Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

10 dicas de como pedir aumento de salário

Pode parecer simples para alguns, mas pedir um aumento de salário é um pesadelo para outras pessoas. Isso porque é um momento de muita ansiedade, que exige firmeza, e medir as palavras. O nervosismo pode ser semelhante ao de uma entrevista de emprego. Afinal, você estará cara a cara com a sua chefia imediata. Por isso, vamos mostrar que existem técnicas de como pedir um aumento de salário de forma inteligente.

Preparar com paciência seus argumentos, ter uma boa postura e descobrir o momento certo são algumas dicas de como pedir um aumento de salário. Se você deseja como ninguém um reajuste no vencimento, mas ainda não conseguiu coragem para pedir por um, fique ligado. Além disso, um bom desenvolvimento profissional pode levar a um aumento.

A seguir, vamos dar 10 dicas de como pedir um aumento de salário que pode mudar a sua vida.

Leia também: Como responder a pretensão salarial: dicas para se sair bem na entrevista

1 – Prepare antes seus argumentos

Nunca vá para uma conversa com o objetivo de pedir aumento salarial sem pensar muito bem nos argumentos. Para isso, vale escrever ponto a ponto o porquê você merece esse benefício. Pode anotar no bloco de notas do seu celular, no seu computador ou em um papel. Faça uma autoavaliação do seu tempo na empresa, ou do período após seu último aumento.

Você entregou bons resultados? Foi destaque em algum projeto importante? Teve contribuição relevante para sua equipe e seu setor? Se a resposta for sim, já haverá uma boa lista de argumentos. Somado a isso, pense em quais vantagens a empresa teria em conceder esse aumento. O que a empresa iria ganhar com isso?

2 – Avalie seu desempenho

Aqui é importante você aprofundar a autoanálise. Afinal, seu comprometimento e empenho profissional na empresa pode ser revertido em um aumento salarial? Por essa razão, sempre dê valor a elogios, críticas ou sugestões da sua chefia imediata e colegas do setor. Isso porque dessas ponderações podem sair grandes dicas de melhorias do seu lado pessoal e profissional.

Avalei seu desempenho para perceber se um aumento de salário é válido. Uma boa maneira de incrementar seu desempenho é assumindo outras atividades. Ou seja, fugir do “feijão com arroz” e buscar novos desafios e projetos dentro da empresa. Mesmo que isso faça você trabalhar mais. Lá na frente, você será reconhecido.

3 – Tenha uma boa postura profissional

Lembre que pedir um aumento de salário não vai acontecer apenas com uma boa conversa com seu chefe. Um reajuste é algo que precisa ser construído com o tempo, em uma relação de confiança, profissionalismo e entrega com a empresa. Por essa razão, tenha sempre uma boa postura profissional.

Isso significa relacionar-se bem com os colegas de trabalho e chefias, ter responsabilidade nas tarefas do dia a dia e também vontade de aprender coisas novas. Em outras palavras, estar aberto a novas capacitações e cursos.

4 – Descubra o momento certo

Antes de pedir um aumento, você precisa levantar informações pessoais, ou seja, seus pontos fontes. Por outro lado, é necessário também visualizar as condições da empresa. Na prática, um aumento salarial não depende apenas do seu chefe. E sim da situação financeira da empresa. Se você perceber que foi um ano difícil para a empresa, talvez seja o momento de postergar seu pedido.

Em outras palavras, descubra o momento certo. Nós sabemos que você merece um aumento. Mas se a empresa não tiver condições de conceder, adianta pouco conversar. Tente descobrir como é feito o planejamento orçamentário da sua empresa para o próximo ano.

5 – Não use motivos pessoais

Em tese, a empresa não tem culpa se você tem muitas contas para pagar, ou se tem que quitar impostos, multas, e ainda a escola das crianças. Ou ainda pagar dívidas. Estar estressado ou sobrecarregado por conta de muito trabalho também não é um argumento muito inteligente. Ao conversar com o seu chefe sobre aumento salarial, nunca usa motivos pessoais como argumentos.

Nesse momento, o foco deve ser sempre a empresa e como melhorar os seus resultados. Jamais na sua vida pessoal. Um bom exercício a fazer e se colocar no lugar do seu chefe ou do dono da empresa. Qual postura você adotaria nessa situação? Quando você julgaria correto conceder aumento salarial para seus funcionários?

6 – Converse com seu chefe no local apropriado

Se você leu as dicas até aqui, então sabe que a conversa com o chefe exige calma e planejamento. Não pode ser algo impulsivo, no momento e local inapropriado. É preciso ter bom senso. Em primeiro lugar, marque uma reunião com o seu chefe. Não peça aumento no horário do café ou na confraternização da firma, ou até de forma indireta. Isso é agir com imaturidade e falta de profissionalismo.

Para pedir um aumento, é preciso uma abordagem formal. Seja claro e objetivo. Durante a fala, procure não ser agressivo, ou emotivo demais, ou até intimidador. Dessa maneira, você terá o pedido negado e ainda sairá da reunião com uma má impressão.

7 – Respeite o tempo da resposta

Se você trabalha em uma empresa de grande porte, o tempo entre pedir um aumento e receber a resposta pode ser de semanas. Isso porque o seu chefe não tem a resposta imediata para seu pedido. Certamente, ele consultara os gestores de pessoas e financeiros da empresa, além da direção, sobre o seu pedido.

Por isso, o mais importante é manifestar seu desejo pelo aumento. Depois disso, respeite o tempo do seu chefe. Em algum momento oportuno, ele dará a resposta, positiva ou não. Durante esse período, evite também dar indiretas ou comentar sobre o assunto. A resposta vai chegar. Basta ter paciência.

8 – Não fique constrangido

Se, na sua opinião, você reuniu todos os requisitos para ganhar um aumento, marque uma reunião com o seu chefe. Exponha os motivos. Mesmo em momentos difíceis da economia no Brasil, é preciso que você demonstre sua inclinação por um aumento de salário. Para isso, é preciso escolher um bom momento e forma adequada de falar. O mais importante é mostrar que você tem interesse em continuar na empresa e fazer a organização crescer.

Mostre o quanto a empresa é importante na sua carreira profissional e o quanto você ganhou com o trabalho desenvolvido até aqui. Importante também é conhecer bem o seu chefe e conversar sobre isso na hora em que ele esteja mais a vontade e tranquilo.

9 – Seja claro e objetivo

Agora que você conseguiu marcar uma reunião, mostre para o seu chefe o quanto um aumento salarial pode fazer a diferença no seu trabalho e para a empresa. Seja claro e objetivo. A conversa é sobre a possibilidade de aumento salarial, e não outra coisa. Seja específico, delimite até a época que você considera adequada receber o aumento salarial.

Alguns argumentos interessantes para pedir aumento salarial:

  • Você entregou resultados relevantes à empresa e que pode ser mensurados
  • Você demonstrou competência na resolução de problemas e busca de resultados
  • Você é comprometido com a empresa e veste a camisa quando é chamado
  • Você consegue comprovar que seu salario está abaixo da média em relação ao mercado ou aos concorrentes diretos da empresa.

10 – Esteja preparado para o não

As conversas que tem por objetivo solicitar aumento de salário quase nunca terminam com um “sim, você merece, o aumento virá no próximo mês”. Pelo contrário, poderá haver aí uma fase de negociação de valores, ou até um sonoro “agora, não”, Nesse caso, não baixe a cabeça, pois você fez o momento certo. Afinal, demonstrou que está insatisfeito com o salário atual e pleiteou um aumento.

Portanto, caso seu pedido for negado, agradeça seu chefe pela oportunidade de ter escutado você. Mostre-se compreensivo com a situação apresentada. E melhor: vá atrás das metas e objetivos a serem cumpridos para obter seu aumento.

E aí, vai pedir um aumento?

Com essas dez dicas de como pedir um aumento, você estará mais seguro para ficar cara a cara com seu chefe. Conhece mais alguma dica? Deixe nos comentários!

Fique por dentro de mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e oportunidades no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.