Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Vagas de emprego em Minas Gerais: conheça o mercado

Escolher uma carreira profissional com base nas vagas de emprego em Minas Gerais e novas oportunidades do mercado de trabalho pode ser uma ótima estratégia. Por isso mesmo separamos aqui uma das pesquisas realizadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). São dados oficiais do Governo Federal que levam em consideração todo o Brasil. A boa notícia é que o Estado de Minas Gerais está entre os mais bem posicionados na abertura de novas vagas.

Para você ter uma ideia, o estado foi o que mais gerou empregos no Brasil em maio de 2019. A pesquisa revela que Minas Gerais foi responsável por 62% das vagas formais registradas na região Sudeste. Isso é muita coisa. A melhor notícia é que as vagas de emprego em Minas Gerais também são diversificadas. Tem atuação no agronegócio, construção civil e serviços. Então, para você estar preparado para conquistar uma dessas ótimas oportunidades, leia esse texto até o final.

Leia também: Conheça os cursos mais procurados de Minas Gerais

Dados do Caged e as vagas de emprego em Minas Gerais

A região Sudeste apontou a abertura de 29.498 novas vagas de trabalho com carteira assinada. O saldo já é muito positivo. No entanto, saiba que Minas Gerais detém 18.380 desses empregos. Então, a realidade é ainda melhor.

O Caged registrou mais vagas de emprego em Minas Gerais. Os dados mostram que teve crescimento das oportunidades de trabalho em 19 unidades da Federação. No entanto, também apontam que Minas está em primeiro lugar no ranking nacional. Já o Espírito Santo ficou em segundo, com 9.384 postos, e o estado de São Paulo, logo em seguida com 6.023.

Áreas com mais oportunidades

É preciso entender que existem vagas de emprego em Minas Gerais em áreas específicas. Por exemplo, no setor da agropecuária, que ficou em primeiro lugar com 37.373 novas frentes de trabalho. Os dados, é claro, estão relacionados com os meses de abril e maio de 2019. Levando em consideração esses números, é possível afirmar que o aumento nacional foi de 2,39%. Já o estado de Minas Gerais teve crescimento no mesmo setor superior à média nacional, registrando 5,32%.

Além disso, a construção civil foi a responsável por 1.197 das 8.459 vagas abertas em todo o Brasil. Então, esse é mais um setor que merece a sua atenção na hora de pensar em uma formação profissional.

Já o comércio teve recuo em quase todos os estados do Brasil. No entanto, as vagas de emprego em Minas Gerais nesse setor tiveram um aumento com 1.394 novos postos de trabalho. Ou seja, outro setor que merece sua atenção.

Cursos preparatórios para o mercado de trabalho

A melhor forma de conquistar uma dessas oportunidades é se qualificar. Assim, o curso de Administração da Faculdade Batista de Minas Gerais pode apoiar você. A graduação vai lhe oferecer os conceitos e práticas fundamentais que as empresas procuram. Assim, você será capacitado para atuar em áreas como contabilidade, produção, finanças, marketing e gestão.

Entre as oportunidades do mercado de trabalho, estão:

  • Diretor financeiro: você pode ser o responsável pela contabilização dos relatórios financeiros de uma empresa.
  • Diretor de informação: dá para atuar como o responsável pela direção tecnológica geral de uma empresa.
  • Chefe de operações: é a pessoa que tem capacidade para supervisionar outros executivos.
  • Diretor de sustentabilidade: tem ampla capacitação e aborda questões de sustentabilidade e supervisiona a estratégia corporativa.
  • Gerente geral e de operações: com base no conhecimento teórico, supervisiona operações variadas.

Processos gerenciais

Outra oportunidade para você conquistar uma das vagas de emprego em Minas Gerais é a capacitação em processos gerenciais da Faculdade Batista. Esse curso vai formar você para empreender. Dessa forma, você terá ferramentas para entender os processos gerenciais das empresas. Então, com base nesse conhecimento, você será capaz de estimular o aprendizado e o crescimento das empresas.

Para você ter uma ideia, o profissional formado nessa área pode atuar no planejamento e na abertura do próprio negócio, além de trabalhar nas áreas administrativa, contábil, financeira, de recursos humanos, marketing e vendas.

Agronegócios

Também é uma área com muitas vagas de emprego em Minas Gerais. Sua formação pode ser bastante aproveitada em toda a região. Você será capacitado para o planejamento de todas as etapas da cadeia produtiva dos diversos produtos do agronegócio. Assim, poderá fazer o planejamento e gerenciamento das empresas e também de todas as propriedades rurais públicas e privadas.

Para você ter um pouco mais de noção do mercado de trabalho, saiba que dá para atuar no gerenciamento de empresas e processos de produção, transformação e também na venda dos produtos do setor do agronegócio.

Engenharia civil

Essa é mais uma das vagas de emprego em Minas Gerais que estão disponíveis. Saiba que o curso de Engenharia Civil prepara você para conceber, analisar, planejar, executar e controlar qualquer etapa de uma construção. O curso tem duração mínima de cinco anos e vai abordar conceitos fundamentais para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura. Assim, ao final da formação você poderá atuar nas áreas de construção civil, estruturas, geotecnia, hidráulica e transportes.

Saiba como conquistar uma vaga de emprego

Com tantas vagas de emprego em Minas Gerais é preciso saber procurar. Então, a melhor dica é procurar a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), através do Sine. Esse departamento ofertou bem mais de 9.500 vagas só no mês de julho de 2019.

Para conseguir uma dessas oportunidades, você precisa ir até uma das unidades do Sine. Lembre-se de levar sempre o seu documento de identidade, o CPF e a carteira de trabalho. Os endereços dos Sines que existem em Minas Gerais estão disponíveis no site da Sedese.

Esteja preparado para a entrevista de emprego

Depois que você conseguir uma dessas vagas de emprego em Minas Gerais, prepare-se para o momento da entrevista de emprego. A etapa é fundamental para você se dar bem no mercado de trabalho. Então, seguem algumas dicas:

  • Pesquise sempre sobre a empresa. Aposte em sites, redes sociais e até livros. Assim, você terá assunto com o entrevistador na hora da sua conversa.
  • Estude o percurso que você fará no dia da sua entrevista. Evite atrasos. Saiba exatamente como chegar de carro ou de transporte coletivo. Assim, a sua ansiedade também diminui.
  • Confira se você tem as roupas adequadas para o dia da sua entrevista. Prove com antecedência e lembre-se de avaliar a qualidade do tecido, por exemplo.
  • Seja discreto e aja com elegância. Não construa um discurso agressivo na hora da sua entrevista.

Faça um teste vocacional

Com tantas vagas de emprego em Minas Gerais, você precisa se organizar. É necessário ter foco profissional, saber para onde sua carreira precisa ir. Então, uma boa dica para unir sua vocação, desejo e oportunidades de trabalho é o teste vocacional. Existem muitas plataformas gratuitas e disponíveis.

Com o teste correto, você pode criar um filtro sobre as possibilidades de áreas de atuação e ter uma decisão mais correta na hora de escolher a sua profissão. O teste pode ajudar você como uma orientação ou funcionar como um guia. Assim, você será capaz de deixar um pouco mais claras tanto suas expectativas quanto as possibilidades do mercado.

Confira então duas ferramentas que podem ajudar você nessa tarefa:

  • Guia da Carreira;
  • Catho.

Apoio acadêmico na hora da sua qualificação

Agora que você já conhece as vagas de emprego em Minas Gerais e aprendeu que precisa se qualificar para conquistar uma boa oportunidade, separamos outras dicas. Para terminar a sua graduação, por exemplo, existem muitos auxílios disponíveis. Afinal, trabalhar e estudar nem sempre bastam para dar o primeiro passo no seu sonho. Saiba, então, que você pode recorrer a uma dessas ajudas se conseguir uma vaga na universidade pública:

  • Auxílio-moradia: específico para os universitários que moram em cidades distantes do campus e possuem baixa condição financeira.
  • Moradia estudantil: espaço específico para abrigar estudantes em vulnerabilidade econômica e devidamente matriculados.
  • Auxílio-alimentação: ajuda para o custeio no pagamento da refeição diária do estudante universitário.
  • Auxílio-transporte: mais um apoio da universidade para que você possa ir e voltar da aula diariamente e sem custo adicional.

Saiba também que, além de todos esses auxílios, as faculdades costumam ofertar bolsas de apoio discente.

Aproveite para conferir também nosso post sobre sites que podem ajudar você a encontrar uma vaga no mercado de trabalho.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.