Você sempre quis saber o que um pedagogo faz? Se você respondeu atuar como professor, está certo! No entanto ser pedagogo é muito mais do que isso. Existem muitas outras atividades que podem ser exercidas pelo pedagogo que vão além da sala de aula, como em editoras, empresas em geral, em hospitais, ONGs, na educação especial, entre outros locais. Na prática, a pedagogia é um campo profissional que abre muitas portas e oportunidades de carreiras.
É preciso ressaltar que, para entrar na área, é fundamental ingressar em um curso de graduação em Pedagogia. O Vai de Bolsa pode te ajudar a encontrar o curso, e ainda com desconto!
Neste post, vamos detalhar a função, o que faz um pedagogo empresarial ou o que faz um pedagogo hospitalar, por exemplo. E o que faz um coordenador pedagógico dentro da escola? O que faz um pedagogo empresarial? Vamos informar também sobre o curso de graduação em Pedagogia. Se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe!
Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Entre eles, a graduação em Pedagogia. Vale a pena conferir!
Leia também: Bacharelado e licenciatura: entenda a diferença entre os dois cursos
O que um pedagogo faz?
A pedagogia estuda a educação e as melhores formas de se ensinar. Dessa forma, tudo o que envolve repassar conhecimento tem envolvimento de um pedagogo, ou pelo menos deveria ter.
Qual a função de um pedagogo? Afinal, o pedagogo é um agente de transformação social. Ele auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas com quem ele atua. Além disso, ele auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico, fazendo com que os profissionais auxiliados por ele, se diferenciem no mercado de trabalho.
Esse profissional pode não só atuar ativamente no ensino, mas também em atividades de planejamento. Discussões sobre educação existem desde a Grécia Antiga, mas somente entre o final do século XIX e começo do século XX que a pedagogia foi estabelecida como ciência.
O primeiro curso de pedagogia no Brasil foi na FNFi, Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro, em 1939. A faculdade foi extinta em 1968 pelo regime militar, no entanto, a pedagogia continuou tendo seu currículo atualizado, com o intuito de acompanhar a evolução no campo da educação.
Curso de graduação em Pedagogia
É oferecido não apenas no grau de licenciatura, para profissionais que querem lecionar, como também no bacharelado. O curso de pedagogia também pode ser presencial e a distância e tem duração média de 4 anos. Durante o curso, o aluno vai aprofundar em temas relacionados à sociologia, história da educação, políticas educacionais, alfabetização, métodos de ensino, gestão da pedagogia, entre outros assuntos.
Algumas disciplinas oferecidas no curso de pedagogia:
- Alfabetização e Letramento;
- Didática;
- Educação Inclusiva.
- Filosofia da Educação;
- Fundamentos da Infância;
- Gestão Educacional e Escolar;
- História da Educação;
- Literatura Infanto-Juvenil;
- Planejamento Educacional e de Ensino;
- Sociologia da Educação.
Na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar por cursos de graduação em Pedagogia em todo o país, e com muitos descontos. Basta selecionar a instituição de ensino, fazer a matrícula pela plataforma e conseguir as vantagens. Aproveita lá!
Perfil do estudante
O estudante de Pedagogia precisa gostar de se comunicar e trabalhar junto com pessoas, o tempo todo. Crianças, adolescentes, idosos, enfim, o público é variado. Para gostar de Pedagogia, também é preciso ter paciência e sensibilidade com as causas de cada pessoa. Isso porque para ensinar é preciso disposição para ouvir e ajudar o próximo.
Quem faz pedagogia pode trabalhar em quê?
A atuação dos pedagogos ao longo dos anos ficou restrita ao ambiente escolar. Seja no trabalho em sala de aula, coordenação, direção ou elaboração de materiais, eram limitados a esse universo. No entanto, o campo vem cada vez crescendo mais e aumentando as possibilidades de atuação desse profissional.
Dessa forma, conheça agora algumas dessas áreas que o profissional de pedagogia pode trabalhar:
Editoras
Nas editoras, os pedagogos podem trabalhar na elaboração de materiais didáticos que serão utilizados no ensino e aprendizagem de escolas, além de diversas outras instituições.
Eles auxiliam na criação recursos pedagógicos, como livros, apostilas, jogos didáticos e cadernos de atividades, por exemplo. E também podem trabalhar em diversos outros formatos de conteúdos como podcasts, rádio, TV, revistas, canais no YouTube e aplicativos.
Educação Especial
O pedagogo pode atuar com o desenvolvimento de práticas, didáticas e conteúdos para pessoas com deficiência. Para isso, o profissional precisa ter respeito à diversidade e pluralidade na sala de aula, entendendo que cada aluno tem seu tempo e necessidades de aprendizagem. Dessa forma, ele pode ajudar a criança a enfrentar os desafios propostos de forma consciente.
Deve também fazer uso de ferramentas que auxiliem seu trabalho como fazer jogos e brincadeiras, músicas e histórias.
Empresas
O que um pedagogo empresarial faz? Normalmente, a atuação dos pedagogos em empresas está atrelada à funções relacionadas a treinamentos. Dessa forma, o profissional pode identificar as necessidades de aprendizagem e planejar métodos de ensino para os demais profissionais, podendo então fazer parte da equipe de gestão de recursos humanos.
A pedagogia empresarial tem muito a contribuir para o desenvolvimento e a qualificação dos profissionais das empresas. A faixa salarial dessa área é a mesma do Auxiliar de Orientação Pedagógica.
Leia também: Profissões do futuro: a reinvenção dos cursos tradicionais
Gestão escolar
Ainda dentro da escola, o profissional formado em pedagogia pode atuar em cargos de liderança e gestão de escolas, como supervisor, coordenador ou diretor. Suas funções nesses cargos estão relacionadas com a organização do cronograma e conteúdos da escola. Além de mediar o trabalho dos professores, realizando reuniões com as famílias, acompanhando a evolução e dificuldades dos alunos e identificando e resolvendo conflitos.
Também pode trabalhar desenvolvendo projetos, já que esse profissional tem conhecimento sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Indústria de brinquedos
Os pedagogos também podem atuar na indústria de brinquedos como consultores. Ou seja, podem acompanhar a produção de brinquedos e avaliar se o produto tem base pedagógica para as crianças, por exemplo.
Produção de material pedagógico
Outra área de atuação bem interessante dos pedagogos é a participação na criação de materiais pedagógicos a serem utilizados nas escolas ou na educação em geral. Esses materiais podem ser livros, apostilas, vídeos, apps de celular e jogos diversos. Neste caso, os pedagogos atuam na supervisão e revisão dos produtos, para que estejam alinhados dentro do campo da pedagogia.
Hospitais
Se existem pessoas com demanda de aprendizagem, o profissional de pedagogia é necessário. Mas o que faz um pedagogo hospitalar? Dessa forma, não é diferente em um hospital. Diversas crianças, adolescentes e demais pessoas que estão em processo de aprendizagem e estão internadas em hospitais precisam de auxilio escolar quando a internação se torna muito longa.
Mas o que faz um pedagogo hospitalar? Os pedagogos que trabalham em hospitais precisam ministrar aulas e realizar tarefas pedagógicas com essas pessoas, sempre levando em consideração as condições de saúde que elas se encontram.
A faixa salarial dessa área é a mesma do Auxiliar de Orientação Pedagógica.
ONGs
Da mesma forma que nas demais instituições, nas Organizações Não Governamentais não é diferente. O pedagogo atua ministrado aulas, coordenando diversos projetos e atendendo a crianças. Pode também atuar em atividades em bibliotecas, elaborando materiais didáticos ou organizando treinamentos.
A faixa salarial dessa área é a mesma do Auxiliar de Orientação Pedagógica.
Orientação educacional
O que faz um coordenador pedagógico dentro da escola? Na orientação educacional, o profissional da pedagogia atua dentro das escolas, orientando os alunos em seu desenvolvimento pessoal, formação de valores e atitudes. Ele ouve e dialoga com todos os envolvidos como: alunos, pais, professores e comunidade, ajudando a todos a se compreenderem. Além de participar da organização e realização do projeto político-pedagógico da escola.
A faixa salarial do Orientador Educacional fica entre R$ 1.802,97 e R$ 6.175,98.
Sala de aula
Muitas pessoas que ingressam no curso de pedagogia o fazem com a intenção de atuar em sala de aula. Dessa maneira, o pedagogo é o profissional que tem habilitação para ser professor na educação infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no EJA – Educação de Jovens e Adultos.
O profissional que escolhe essa atuação auxilia os alunos na alfabetização e, além disso, auxilia a interpretação dos aspectos culturais da sociedade. Esse profissional pode atuar tanto em escolas públicas quanto particulares e possibilita a este um aprendizado constante ao estar em contato com os alunos.
Essa escolha de atuação pode ser feita ainda durante a faculdade para que, assim, o aluno possa buscar maneiras de se aperfeiçoar e realizar um bom trabalho. A faixa salarial dessa área é a mesma do Auxiliar de Orientação Pedagógica.
Tecnologia
Os aplicativos direcionados para educação precisam sempre de orientação de um profissional da pedagogia. São diversos hoje no mercado, que podem ajudar os alunos a escreverem suas redações, fazer revisão para provas, jogos interativos, entre outros. O pedagogo pode ajudar tanto no desenvolvimento dos jogos como também atuar em programas educativos prestando assessoria na metodologia de aprendizado.
A faixa salarial dessa área é a mesma do Auxiliar de Orientação Pedagógica.
Leia também: Rota das carreiras: como a orientação vocacional pode ajudar?
Qual é o salário de um pedagogo?
De acordo com levantamento do site Vagas.com.br, um pedagogo ganha em média um vencimento de R$ 2.989 no Brasil. É interessante que a pesquisa realizada pelo site aponta que, antes de tornar-se pedagogo, 10% dos profissionais da área foram professores e 2% subiram de cargo, tornaram-se supervisores ou coordenadores pedagógicos.
Agora você sabe o que faz um pedagogo?
Agora que te passamos diversas opções para quem é formado em pedagogia, você já sabe que área escolher? Conta pra gente! E se quiser continuar acessando conteúdo de qualidade sobre mercado de trabalho, bolsas, cursos, ensino e carreira, continue acompanhando o blog Vai de Bolsa.
Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.