Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Descubra como atingir a excelência na Gestão Hospitalar

Trabalhar com administração de instituições públicas ou privadas na área da saúde é sempre um desafio. Mas a gestão hospitalar é especialmente complexa. Afinal, muitas coisas estão em jogo: a saúde e a vida dos pacientes, o bom estar da equipe e a segurança do negócio. Equilibrar tudo isso não é fácil. Se você tem afinidade por esse segmento, confira nesse post caminhos para atingir a excelência na gestão hospitalar.

De acordo com estimativas da Fundação Vanzolini, da USP, o setor de saúde desperdiça entre 25% e 30% do valor investido. E esses números valem tanto para a iniciativa privada quanto para a pública. Por isso, atingir uma gestão de excelência nesse segmento é uma dificuldade cotidiana para os profissionais responsáveis. Principalmente para balancear a gestão financeira e o cuidado à vida. 

Mas, neste post, nós vamos dar algumas dicas para otimizar esse trabalho. Assim como mostrar qual o caminho ideal para o profissional que quer se destacar na função e propor melhorias para a clínica ou hospital no qual atua. 

Continue lendo e descubra como!

Leia também: Podcast Guia de Profissões: como é a carreira de médico

4 passos para a excelência na Gestão Hospitalar

1 – Conheça o contexto da instituição

O primeiro desafio para o gestor hospitalar está em conhecer bem o contexto da instituição na qual atua. Para isso, é importante contar com a experiência dos profissionais que atuam no hospital há tempos, mas também com a tecnologia. 

Hoje em dia já existem softwares que permitem analisar todo o volume de dados reunido pelo estabelecimento e identificar padrões que envolvem a sazonalidade de atendimentos, internações e procura por certas especialidades. Assim como ajudam a prever surtos epidemiológicos, por exemplo.

É um trabalho de Business Intelligence (BI), no qual você pode precisar da ajuda de outros profissionais especializados, como cientistas de dados, ou então de um sistema moderno. 

Mas a verdade é que o investimento na contratação desses estudos vale a pena. Pois eles podem ser usados para garantir o planejamento da equipe, compra de materiais mais baratos em determinadas épocas do ano, assim como a melhor negociação com os planos de saúde. 

2 – Procure melhorar o atendimento 

Outro fator importantíssimo na gestão hospitalar é o atendimento. Afinal, é para satisfazer os pacientes que o hospital existe e, sem eles, não é possível continuar funcionando. 

Em primeiro lugar, treine bem os profissionais da recepção, pois esse é o primeiro contato que a maioria das pessoas tem com o estabelecimento. Produza cartilhas e dê cursos frequentes de reciclagem para a equipe e aposte no cuidado como principal ativo do time. 

Também procure implementar processos no acolhimento do paciente e busque otimizar o tempo de espera com a implementação de softwares de gestão em saúde. Eles agilizam a recepção e permitem que a distribuição do atendimento seja feita de maneira segura, justa e transparente. 

Além disso, garanta que os familiares estão recebendo todas as informações necessárias e que o paciente e seus acompanhantes estejam instalados de maneira confortável.

3 – Invista em planejamento

No primeiro tópico, você viu a importância de conhecer bem o contexto do hospital ou clínica na qual você trabalha. Mas toda essa informação precisa ser aplicada com planejamento. 

Caso contrário, a equipe vai ter muito mais dificuldade de implementar mudanças e otimizar processos. Assim como o financeiro pode enfrentar sérios problemas para fechar as contas em momentos de crise. 

O ideal é fazer um planejamento periódico e rever quais objetivos foram escolhidos de tempos em tempos. 

Quer ver um exemplo? Muitos gestores veem os lucros da instituição subindo e acreditam que está na hora de expandir a estrutura. Mas eles não calculam quanto vão gastar a mais com essa expansão e acabam com dívidas intermináveis. 

Nesse caso, um bom planejamento financeiro teria evitado o problema. 

Leia também: Série profissões do futuro: inovação e tecnologia

4 – Estabeleça indicadores de desempenho

Além de analisar, planejar e cuidar do atendimento que está sendo oferecido, você precisa também ter controle para saber se tudo está andando como deveria.

Mas um bom gestor não é aquele que está o tempo todo atrás dos funcionários, microgerenciando cada etapa. Até porque no hospital isso é quase impossível. São muitas situações delicadas acontecendo e muito conhecimento técnico necessário para acompanhar tudo. 

O ideal nesses casos é estabelecer indicadores de desempenho para cada área. Assim, fica mais fácil saber se tudo está indo como deveria e se o atendimento oferecido aos pacientes é tão bom quanto deve ser!

Dicas para o profissional que quer se destacar na área

Mas como um profissional pode dar conta de tudo isso? A solução, muitas vezes, está em uma formação de qualidade! Ainda existem muitos graduados em outros segmentos, como Administração, Contabilidade e até Medicina cuidando da gestão hospitalar. 

Isso não é necessariamente um problema, afinal, cada área do conhecimento contribui de uma forma para o bom andamento de um negócio. 

Porém, existem questões específicas do hospital, assim como práticas e tecnologias que são voltadas especificamente para a administração de estabelecimentos da saúde. 

Por isso, o ideal é que o responsável pela instituição tenha uma formação sólida em Gestão Hospitalar, seja com um curso técnico, tecnólogo ou pós-graduação.

Como é o curso de Gestão Hospitalar?

Técnico em Gerência da Saúde

No nível médio, existe o curso técnico em Gerência da Saúde, que também pode receber o nome de Administração Hospitalar, Gestão de Serviços de Saúde, entre outros. Ele tem duração média de um ano e meio e matérias bastante focadas na prática profissional. 

Leia também: Conheça 6 cursos técnicos na área da saúde

Tecnólogo em Gestão Hospitalar

Já na graduação, existem o Tecnólogo em Gestão Hospitalar, com uma duração um pouco maior e formação mais abrangente. 

Ele dura entre dois e três anos e possui tanto disciplinas mais gerais (como Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão de Pessoas) quanto aquelas mais focadas na saúde (Gestão de Contratos e Convênios, Gestão de Equipamentos e Suprimentos, Logística Hospitalar, etc).

Especialização em Gestão Hospitalar

Por fim, quem já é formado em outra faculdade mas quer se especializar na gestão de hospitais, existe a opção de fazer uma pós-graduação na área. 

Com duração média de um ano, essas especializações podem englobar, além da gestão, temas como marketing hospitalar, vendas e serviços. 

E se você gosta da área, mas acredita que talvez a gestão hospitalar não seja a área que quer seguir, conheça também outros cursos de gestão em saúde no nosso post sobre o assunto!

Acompanhe mais informações sobre cursos, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.