Bacharelado e licenciatura: entenda a diferença entre os dois cursos

Definir um curso de graduação é uma escolha muito importante, pois pode influenciar o futuro de toda a sua carreira. Nesse caso, melhor analisar alguns termos comuns quando procuramos informações sobre uma faculdade. Por exemplo, já viu como alguns cursos são definidos como bacharelado ou licenciatura? Na prática, você sabe a diferença de cada definição?

Compreender essa diferença é um passo bem importante para acertar na hora de escolher uma graduação. De forma geral, a diferença entre os dois está na área de atuação no mercado de trabalho e a grade curricular base. Além do mais, é bem normal as universidades oferecerem as duas opções para o mesmo curso.

Para te ajudar a entender por que tudo isso acontece e qual exatamente é a diferença entre bacharelado e licenciatura, continue lendo o texto e fique por dentro dos detalhes. Sabendo de tudo, você entende onde seu curso se encaixa e se atende as suas expectativas.

Leia também: O que é bacharelado? Entenda a titulação e qual a diferença para outras

Bacharelado: estudo generalista

Vamos começar entendendo como funciona o bacharelado. Quem escolhe um curso nessa modalidade pode atuar nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho, de acordo com sua formação. Por isso, é comum chamar um bacharel de profissional generalista, pois ele exerce muitas funções em sua formação.

Com isso, não fica preso em um espaço ou atuação. Pode expandir os horizontes e até mesmo trabalhar em pesquisa. Geralmente, quem opta por essa opção quer alternativas para o mercado de trabalho. Vamos pegar um exemplo: o bacharel em Direito. Ele se forma com a possibilidade de tornar-se advogado, promotor, juiz ou na área jurídica de uma forma geral. Também pode ser pesquisador e desenvolver trabalhos científicos sobre a área.

Muitos cursos são oferecidos nessa linha e alguns deles só se encaixam como bacharelado. Entre eles estão: Administração, Agronomia, Biomedicina, Farmácia, Medicina, Jornalismo, Engenharia Civil, Direito, Publicidade e Propaganda e muitos outros.  

Licenciatura: foco em sala de aula

Já a licenciatura se caracteriza principalmente por ser uma formação feita para preparar um profissional para ensinar. Nela, os estudantes absorvem muito sobre ensino e aprendizagem e entram em contato com técnicas de ensino e outras metodologias pedagógicas. Assim, as matérias com viés pedagógico são o que diferenciam a licenciatura do bacharelado. Elas dão a base para a pessoa se tornar professor.

Claro, antes de partir para a sala de aula, o licenciado ainda deve passar por um estágio supervisionado, onde consegue lecionar em turmas do ensino fundamental e médio, a partir da orientação de outro professor. Inclusive, essa preparação é exatamente no principal local de atuação do licenciado: em escolas particulares e públicas da rede de educação básica.

Ainda assim, com a licenciatura você pode participar da gestão escolar, especialmente se escolher cursar Pedagogia, que forma professores do ensino infantil e das primeiras séries do ensino fundamental. Junto com Pedagogia, outros cursos são oferecidos como licenciatura, entre eles História, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa.

Bacharelado e licenciatura: similaridades e diferenças

Vamos começar com o que elas têm de igual: ambas são cursos superiores, os quais devem ser aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Na prática, o diploma recebido não tem um grau de importância maior ou menor, simplesmente um foco de formação diferente.

As duas abordam temáticas relevantes sobre a área, não deixando nada extremamente importante de fora. Por exemplo, se fizer licenciatura em Ciências Biológicas, ainda terá uma grade curricular completa, cheia de conceitos que são norteadores para futuros biólogos.

Sobre as diferenças, já falamos do mercado de trabalho e como o bacharel tem uma perspectiva mais geral quando começa a atuar. O licenciado foca na sala de aula e desenvolve habilidades e conhecimentos pedagógicos para passar o conhecimento para frente. Outra diferença entre os dois é o tempo de estudo na universidade. Enquanto o primeiro dura de 4 a 5 anos, o segundo é um pouco menor, chegando no máximo em 4 anos.

Cursos com as duas opções

Existem algumas graduações que podem ser encontradas com as duas modalidades. A diferença entre elas segue o que comentamos antes. Algumas pessoas optam por fazer ambas para conseguir ainda mais opção no mercado de trabalho. E é bem interessante considerar a possibilidade.

Seguem abaixo alguns cursos onde você pode optar entre bacharelado ou licenciatura:

  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • História;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Música;
  • Química;
  • Teatro.

Leia mais: Veja qual é a diferença entre tecnólogo e bacharelado

Bacharelado e licenciatura: qual escolher?

Antes de definir, se pergunte quais são suas pretensões para o futuro. É importante entender que enquanto o bacharel encontra mais opções no mercado de trabalho, o licenciado sempre tem demandas e dificilmente enfrenta dificuldades para encontrar emprego. No fim, nada impede de se formar nas duas categorias, fica a seu critério.

Não deixe de acompanhar mais conteúdos do blog do Vai de Bolsa e entenda tudo sobre o mundo da educação e suas particularidades. Até a próxima!

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?