A área da saúde costuma ser muito procurada por quem deseja iniciar uma carreira. Não à toa, durante a pandemia, uma pesquisa da Pearson, divulgada pela CNN Brasil mostrou que jovens de 11 a 17 anos tem se interessado mais por cursos dessa linha. Naturalmente, a parte de nutrição também gera curiosidade. Uma delas, a Nutrologia, é uma possibilidade interessante, mas pouco conhecida se comparada a outras. Quem se depara com o tema deve pensar: “o que é um nutrólogo”?
Na sociedade de forma geral costumamos ter mais contato com nutricionistas e endocrinologistas, quando falamos de cuidado com a alimentação e hábitos saudáveis. Ainda assim, a Nutrologia é um espaço onde essas questões também são extremamente relevantes. Afinal, o nutrólogo é um médico especialista que pesquisa o impacto dos alimentos no corpo humano.
Ainda assim é comum termos dúvidas sobre a diferença de cada profissional ligado à nutrição. Por isso, vamos te dar uma mão nessa questão. Continue lendo e saiba o que é um nutrólogo, a diferença para as outras duas áreas e como funciona o mercado para o profissional.
Leia também: Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo? Entenda já!
O que é nutrólogo? Conheça a área
O nutrólogo é um médico com pós-graduação em Nutrologia. Na prática, para atuar como esse profissional, você precisa entrar numa faculdade de Medicina, estudar os seis anos de graduação, mais a residência e cursar a especialização, com duração de cerca de dois anos. Ou seja, um nutrólogo é um médico com conhecimentos para a prevenção e tratamento de doenças relacionadas a uma má alimentação.
Com isso, ele realiza o diagnóstico das patologias, faz acompanhamento nutricional com os pacientes, além de ser habilitado para prescrição de medicamentos e tratamentos para doenças. Assim, sua atuação está mais voltada para a parte médica. Afinal, trata-se de um médico que vai utilizar todo seu conhecimento para tratar o paciente.
Consequentemente, se alguém aparecer com sintomas de obesidade, diabetes ou hipertensão arterial, esse médico pode diagnosticar e tratar as doenças, juntando o conhecimento da medicina com os efeitos dos alimentos, seus benefícios e malefícios para a dieta humana.
Mercado de trabalho
Trabalhar com nutrologia permite ao profissional estar em empresas e organizações da área da saúde. Indústrias farmacêuticas, assim como hospitais e secretarias da saúde costumam ser locais com vagas para nutrólogos. Porém, dá para abrir uma clínica e trabalhar em conjunto com outros profissionais, como nutricionistas e endocrinologistas, além de cardiologistas.
Seguindo a linha de outras especialidades da medicina, o profissional com essa pós ganha em média R$ 6.000, dependendo do porte da empresa e da cidade em questão. Ainda assim, é possível chegar aos R$ 8.000, caso o cenário permita o pagamento.
Nutrólogo X Nutricionista X Endocrinologista: qual a diferença?
Antes de observar as diferenças, vamos lembrar a área de atuação de um nutricionista e de um endocrinologista. O primeiro é responsável por analisar a dieta de um paciente e, a partir disso, montar um plano de alimentação que vá ao encontro de seu metabolismo e das suas preferências alimentares. Claro, ele faz tudo isso analisando o equilíbrio de nutrientes e calorias. Com isso, previne doenças e ajuda na melhoria da qualidade de vida.
Por outro lado, o endocrinologista diagnostica e trata das doenças relacionadas ao metabolismo e distúrbios hormonais. Ele pode ajudar no tratamento de doenças como obesidade, hipertensão, assim como osteoporose e menopausa. Portanto, ele foca na produção hormonal e trabalha para repor as disfunções.
Diferença entre nutricionista e nutrólogo
A primeira diferença está na formação. O nutrólogo é um médico e o nutricionista é graduado em nutrição. Por si só já há uma distinção considerável na condução do tratamento. Um utiliza a base médica o outro leva em conta a composição química e nutricional dos alimentos.
Enquanto o nutrólogo avalia a saúde do paciente por meio de exames e dá orientações para preservar o bem-estar, o nutricionista é responsável por criar uma dieta que leva em conta as característica da pessoa e os nutrientes e calorias necessários para fazer um bom plano. Assim, as áreas podem até atuarem na mesma linha, mas possuem abordagens diferentes.
Diferença entre endocrinologista e nutrólogo
Os dois são médicos, mas a atuação é diferente. O endocrinologista analisa a produção hormonal e faz a suplementação com medicamentos para conseguir corrigir problemas. Com isso, ele trata questões mais pontuais, lidando com os sintomas e a evolução da doença.
Já o nutrólogo se concentra nos hábitos alimentares, tendo a intenção de lidar com a situação de forma mais permanente, pois leva em conta o que o paciente come ou deixa de comer. Assim como no caso anterior, as duas funções são importantes.
E aí, qual área vai escolher?
Agora que você já sabe o que é um nutrólogo, fica mais fácil de decidir por qual área escolher. Elas têm similaridades, mas cada uma possui um foco e importância. É bom considerar que duas delas (Nutrologia e Endocrinologia) são especializações da graduação em Medicina, então precisa ser médico para entrar na área. Ainda assim, é importante saber a diferença, até para quando quiser fazer uma consulta.
Esse texto te ajudou? Continue lendo as produções do blog do Vai de Bolsa e não perca nenhuma novidade.