Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Vale a pena fazer MBA Online? Entenda

Se você já tem o diploma de um curso de graduação, por acaso já considerou a possibilidade de fazer um MBA EaD? Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, essa modalidade de capacitação pode garantir alguns pontos favoráveis para torná-lo um profissional diferenciado. Desse modo, fazer um curso de pós-graduação, categoria que se enquadra o MBA, é uma opção muito interessante para potencializar a carreira. Ainda mais se esse curso for um MBA online. Isso porque você poderá estudar de acordo com o seu tempo disponível e no lugar desejado. Confira neste artigo como funciona um MBA EaD e as vantagens que você terá em optar por essa modalidade de estudo, além de conhecer algumas instituições que oferecem esses cursos. Leia também: Vantagens do EaD: vale a pena estudar a distância?

O que é um MBA EaD?

O MBA significa Master of Business Administration, que em português, quer dizer “Mestre em Administração em Negócios”. Mas vamos com calma, pois essa modalidade não garante a você um título de mestre. Ou seja, um curso de mestrado. O MBA nada mais é do que uma pós-graduação lato sensu, com duração mínima de 360 horas/aulas. O que difere essa formação das outras pós-graduações é o fato de que o MBA tem como foco o desenvolvimento de profissionais que já atuam no mercado para cargos de liderança e de gestão. Já um MBA EaD é a modalidade oferecida de forma online, a distância. Isso permite que o profissional consiga conciliar, com mais facilidade e comodidade, o seu trabalho com os estudos. E tudo isso com a mesma qualidade de um MBA oferecido de forma presencial.

Como funciona o MBA EaD?

O MBA na modalidade de ensino a distância funciona praticamente da mesma maneira de um curso presencial. Ou seja, o profissional matriculado em um MBA EaD deverá cumprir com seus horários, obrigações, atividades e avaliações da mesma forma que faria nas aulas presenciais. E tudo isso com o suporte e tutela de professores altamente capacitados e com vivência no mercado de trabalho. É importante lembrar que embora o curso online seja mais flexível em questões de horários, o aluno deve tomar cuidado com os prazos e cumprir a carga horária estipulada de acordo com cada curso. Durante o curso, algumas instituições de ensino aplicam exames. Mas,  de forma geral, para concluir o MBA online o aluno deve, assim como na modalidade presencial,  escrever uma monografia ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), e somente após a aprovação da banca examinadora, ele recebe o certificado de conclusão de curso.

Como ingressar em um MBA?

As formas de ingresso em curso de MBA online podem ser bastante relativas, porém todas exigem a comprovação da graduação superior. Na maioria dos casos, além do diploma da graduação, é exigida uma experiência profissional, análise curricular e até mesmo uma entrevista com coordenadores e professores do curso. Todo esse processo é realizado a fim de que a instituição entenda se o curso está relacionado aos objetivos profissionais do candidato.

Quais as vantagens de ter um certificado MBA

Se você busca mais realização profissional, novas oportunidades de trabalho, uma promoção, ou está de olho em um cargo de liderança ou gestão na empresa onde você trabalha, o MBA é uma excelente opção. Certamente você irá expandir os horizontes e agregará bastante valor ao currículo. Isso porque o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e as empresas optam pela contratação de profissionais com mais qualificação e capacitação. Portanto, o MBA garantirá a você essa diferenciação. Além disso, o MBA online poderá trazer novas percepções sobre a carreira, consolidar o conhecimento que você tem e apresentar outros. Permitirá também que você aumente seu networking. Desse modo, os benefícios são muitos e, ao obter o certificado, certamente você será um profissional não só mais capacitado, mas também muito mais competitivo para o mercado. Leia também: Alura cursos: conheça a plataforma e veja se vale a pena

Principais vantagens do MBA EaD

Ao estudar na modalidade Ead, você estará isento de uma série de despesas, como por exemplo transporte, alimentação e, em alguns casos, até mesmo garantir um bom preço no curso. É que, de forma geral, as mensalidades de cursos na modalidade Ead costumam ser mais baratas. Outra questão está relacionada ao tempo. É que se você trabalha e enfrenta uma longa jornada de casa até o local de trabalho, deslocar-se para estudar pode ser sacrificante. Sendo assim, ao fazer um MBA online, você também otimiza o seu  tempo. Além desse benefícios, ao fazer esse tipo de especialização online, você poderá ter aulas com professores que são referência, desse modo, você terá aulas ministradas por grandes profissionais, independente do lugar onde eles se encontram.

Como saber se um MBA EaD é a melhor opção?

Como você já viu, o MBA pode ser a porta de entrada para aquela promoção, ascensão profissional e, claro, melhorias no salário. Mas como saber se a modalidade de ensino a distância é a melhor opção para a sua realidade? Podemos dizer que essa pergunta é relativa e exigirá de você certa dose de autoconhecimento. É que para estudar online, você precisa entender que, embora exista a flexibilidade de horários e autonomia para estudar, você também precisa cumprir as horas das aulas e os prazos das avaliações. Portanto, você deve saber administrar o tempo e não procrastinar, caso você acumule muito conteúdo, estará em uma bola de neve e será difícil colocar em dia as disciplinas e os estudos. Além disso, como qualquer capacitação, o curso exigirá de você dedicação e comprometimento. Inclusive na comunicação à distância com os colegas do curso, que tem papel fundamental na sua formação.

Principais opções de MBA EaD

Agora que você sabe mais sobre o que é MBA e a possibilidade de estudar na modalidade a distância, conheça duas das principais instituições de ensino do Brasil que oferecem MBA EaD:

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV é uma instituição de bastante prestígio no meio acadêmico e tem cursos que visam a formação e o desenvolvimento profissional. Entre os MBAs oferecidos pela FGV na modalidade de ensino a distância estão:
  • MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law;
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gerenciamento de Projetos;
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira;
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação;
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management;
  • MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Marketing e Mídias Digitais;
  • MBA Executivo: Gestão Empresarial.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

A PUC-RS, outra instituição bastante respeitada, oferece diversas opções de MBA, que se destacam por contarem com nomes de destaque no corpo docente, como por exemplo Philip Kotler, Leandro Karnal, Max Gehringer, entre outros. Entre os MBAs a distância oferecidos pela PUC-RS estão:
  • MBA em Liderança e Gestão 4.0;
  • MBA em Marketing, Branding e Growth;
  • MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios;
  • MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde;
  • MBA em Transformação Digital e o Futuro dos Negócios;
  • MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance;
  • MBA em e-Commerce e Negócios Digitais;
  • MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor;
  • MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data;
  • MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular;
  • MBA em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade;
  • MBA em BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven.

Como é o certificado do MBA EaD?

Uma das maiores dúvidas de quem pretende fazer um MBA online é saber se o certificado dessa formação tem validade. Como já explicamos anteriormente, o formato das aulas é bastante semelhante ao curso presencial. E, justamente por isso, desde que a instituição de ensino escolhida cumpra as exigências do Ministério da Educação (MEC), a certificação possui validade idêntica a de um curso presencial. E então? Se interessou por fazer um  MBA Ead? Quem sabe você não aprimora a sua formação e torna-se um profissional competitivo e de referência, além de ocupar um cargo de liderança na sua organização?. Essa pode ser uma maneira de ascender na carreira e se colocar melhor no mercado através do estudo. Saiba que o MBA pode ser uma importante ferramenta para você mudar seu futuro. Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidade, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.