Biólogo: conheça a carreira, o curso de graduação e as áreas de trabalho

biólogo

Se você está pensando em ser biólogo, nas áreas de atuação desse profissional, além do salário, para decidir se vale a pena ou não investir no curso, preste bastante atenção. Existem muitas possibilidades no mercado de trabalho nesse campo. O curso ligado ao meio ambiente dura em média cinco anos na faculdade. Nesse período, você terá disciplinas muito abrangentes. Sendo assim, as possibilidades de trabalho também aumentam no campo da biologia.

Há áreas em alta, como a biologia marinha, por exemplo. Além disso, sempre existe a oportunidade de fazer uma especialização dentro das áreas de atuação biólogo. Por isso mesmo, se você ainda está em dúvida, separamos aqui uma lista completa com várias opções sobre as áreas de atuação do biólogo, além de falar um pouco mais sobre o curso de graduação e também do salário.

Veja se a profissão de biólogo se encaixa no seu perfil, entenda o que um biólogo faz e aproveite para garantir ainda mais capacitação e escolher sua faculdade.

Leia também: Cursos mais baratos: conheça as opções de faculdade acessíveis no Brasil

O que o biólogo faz?

O biólogo é o profissional responsável por estudar a diversidade de formas de vida no planeta, a partir da observação da origem dos seres vivos e seu desenvolvimento e relacionamento com o meio ambiente. É possível ser um biólogo com formação mais técnica, na área da pesquisa em universidades e laboratórios, mas também atuar como professor e consultor, por exemplo.

Para você ter uma ideia, um biólogo pode trabalhar com a catalogação de espécies, com perícias ambientais, educação ambiental, além de se envolver com projetos de sustentabilidade em várias áreas. Um biólogo pode emitir pareceres técnicos para licenciamentos ambientais, por exemplo, e atuar até na construção civil.

Em resumo, são mais de 80 áreas possíveis de atuação do biólogo profissional, de acordo com o Conselho Federal de Biologia. O órgão divide essas áreas em três grandes campos: meio ambiente e diversidade, saúde, e biotecnologia e produção.

Para ser um biólogo, o primeiro passo é fazer uma graduação em Ciências Biológicas, que pode ser licenciatura (para quem quer dar aulas) ou bacharelado. Para poder trabalhar, após formado, também é preciso ser registrado no Conselho Regional de Biologia (CRBio), segundo a Lei Federal nº6.684/1979.

O curso de biologia

No curso de graduação em biologia, também conhecido como Ciências Biológicas, as principais disciplinas trabalhadas são botânica, zoologia, anatomia humana, microbiologia, genética e biodiversidade. A grade curricular do curso pode variar de acordo com cada faculdade, no entanto, a base costuma ser bem parecida. Veja abaixo outras matérias bastante comuns ao longo do curso:

  • Bioclimatologia;
  • Bioestatística;
  • Biofísica;
  • Biogeografia;
  • Biologia Celular;
  • Biologia Molecular;
  • Bioquímica;
  • Biotecnologia;
  • Ecologia;
  • Educação Ambiental;
  • Evolução;
  • Fisiologia Humana e Vegetal;
  • Hidrologia;
  • Histologia e Embriologia;
  • Morfologia Vegetal;
  • Parasitologia;
  • Patologia;
  • Saúde Pública;

Principais áreas de atuação de um biólogo

Gestão do meio ambiente

Considerando as áreas de atuação biólogo, essa aqui vai oferecer a você a possibilidade de atuar na elaboração, gerenciamento e planejamento de projetos que envolvam o meio ambiente e o sistema que os seres vivem.

Sua missão será sempre a de executar, desenvolver e também a de analisar os estudos relacionados com esse tema. Para isso, poderá conseguir emprego como assessor, assistente ou menos como consultor e conselheiro de empresas, indústrias, fábricas e setores públicos. Essa área inclui as bacias hidrográficas, parques, efluentes, jardins botânicos e outros. Você será o profissional responsável por gerenciar, ou seja, usar um conjunto de princípios, normas e funções para obter os resultados desejados.

Saiba que instituições de ensino oferecem também o curso de gestão ambiental.

Ecoturismo (turismo ecológico)

Entre as áreas de atuação biólogo, essa é a que mais atrai olhares dos apaixonados por conhecer novos ambientes. É que no Ecoturismo as possibilidades são inúmeras. Separamos aqui algumas das vertentes, só para você ter uma ideia do que pode fazer no mercado de trabalho.

No entanto, leve em consideração que você terá que sempre que atuar para disseminar o conhecimento sobre preservação da natureza. Para isso, você pode atuar, por exemplo, com o Ecoturismo de Aventura. Normalmente, são práticas esportivas ou esportes radicais em ambientes abertos. Então, além de conhecer o ambiente é preciso gostar de atividade física para se dar bem na área.

Já o Ecoturismo de Luxo tem outra vertente de atuação. Tem ainda o Ecoturismo de Observação.

Paisagismo e jardinagem

Esqueça o preconceito. Entre as áreas de atuação biólogo, essa não tem relação com os jardineiros. É sim uma área da biologia. Para isso, você precisa sempre criar, projetar, gerir e proteger os espaços livres. Sua função será a de interligar áreas urbanas com rurais.

Terá como missão equilibrar o funcionamento dos espaços. Sempre integrando o ambiental e o estético para oferecer ainda mais qualidade de vida para todos os envolvidos nos projetos.

Para você ter uma ideia, a área é tão importante e está tão relacionada com a sua formação, que o Biólogo possui 2/3 dos conhecimentos científicos exigidos pela profissão. Sendo assim, você domina técnicas de botânica, ecossistema, fitopatologia, nutrição vegetal e etc.

Biologia Marinha

Uma das áreas em alta dentro da biologia é a marinha. Um biólogo marinho estuda os seres vivos e os ecossistemas marinhos em oceanos, em zonas de mangue, praias, costões, recifes, estuários, atóis e todos os lugares em que existe a vida marítima. Então, a atuação é bem ampla e as possibilidades maiores ainda. 

Para você ter uma ideia, o Brasil possui mais de 20 unidades de conservação marinhas e costeiras federais e estaduais, além de vários projetos de preservação. Isso demonstra o tamanho do campo de atuação de um biólogo marinho.

Citopatologia

É uma das áreas de atuação biólogo que exige conhecimento mais amplo e complexo. Você vai estudar e praticar temas como as variações morfológicas inflamatórias e neoplásicas em amostras biológicas. Sendo assim, é preciso dominar bastante os conceitos do estudo.

Você vai ter que interligar tudo com temas como esfregaços cérvico – vaginais, urina, mama, tireoide, entre outros. Saiba, por exemplo, que a Citologia Clínica ajuda a controlar a saúde das pessoas.

Afinal, você será capaz de detectar alterações hormonais, lesões inflamatórias, infecções por fungos, protozoários, bactérias, vírus, lesões neoplásicas e cânceres. A área está cada vez mais abrangente.

Engenharia genética

São muitas áreas de atuação biólogo dentro de uma só. Existem inúmeras especializações possíveis na engenharia genética. Para isso, você precisa desenvolver trabalhos tanto na pesquisa quanto na manipulação genética. Dá para fazer o aconselhamento genético (identificando fatores genéticos, prejudiciais ou não, que podem ser herdados). Essa função é bastante importante para prevenir e garantir mais saúde para pessoas.

Além disso, é possível pesquisar diversas doenças genéticas e dá também para trabalhar no desenvolvimento de novos fármacos ou alimentos geneticamente modificados. Para isso, você precisa de muito estudo. Afinal, precisará trabalhar no aperfeiçoamento de raças animais.

Tecnologia ambiental

Nesse caso, você pode atuar sempre com a utilização de ciências ambientais para cuidar e conservar a natureza. Estamos falando aqui do espaço natural ou da biodiversidade. Sendo assim você será o responsável por diminuir os impactos negativos que a atuação do homem exerce na natureza.

Sua função será sempre a de entender e depois a de oferecer soluções para diminuir esses impactos negativos. Você pode trabalhar no desenvolvimento de novos influxos e substâncias, reduzir o consumo de energia e as emissões, reaproveitar os subprodutos.

Melhoramento genético ambiental e animal

Estamos falando de uma das áreas de atuação biólogo  com mais estereótipos e falta de informação, ao menos da sociedade. O proposto aqui, primeiro é difundir a ideia e ensinar a população sobre a positividade dessa área.

Depois, você ainda precisa sempre encontrar soluções de melhoramento genético para garantir boas produções com qualidade.

Biologia Forense

É quase um episódio de série. Sua função dentre as áreas de atuação biólogo que envolvem a biologia forense, será a de examinar o sangue. Mas não apenas isso. Pode ser também examinar os fluidos corporais, cabelos, ossos, insetos, plantas e animais.

O seu objetivo profissional será sempre o de apoiar na identificação de vítimas e dar suporte para investigação criminal.

Com base na tecnologia e também na sua atuação em laboratório, é preciso coletar amostras, analisar todas as tendência e oferecer relatórios que apoiem os investigadores. Você pode trabalhar em roupas, armas e outras superfícies, para determinar o tempo e a causa da morte, por exemplo.

Banco de sangue

Outra possibilidade é trabalhar no estudo de substâncias para coletar dados e apontar diagnósticos. Estamos falando de uma das áreas de atuação biólogo que apóia a saúde das pessoas. Então, sua responsabilidade é grande. Para isso, terá que realizar exames como hemograma completo, glicose, uréia, creatina, colesterol total, riglicerídeos, ácido úrico, hemostasi e outros.

A partir da coleta e análise, terá que desenvolver e apresentar resultados. Dessa forma, poderá apoiar a equipe médica na solução e tratamento dos pacientes.

Saúde pública

Sua missão será a de realizar perícias e depois fornecer, ou não, licenciamentos a órgãos públicos, restauração de áreas de proteção e reservas legais. Além disso, precisa fazer o monitoramento de unidades de conservação. Nesses casos, o biólogo costuma atuar dentro de órgãos de Vigilância Sanitária.

Bioinformática

A função será a de relacionar e também de armazenar, de forma adequada e seguindo as normas, os dados biológicos. Para isso, pode usar técnicas como os algoritmos matemáticos e métodos computacionais.

Biotecnologia

A proposta de mais uma dessas áreas de atuação biólogo é a de trabalhar no gerenciamento e também na criação de novos produtos. Estamos falando aqui de materiais para indústrias, medicamentos e até mesmo plantas. Além disso, existe a possibilidade de trabalhar no estudo de bactérias, fungos, protozoários e vírus.

Zoologia

Tem mais uma opção se você gosta de animais. Esse é o estudo no que se refere à sua genética, biologia, anatomia, fisiologia, ecologia e evolução. Você terá uma rotina de laboratório e precisará desenvolver o levantamento da diversidade de animais.

Licenciatura

Como falamos mais acima, o curso de graduação em biologia também é oferecido na modalidade licenciatura. Neste caso, o profissional é habilitado a dar aulas sobre biologia na rede pública e particular de ensino, inclusive, como professor universitário.

Quanto é o salário de um biólogo?

Segundo o site Vagas.com.br, o cargo de Biólogo pode ter um salário inicial de R$ 2.332, e ao longo da carreira pode chegar a R$ 4.056. No Brasil, ainda segundo o portal, a média salarial desse profissional é de R$ 3.084.

Ficou interessado? Abaixo separamos as cinco áreas mais promissoras para o biólogo no Brasil:

  • Biotecnologia e genética. Inovação, pesquisa e tecnologia, todas juntas e misturadas em laboratórios;
  • ONG’s e instituições voltadas para o Meio Ambiente;
  • Saneamento ambiental;
  • Indústria alimentícia;
  • Educação, pesquisa e extensão.

Biólogo: são várias as possibilidades!

Você observou que o biólogo pode atuar em diversas áreas. São muitas oportunidades no mercado de trabalho.

No blog Vai de Bolsa, você confere mais informações sobre capacitações, cursos e mercado de trabalho. Aproveite.

Simule qual será o seu desconto em mais de 35 faculdades de uma vez só!

Faça seu pedido de bolsa!

Ao completar o formulário você também inicia a inscrição na instituição de sua escolha.

• Confira os ultimos posts do nosso Blog​

Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!