Depois de alguns anos de trabalho e dedicação em uma empresa, surge uma notícia inesperada. Você é chamado em uma sala de reuniões e é avisado que chegou o seu momento de ser desligado. Ou então, em outro cenário, você já está saturado do atual emprego e profissão e sempre almejou uma mudança. E agora, o fazer. Nesses casos, o melhor caminho é buscar a recolocação profissional.
A recolocação profissional pode ocorrer de duas maneiras para quem está no mercado de trabalho: seja por querer buscar algo novo na carreira profissional ou por falta de oportunidades de emprego na sua área.
Se você se encaixa em algum dos perfis acima, está lendo o post certo. Confira a seguir algumas dicas que poderão ajudar você a buscar uma nova recolocação profissional e atravessar a crise abrindo novas portas.
Como buscar a recolocação profissional
Saiba que é bem comum alguém passar pelo processo de recolocação profissional. Se no mercado não há muitas oportunidades de emprego ou se você está insatisfeito com a atual área profissional, talvez seja hora de explorar novos horizontes. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar você a se recolocar no mercado de trabalho:
Leia também: Como responder a pretensão salarial na entrevista e ir bem
Organização financeira
Se você está planejando trocar de área, é preciso organizar as finanças pessoais. Como você não sabe o dia de amanhã, pode ser que venham momentos conturbados pela frente. Portanto, é preciso estar preparado caso surja algum imprevisto ou você se depare com alguma instabilidade.
Organizar-se financeiramente pode ajudar você a não passar apertos no futuro e também contar com uma margem de dinheiro. Em outras palavras, uma economia que pode dar a você a possibilidade de apostar em outra carreira ou rumo profissional de forma mais tranquila.
Atualizar o currículo
Essa dica serve tanto para você que está desempregado ou que está buscando uma recolocação profissional, mas está trabalhando. Como você nunca sabe o futuro, poderá surgir uma vaga em alguma outra empresa que lhe interesse. Desse modo, é fundamental estar com o currículo atualizado. Caso você esteja buscando uma vaga ofertada, ajuste o seu currículo de acordo com as exigências para essa vaga.
Estar com o currículo atualizado pode ser uma carta na manga na hora que surgir a vaga. Certamente você ganhará tempo e poderá ser chamado para preencher a lacuna do tão sonhado novo emprego.
O blog Vai de Bolsa pode te ensinar a escolher o melhor modelo de currículo.
Trace um plano de ação
Para buscar recolocação profissional é importante agir. Sendo assim, é preciso ter a consciência de que você constrói o seu futuro pelas suas ações no presente. Desse modo, nada de ficar se lamentando, que nada acontece ou que todos são injustos com você.
Portanto, projete um plano e execute, pense nas possibilidades e resultados que uma ação pode causar. Avalie e reavalie se essa ação trará boas consequências. Ao executar um plano de ação, é mais fácil tomar uma decisão assertiva para a sua carreira.
Faça networking
Não esqueça de atualizar os seus contatos e de procurá-los. Essa pode ser uma ótima estratégia. Quem sabe algum conhecido não tenha uma dica ou indicação valiosa para você?
Uma boa rede de contatos pode ser uma maneira muito útil de recolocar-se profissionalmente. Portanto, não deixe de atualizá-la e e fazer conexões frequentes para que você seja lembrado para uma vaga a ser preenchida.
Pesquise sobre empresas de recolocação
Você sabia que existem empresas ou profissionais que prestam um serviço chamado job hunter, em português, recolocação profissional? Dependendo da colocação que você tem ou tinha, algumas empresas costumam contratar consultorias e essas empresas tem um profissional chamado head hunter, responsáveis pelo mapeamento das contratações.
Você pode pesquisar sobre esses especialistas em redes sociais. O Linkedin é uma ótima ferramenta para isso.
Cursos online
Se você tem algum tempo disponível, talvez seja uma boa opção procurar algum curso de capacitação online. Hoje em dia, existem diversas plataformas que oferecem cursos com baixo custo ou até gratuitos, que podem ajudar você a ter um novo direcionamento profissional. Veja duas plataformas de ensino online:
Leia também: Melhores faculdades EaD: veja quais são e as oportunidades
Rock Content
Se você é da área da comunicação, essa plataforma é a mais indicada. Pois ela é focada no marketing digital e oferece cursos tanto gratuitos, quanto pagos, chamados premium.
Nessa plataforma, você terá diversos cursos direcionados para a área de produção de conteúdo, WordPress, entre outros. Quem sabe você não faz algum curso gratuito para ter ideia mais ou menos do conteúdo e assim decidir o horizonte que você quer ir?
Udemy
Essa é uma das maiores plataformas de ensino online e oferece cursos para todas as áreas. Ela oferece cursos a baixo custo e constantemente lança promoções que podem facilitar bastante o seu acesso. Certamente, você encontrará algum que agrade você e quem sabe você não tenha um insight para se recolocar profissionalmente.
Além de poder fazer os cursos EAD ( Ensino a Distância), a plataforma destina um espaço para você ensinar e disponibilizar alguma aula e ainda receber por isso. Portanto, pode ser uma maneira de ganhar algum dinheiro e ainda propagar o que você sabe, alcançando alunos através do mundo.
Ter autoconhecimento
Esse quesito pode ser fundamental na hora de se recolocar profissionalmente. Saiba que é primordial ter autoconhecimento, pois somente assim você saberá analisar quais os seus pontos fortes e fracos. Isso pode funcionar muito bem na hora de uma entrevista ou na hora de decidir qual caminho seguir e identificar qual área pode ser mais promissora para você.
Portanto avalie bem e trabalhe o autoconhecimento para tomar uma decisão certa na hora de mudar de emprego ou passar por um processo seletivo de contratação.
Considere a possibilidade de empregos temporários
Essa pode ser uma maneira de ganhar experiência em outras áreas. Se você está desempregado, pode ser que seja chamado para uma vaga futura. Trabalhar em empregos temporários também ajuda você a ampliar o networking. Certamente alguém recomendará você a alguma vaga que tenha conhecimento ou então servirá como experiência para um novo rumo profissional em potencial.
Trabalhar como PJ
Certamente, você já deve ter visto um anúncio de vaga de emprego que diz: “contrata-se para trabalhar como PJ”, não? Isso significa atuar como Pessoa Jurídica.
Para isso é fundamental que você faça um registro de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Você pode começar abrindo um registro de MEI (Microempreendedor Individual), que é a modalidade mais simples de classificação fiscal.
Sendo assim, você trabalhará sem vínculo empregatício com uma empresa através de prestação de serviço. Além dessas opções, você pode trabalhar com o e-commerce. Portanto, pode ser uma maneira de entrar em outro nicho de mercado.
Neste outro artigo, mostramos o que vale mais a pena: trabalhar como PJ ou CLT?
Frequentar cursos e palestras
Essa pode ser uma forma de ampliar seus horizontes para novos caminhos profissionais. Muitas vezes uma palestra pode ser motivadora nesse sentido e ajudar você a enxergar além do que está diante dos seus olhos.
Os cursos podem oferecer meios de acessar novos caminhos profissionais e trazer mais capacitação. Portanto, podem ser ótimas ferramentas para agregar conhecimento e enxergar oportunidades futuras.
Planeje e tenha metas
Certamente, isso fará de você uma pessoa organizada e também ajudará você a administrar o aprendizado e focar em um objetivo a ser conquistado. Não deixe de planejar, isso dará a você um bom conhecimento sobre as oportunidades existentes e facilitará na hora de tomar uma decisão. Ao planejar, você estará também preparado para lidar com alguma frustração e isso permitirá que você aprenda com os erros ou tire uma experiência proveitosa a partir de algo que não funcionou.
Ter em mente uma meta faz com que você tenha foco para perseguir o objetivo. Porém, é preciso ter autoconhecimento e isso fará com que você saiba decidir com sabedoria aquilo que almeja na profissão ou carreira e fará com que você não perca tempo.
Administre a paciência
Agora que você sabe mais sobre recolocação profissional, é importante que você saiba administrar a paciência. Pois muitas vezes, se recolocar profissionalmente exige planejamento, pois nem sempre os resultados são imediatos. Portanto, não se desespere, plante agora para colher depois.
Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.