Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como ser um policial militar: função, carreira e cursos

Como ser um policial militar

Como faço para ser um policial militar? Antes de qualquer coisa, para que você saiba como ser um policial militar, é preciso ter certeza que gosta de proteger as pessoas! É que como um profissional dessa área, você vai correr risco para proteger a vida de pessoas em sociedade. Sendo assim, é uma carreira militar bastante diferenciada e também com inúmeros desafios. Se você tem interesse em ser policial militar, vamos abordar aqui todos os caminhos.

Só para você entender melhor como fazer para ser um policial militar, leve em consideração que não existe um curso determinado para essa carreira. Então, como ser um bom policial militar? É preciso se preparar e estudar bastante para passar em um concurso público oferecido pelo Governo do Estado da sua região.

Além disso, é preciso ter boas condições físicas, já que além de uma boa nota na prova, você terá que enfrentar um teste físico.

Quer saber ainda mais? Leia o conteúdo até o final para identificar outras curiosidades de como ser um policial militar e quais são suas possibilidades no mercado de trabalho, além dos cargos que pode ocupar e da diferença com a Polícia Civil e qual o valor do salário de um policial militar. Confira!

Leia também: Ensino militar: como funciona e quais são as formas de ingresso

É necessário fazer faculdade para se tornar policial?

A maioria dos concursos públicos exigem sim uma formação superior. Porém, eles não costumam especificar qual deverá ser o diploma. Basta que o candidato tenha uma formação de nível superior.

Mas, existem várias graduações que fazem bastante sentido para quem deseja seguir carreira policial. Confira:

Direito:

A graduação em Direito é uma escolha comum para quem deseja ingressar na área policial, especialmente para cargos na Polícia Civil e Polícia Federal. O conhecimento jurídico adquirido pode ser útil nas atividades de investigação, elaboração de relatórios e atuação em processos criminais.

Veja as principais ofertas para estudar Direito com desconto:

Segurança Pública:

Algumas instituições oferecem cursos específicos na área de segurança pública ou gestão de segurança. Esses cursos podem abordar temas relevantes para o trabalho policial e serem uma vantagem competitiva em concursos.

Veja as principais ofertas para estudar com desconto:

Psicologia:

Uma formação em psicologia pode ser útil em situações que envolvem negociação, mediação de conflitos e compreensão do comportamento humano. Essas habilidades podem ser aplicadas em diversas situações encontradas no trabalho policial.

👉Estude Psicologia com Bolsa de Estudos na IBMR – Bolsas de até 90%* para Graduação e inscrição gratuita

👉Estude Psicologia com Bolsa de Estudos na Estácio – Bolsas de até 73%* – Mensalidades a partir de R$ 264,45 para Graduação

👉 Estude Psicologia com Bolsa de Estudos na São Judas Tadeu – Bolsas de até 70%* para Graduação e inscrição gratuita

👉 Estude Psicologia com Bolsa de Estudos na Anhembi Morumbi – Bolsa de até 70% para Graduação e inscrição gratuita

👉 Estude Psicologia com Bolsa de Estudos na Celso Lisboa – Bolsa de até 55% para Graduação e inscrição gratuita

Educação Física ou Ciências do Esporte:

A aptidão física é um componente importante para muitas carreiras policiais, especialmente na Polícia Militar. Uma formação em Educação Física pode ajudar na preparação física e no entendimento de técnicas de treinamento.

👉Estude Educação Física com Bolsa de Estudos na UniRitter – Bolsas de até 100%* para Graduação e inscrição gratuita

👉Estude Educação Física com Bolsa de Estudos na IBMR – Bolsas de até 75%* para Graduação e inscrição gratuita

👉 Estude Educação Física com Bolsa de Estudos na São Judas Tadeu – Bolsas de até 70%* para Graduação e inscrição gratuita

👉 Estude Educação Física com Bolsa de Estudos na UniSociesc – Bolsas de até 55%* para Graduação e inscrição gratuita

👉 Estude Educação Física com Bolsa de Estudos na UniSul – Bolsas de até 55%* para Graduação e inscrição gratuita

A rotina de um policial militar

Sua missão será a de garantir a segurança e também o bem-estar das pessoas. Para isso, terá como base as leis. A sua rotina não tem dia e nem horário. Dessa forma, ao descobrir como ser um policial militar é preciso entender que o seu trabalho funciona por escala. Então, não importa se é segunda ou domingo, nem nos feriados a corporação fecha as portas. É preciso estar preparado para atuar sempre.

Além disso, como um profissional da segurança pública concursado, você pode circular por comunidades, locais dominados pelo tráfico, em ambientes hostis e muito mais. Somente uma pequena parcela dos profissionais consegue tarefas administrativas internas. De forma geral, considerando como ser um policial militar hoje em dia, o seu trabalho será nas ruas.

Segundo a Organização das Nações Unidas, o quantitativo ideal de policiais atuando no país seria de 450 habitantes por policial. Ou seja, é um campo de trabalho com muitas oportunidades, pois a sociedade em geral sempre precisará cada vez mais de policiais militares.

Carreira do policial militar

Para tentar um concurso público para ser policial militar, existem duas opções: soldado e oficial. Nós vamos explicar melhor essa diferença, mas saiba que são provas diferentes e as exigências também. Então, qual faculdade fazer para ser policial militar? Na verdade, para ser um soldado da Polícia Militar você precisa ter concluído apenas ensino médio. Sendo assim, quando achar um concurso, só vale se candidatar se já estiver com esse diploma em mãos. Caso contrário, não estará apto para assumir as funções.

Nesse caso, considerando como ser um policial militar, você terá que trabalhar no patrulhamento ostensivo nas ruas. A sua função será sempre a de prevenir crimes e atuar para sempre garantir a segurança das pessoas em momentos de confronto como manifestações, passeatas, tentativas de invasões de guerra, confrontos de gangues, entre outros.

Outra opção, considerando como ser um policial militar, é você prestar um concurso público para a função de oficial. Nesse caso, o ensino médio completo é o suficiente para realizar a prova. No entanto, preste bastante atenção no edital, porque para algumas funções você precisa ter uma formação específica, como curso de direito, medicina ou odontologia.

Para ficar um pouco mais claro como é esse processo, veja as etapas que normalmente são cobradas nos editais dos estados:

  • Provas Objetivas
  • Provas Discursivas (normalmente para a carreira de Oficial)
  • Teste Psicológico
  • Exames de Saúde
  • Teste de Aptidão Física

No caso da prova de aptidão física, existem algumas modalidades específicas cobradas durante o teste. É claro que elas podem mudar vale sempre checar o edital do concurso para se preparar. Só que normalmente são as seguintes:

  • Teste em Barra Fixa
  • Teste de Flexão Abdominal
  • Teste de Corrida de 12 (doze) minutos
  • Teste de Corrida de 50 (cinquenta) metros

Cargos dentro da Polícia Militar

Um policial militar pode ocupar diversos cargos na carreira dentro da Polícia Militar em cada estado. Há um sistema hierárquico bastante rígido, dividido em duas classes: a dos oficiais e a dos praças (soldados), como falamos mais acima. Inclusive, você deve escolher a classe já no concurso público. Uma vez dentro da Polícia Militar, esses são os cargos:

  • Oficiais superiores: Coronel, Tenente Coronel, Major;
  • Oficiais subalternos: Primeiro Tenente e Segundo Tenente;
  • Praça/soldado especial: Aspirante a oficial, Aluno oficial ou Cadete(de 4° a 1° ano);
  • Praça/soldado graduado: Subtenente, Primeiro Tenente, Segundo Tenente, Terceiro Tenente;
  • Praças/soltado: Cabo, Soldado Primeira Classe, Soldado Segunda Classe, Soldado Temporário.

Nos concursos públicos, cada cargo pode ser disputado por candidatos de diferentes níveis de escolaridade. Ao terminar o ensino médio, por exemplo, já é possível concorrer a uma vaga de Aluno-Oficial, um concurso de bacharelado ofertado por institutos militares no Brasil, como a Academia de Polícia Militar de Barro Branco, em São Paulo.

Leia também: Delegado Federal: o que faz e como seguir carreira na área

Validação para exercer o cargo

Além de saber como ser um policial militar e passar no concurso, depois de aprovado é preciso fazer uma espécie de validação. É um treinamento realizado antes de você sair para atuação nas ruas. Sendo assim, você terá que permanecer, em média, um ano e meio na sala de aula.

Além disso, é preciso prestar sempre atenção aos dias e horários. Já que o treinamento é rígido e não permite faltas e nem atrasos. A disciplina é levada a sério na corporação. Conheça alguns dos temas abordados no curso:

  • Práticas de uso legal de arma de fogo
  • Ação policial
  • Saúde física
  • Acompanhamento velado
  • Criminologia
  • Direito Administrativo
  • Direito Civil
  • Direito Processual Civil
  • Direitos Humanos
  • Direito Constitucional

Requisitos de como ser um policial militar

Antes de seguir com mais orientações de como ser um policial militar, é preciso entender que existem alguma regras para exercer a profissão. Sendo assim, você precisa cumprir alguns requisitos para dar sequência na sua atuação. Separamos aqui uma lista completa.

No entanto, é importante você validar todo o conteúdo do edital que será divulgado antes do concurso do seu Estado. Assim, se tiver algo diferente dessa lista, você não será pego de surpresa.

  • Ter nacionalidade brasileira
  • Estar em dia com as obrigações militares se o cidadão for do sexo masculino
  • Possuir altura mínima de 1,65m pra os ambos os sexos
  • Possuir peso proporcional à altura
  • Ter idade mínima de 18 anos e não ter completado a idade máxima de 30 anos
  • Não ter sido condenado por crime doloso
  • Ser aprovado no exame de prova escrita na classificação
  • Ser aprovado na avaliação de capacidade técnica
  • Ser considerado apto no exame médico e odontológico de saúde
  • Passar ileso no questionário de investigação social
  • Ser considerado apto no exame psicológico
  • Não utilizar drogas ilícitas
  • Possuir carteira nacional de habilitação
  • Comprovar a escolaridade exigida no edital
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e não possuir tatuagem ou pinturas em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando estiver usando uniforme militar de qualquer modalidade

Leia também: Como ser bombeiro militar: veja o passo a passo

Salário do policial militar

Os valores mudam bastante. Isso depende não só de como ser um policial militar, mas também da região que você decidir trabalhar. É que cada Governo do Estado tem um piso salarial. Sendo assim, o valor sugerido estará sempre no edital do seu concurso público. Vale a pensa conferir para ver se a remuneração está de acordo com suas necessidades básicas.

No entanto, de forma geral, a remuneração inicial do cargo no Brasil está entre R$ 3.391 e R$ 4.930. Com isso, a média da profissão é de R$ 4.058. Nesse valor, já está incluso o salário base, insalubridade, entre outros acréscimos pertinentes à função.

É claro que com o passar dos anos e a evolução da sua atuação na corporação e do próprio nível de trabalho, essa remuneração aumenta. Mas para isso, também é importante levar em consideração a realidade do seu Estado. Outra vez, vale uma pesquisa bem focada na sua região de interesse para saber como você pode aumentar essa remuneração.

Saiba, no entanto, que além do salário existem alguns benefícios. Você pode receber o fardamento; alimentação; previdência social especial; assistência à saúde própria e dos dependentes. Tudo isso, também depende da realidade da sua região.

Mas qual a diferença com a polícia civil?

Uma pergunta bastante comum entre os pretendentes à Polícia Militar é a diferença com a polícia civil. Na prática, a Polícia Civil é também chamada de “Polícia Judiciária” e está ligada à atividade investigativa. Ou seja, em busca sempre de provas de crimes e ocorrências, por meio da investigação.

Enquanto isso, por outro lado, o policial militar tem o trabalho mais voltado à prevenção do crime, ou na atuação durante a ocorrência, por meio do policiamento ostensivo e da repreensão.

Leia também: Como ser policial civil: conheça a carreira e as formas de entrar na área

Mais dicas

Gostou das orientações de como ser um policial militar? Nós temos muitas outras dicas para você no site do Vai de Bolsa. Colocamos sempre materiais atualizados e gratuitos para você se preparar par o mercado de trabalho e também para o mundo acadêmico.

Passe por lá e confira outras informações para você se dar bem e sair na frente dos concorrentes. Invista no seu futuro! Venha com a gente para um universo de possibilidades.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.