos nossos antepassados, cultura e costumes. A maior parte do trabalho de um arqueólogo é realizada em campo, em áreas de exploração.

Nesses espaços é que os arqueólogos definem a necessidade de escavações, o que recolher e como organizar e registrar as peças e demais provas encontradas. Um bom arqueólogo costuma ter muito interesse por história, cultura humana e sobre a evolução da humanidade.

Entre as principais áreas de estudo e pesquisa desses profissionais estão as artes rupestres, os meios de produção, populações indígenas e manifestações culturais. Além disso, é preciso que esse futuro profissional tenha gosto pelas investigações, descobertas e, é claro, muita curiosidade.

Leia também: Paleontologia: conheça os campos de atuação e como é trabalhar na área

Arqueólogo
Arqueólogo

Mercado de trabalho: onde o arqueólogo pode atuar?

Um arqueólogo pode atuar em diversos mercados de trabalho, tais como instituições de ensino, consultorias, centros de pesquisas, parques, museus, entre outros. Umas das áreas de maior crescimento da profissão é a de licenciamento. 

E essa é uma consequência direta de uma portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que estabelece a obrigatoriedade de estudos de impacto ambiental de grandes obras, incluindo uma pesquisa arqueológica.

Nesse caso, o profissional de arqueologia é o responsável por investigar e elaborar um laudo informando se tal obra terá ou não danos ao patrimônio histórico e arqueológico da região em que estará inserida.

Entre as principais áreas de atuação de um arqueólogo estão:

  • Arqueologia subaquática: estudo de peças, vestígios humanos e sítios submersos em oceanos, mares, lagoas, rios.
  • Consultoria arqueológica: assessoria para empresas (públicas e privadas) para auxiliar e definir quesitos importantes de determinadas ocupações e elaboração de relatórios. 
  • Educação: promoção de atividades com foco na preservação cultural e patrimonial em feiras, museus, unidades de conservação.
  • Turismo: atuar como promotor do turismo arqueológico, com foco na preservação e conscientização.
  • Exploração de campo: Atuar diretamente no campo de pesquisas, com análise e definição de escavações, recolhimento de objetos e catálogo de descobertas.
  • Licenciamento de obras: conforme citado anteriormente, uma das áreas mais promissoras da arqueologia. Esse profissional realizará o acompanhamento e a pesquisa de terrenos que podem ser ocupados por grandes obras (públicas ou privadas).
  • Pesquisa: atuar em centros de pesquisas e laboratórios na análise de objetos e demais materiais coletados em campos, além da elaboração de relatórios e publicações científicas.

Quanto é o salário de um arqueólogo?

Segundo o site Salário.com.br, um arqueólogo recebe em média no Brasil R$ 3.319,98, para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Os dados foram obtidos a partir dos cadastros do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, a partir de um total de 280 salários de profissionais contratados e desligados em empresas entre março de 2021 e fevereiro de 2022.

Já o teto salarial pode chegar a R$ 7.028,46. Este mesmo levantamento apontou que o perfil de profissional mais encontrado tem idade de 28 anos, com formação superior em Arqueologia, Geografia e/ou História, e atua em empresas de pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas.

Como curiosidade, a cidade com maior número de contratações de arqueólogos no Brasil é Fortaleza, capital do Ceará.

O perfil do arqueólogo

Como já dito anteriormente, o arqueólogo possui interesse e muita afinidade com matérias como História e Geografia. Além disso, é preciso ter um perfil investigativo e explorador. Características essenciais para a execução dos trabalhos de campo e análises. 

Se você se encaixa nesse perfil, busque conhecer mais sobre essa atividade e as universidades brasileiras que oferecem essa formação. Buscar conhecimento em áreas de seu interesse é fundamental para que você possa fazer uma escolha assertiva sobre sua formação e futura profissão.

Para saber mais sobre as suas opções de estudo e carreira, e dicas de estudo e capacitação, não deixe de assinar a newsletter do blog do Vai de Bolsa. Aqui você encontra artigos informativos e de grande ajuda para sua formação e decisões educacionais.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.