Nem sempre o profissional que começa a trabalhar na televisão precisa estar na frente das câmeras. Afinal, nem todos têm vocação para serem famosos, não é mesmo? A boa notícia é que existem muitas áreas de atuação para quem quer trabalhar na televisão sem ter que apresentar um telejornal. Há muitas funções de bastidores. Dá para trabalhar na produção, gravação, edição, figurino, roteiros, escrevendo notícias, capturando áudios e muito mais. Para começar, é preciso fazer uma faculdade em uma dessas áreas.
Para atuar em uma dessas funções, você pode obter um título de bacharelado ou mesmo de tecnólogo. São muitas possibilidades e opções. O que é possível adiantar é que as matérias são predominantemente da área de humanas. Sendo assim, é preciso gostar de pessoas e de entender o contexto social e de trabalhar com pessoas.
Para ajudar você nessa missão de escolher uma faculdade para trabalhar na televisão, separamos aqui uma lista completa, veja:
Rádio e TV
De todas as profissões para quem quer para trabalhar na televisão, essa, sem dúvidas, é a principal. É que o curso vai preparar você para encarar todas as rotinas do departamento televisivo e de rádio. Você poderá coordenar cada detalhe da criação e produção de programas para o rádio e a televisão. Sendo assim, terá uma formação mais ampla e bastante focada nesse veículo.
Além disso, terá disciplinas para entender o contexto histórico e social da televisão. Isso também ajuda, já que você poderá entender como o veículo funciona, o seu impacto na comunidade e quais linguagens podem ser adaptados para gerar mais engajamento do público, por exemplo.
Entre as funções para trabalhar na televisão temos ainda a gerência equipes de gravação, orientação de cenógrafos e figurinistas, acompanhamento a contratação de artistas e definição da grade de programação.
Jornalismo
Essa formação é bem mais ampla. Na verdade, o jornalismo vai formar você para analisar, entender, apurar e produzir notícias para diversos meios de comunicação. Só que essas tarefas podem acontecer em vários veículos de comunicação, entre eles, existe a possibilidade de para trabalhar na televisão. Sendo assim, você poderá fazer pesquisas, apurar fatos, escrever e editar reportagens e muito mais.
Para os apaixonados por televisão, também dá para investir em uma carreira como repórter ou apresentador de TV. É que com a formação em jornalismo também dá para buscar uma dessas vagas e trabalhar na frente das câmeras.
Produção Audiovisual
Sua função do produtor audiovisual para trabalhar na televisão será a de cuidar de toda a produção de um programa televisivo, desde a preparação para as filmagens até a edição final. Então, essa formação prepara você para entender todo o contexto do mundo televisivo e prever tudo o que é necessário para garantir que um programa ou jornal vá ao ar com muita qualidade.
Você terá a capacidade para acompanhar os processos de iluminação, cenário, sonorização e ainda pode verificar os equipamentos técnicos de filmagem e as condições do ambiente para que as gravações possam ser realizadas.
Veja, então, que você será o responsável por checar e garantir que tudo funcione da melhor forma para que os outros profissionais possam trabalhar na televisão da forma mais correta possível.
Cinema
Quem nunca pensou em estrelar um filme ou ajudar a produzir as melhores cenas do cinema? Se essa também é a sua paixão, prepare-se para trabalhar na televisão e muito além dela. Com a formação em cinema você pode atuar com novelas, seriados, documentários, programas jornalísticos e muito mais.
Você pode ser o responsável pela criação do programa e ainda consegue escrever o roteiro e definir os personagens, cenários e muito mais. Se preferir e tiver um olhar bem crítico, também pode fazer a direção das filmagens, orientando os atores, definindo como as cenas serão gravadas e coordenando toda a equipe de técnicos.
Artes Cênicas
Pensando em trabalhar na televisão e na frente das câmeras, então vale a pena considerar essa formação. Afinal, você poderá atuar como ator na interpretar de personagens para novelas, filmes, seriados e documentários.
Durante os anos de estudo em Arte Cênicas, você vai aprender técnicas de representação e as diferenças que existem entre atuar em uma peça de teatro ou em um programa de televisão. É bem importante ter uma desenvoltura corporal, só assim você se dará bem nessa área.
Mas se você não quer trabalhar em frente as câmeras, também existe a possibilidade de realizar dublagens de filmes estrangeiros ou até de desenhos animados.
Moda
Você não leu errado. A moda também é uma possibilidade para trabalhar na televisão. Aliás, ela é muito importante nesse ramo. Você receberá instruções para desenhar e criar coleções e figurinos para artistas, atores, atrizes e ainda fazer a composição de toda a identidade visual das produções.
Sendo assim, depois de concluir o seu curso de moda, você pode trabalhar na televisão e ser o responsável por fazer a caracterização dos personagens definindo o tipo de roupa que eles podem usar. Dá para pensar nos mínimos detalhes, como os acessórios e até o corte de cabelo.
Dessa forma, como figurinista, você pode trabalhar em produções de novela, filmes e seriados, os figurinistas cuidam do visual dos apresentadores de programas e de telejornais.
Produção Cênica
Mais uma vez, estamos falando aqui de trabalhar na televisão e pensar nos mínimos detalhes. Como um produtor você precisará dar conta das demandas de espetáculos artísticos de dança, teatro, música, cinema e vídeo. É você que poderá estudar o roteiro e montar todos os objetos que precisam compor a cena de acordo com a época, estilos e visual, por exemplo.
Além disso, dá para trabalhar na televisão fazendo projetos para captar recursos, elaborando o planejamento com o cronograma das atividades a serem executadas, administrando o dinheiro em caixa e realizando até a divulgação da programação.
Marketing
Continuando no tema divulgação, vamos para o marketing. Quem prefere trabalhar na televisão, mas não quer aparecer, pode escolher essa área. Dá para fazer pesquisas de mercado para entender o comportamento e o perfil do público. Então, a partir daí, com um perfil mais analítico, dá para criar programas e estratégias que engajam esse público.
Além disso, se você decidir por esse curso, pode realizar todas as pesquisas de satisfação e analisar o resultado para definir novos programas de TV e sugestão de melhorias em personagens e até na grade de programação.
Educomunicação
Essa é mais uma junção da comunicação e da possibilidade de trabalhar na televisão. Como um profissional formado na área você poderá desenvolver projetos educacionais que podem ser replicados na TV, além de internet ou jornal.
Você terá sempre a missão de entender o público, qual conteúdo ele precisa, adaptar a linguagem e divulgar o material. Além disso, pode atuar na interação com alunos em bate-papo online, videoconferência, blog e rádio, entre outros.
Linguística
O profissional dessa área tem toda a capacidade para entender sobre a linguagem e analisar o discurso. Por isso, pode ter papel fundamental na hora de trabalhar na televisão.
Afinal, você poderá identificar o perfil e o roteiro de uma novela, por exemplo, e analisar com a recepção e interação do público. A partir deste contexto, pode fazer o cruzamento de dados e sugerir mudanças.
Relações Públicas
Com essa formação você pode trabalhar na televisão na área de divulgação e relacionamento com o público. Sua missão será sempre a de aproximar a comunidade da TV e entender quais meios você pode usar para ligar a sua linguagem com o público que consome os produtos.
Quer trabalhar na televisão?
Temos muitas outras dicas para você no blog Vai de Bolsa. Se ainda não conferiu o nosso canal, passe por lá. Temos sempre um conteúdo novo esperando por você. Aproveite para desenvolver a sua carreira e conhecer mais oportunidades no mercado de trabalho.
Temos dicas importantes para você conseguir primeiro emprego ou então avançar ainda mais no mercado. São materiais ricos e gratuitos. Aproveite mais essa oportunidade para crescer na profissão.