Existem diversas formas de estudar e muitas pessoas optam por utilizar métodos de estudo, que auxiliam na fixação e na absorção mais rápida do conteúdo. Você conhece ou utiliza algum método de estudo? Conheça os principais métodos e descubra qual é o mais eficiente para você.
Por que utilizar um método de estudo?
Os métodos de estudo são técnicas utilizadas para aumentar o processo de aprendizado, focando na fixação de conteúdo. Dessa forma, o estudo fica mais eficiente, aproveitando melhor o tempo disponível. A utilização de métodos para estudo ajuda a reverter a “curva do esquecimento”. Segundo o filósofo Hermann Ebbinghaus, que descobriu a curva do esquecimento, ela mostra a quantidade de informações que o cérebro é capaz de reter dentro de um determinado período de tempo.
Um bom exemplo é: quando você termina de assistir a um filme, a curva está no seu ponto máximo. Ou seja, você se lembra de praticamente tudo que aconteceu no filme. Com o passar do tempo, a curva vai diminuindo. Cerca de um mês após assistir ao filme, e não ter mais nenhum contato com conteúdos relacionados a ele, você terá poucas lembranças sobre ele. Isso acontece porque o cérebro descarta informações que não são utilizadas com frequência.
É por esse motivo que rever as matérias estudadas é importante. Dessa forma, seu cérebro entende que você está utilizando o conteúdo e o mantém. Conheça a seguir alguns métodos de estudo:
Flashcard
O método de estudo com o Flashcard se baseia em um sistema de perguntas e respostas. Eles são cartões com perguntas de um lado e a resposta certa do outro. Você pode utilizar os cartões com perguntas de qualquer matéria, desde matemática até idiomas. No verso, coloque a resposta correta e lembre-se: existe apenas uma resposta correta para cada pergunta.
Se desejar, utilize um sistema de cores, para identificar qual card pertence a qual matéria. Outra método interessante é separar os cartões de acordo com as respostas. Separe em uma pilha as respostas certas, em outra as respostas erradas e em uma terceira pilha separe as respostas certas, mas que foram respondidas com dificuldade. Dessa forma, você consegue ter um direcionamento de quais matérias ou assuntos precisa se dedicar mais.
Fichamento (ou ficha-resumo)
O fichamento, ou ficha-resumo, é um resumo feito com suas próprias palavras sobre determinado assunto. É muito comum encontrar fichamentos em tópicos, mas também é possível criá-lo com texto corrido.
É muito importante que você inclua no seu fichamento os pontos principais sobre o assunto que está sendo estudado. Inclua também suas próprias interpretações.
Lembre-se que o fichamento é um resumo, então atente-se para não incluir informações demais e perder o sentido do método de estudo.
Método Cornell
Para deixar o seu fichamento ainda mais efetivo, utilize o método Cornell. O método foi criado na década de 1940 por um professor da Universidade de Cornell. Ele consiste em dividir o fichamento em três seções:
- Notas: a primeira seção serve para parafrasear as principais ideias sobre o assunto estudado;
- Palavras-chave: a segunda seção deve ser utilizada para um breve resumo, com comentários e palavra-chave;
- Perguntas: a última parte do fichamento deve ser utilizada para perguntas.
Utilizando o método de estudo de Cornell, você terá um fichamento simples e rico, facilitando a revisão de diversos assuntos. Ah, não se esqueça de fazer um fichamento diferente para cada assunto.
Mapa mental
O mapa mental é um método de estudo muito indicado para pessoas mais visuais. Ele consiste em organizar o assunto a partir de um tema central e depois ramificá-lo. Utilize palavras, ícones e flechas para criar as conexões.
Um grande ganho da utilização de mapas mentais é a conexão que é possível criar dentro das informações disponíveis. Isso ajuda a facilitar o entendimento mais amplo sobre o tema.
Utilize balões, desenhos e cores. Você pode criar um padrão, exemplo: utilize balões para assuntos primários e quadrados para assuntos secundários – que são importantes, mas não são os principais.
PDCA
Quem já está inserido no mercado de trabalho provavelmente já ouviu falar do PDCA. O método consiste em planejar (plan), executar (do), verificar (check) e agir (action) e foi adaptado para o calendário de estudos. Muitos concurseiros utilizam esse método, pois ele é muito eficiente.
- Planejamento: faça um cronograma macro sobre tudo que precisará fazer durante o seu processo de estudo. Inclua até mesmo a prova. Detalhe as ações, quais metodologias e recursos serão utilizados, qual tempo de execução. Enfim, atribua ao planejamento a maior quantidade de detalhes que você possuir.
- Execução: coloque em perspectiva tudo que você planejou e comece os estudos. Essa é uma fase de testes.
- Verificação: identifique os pontos de acertos, faça adequações em suas rotinas e otimize ainda mais a sua preparação e estudo.
- Ação: depois de testar e validar a metodologia, é nesse momento que você inicia realmente seus estudos. Dessa forma, você já sabe o que tem de fazer e qual é a melhor forma.
Kanban
Esse é outro método de ensino adaptado do mundo corporativo. Diversas empresas utilizam o método do Kanban para organizar suas demandas e dar visibilidade às tarefas. É um método muito simples e prático.
Consiste em um quadro com três colunas, em que na primeira constam as tarefas, ou estudos, que ainda estão pendentes (to do), a segunda apresenta o que está sendo estudado no momento (doing) e a terceira o que já foi concluído (done).
É muito importante que o quadro fique visível para você durante a sua rotina. Se você prefere algo mais digital, pode utilizar uma planilha ou ferramenta como o Trello.
Método de estudo Robinson (SQ3R)
Esse é um método de estudo muito eficiente, criado por Francis Pleasant Robinson. Ele também pode ser utilizado para aprender coisas novas. Existem métodos que utilizam do SQ3R até mesmo para ensinar a leitura.
- Survey (examine);
- Question (questione);
- Read (leia);
- Recite (recite);
- Review (revise).
Para incluir o método do SQ3R no seu dia a dia de estudos, você deve seguir o roteiro proposto acima para cada assunto a ser estudado.
Dicas para seus estudos
Explique o conteúdo para si mesmo
Você já tentou explicar o conteúdo que está estudando para si mesmo? Tente repetir e explicar o conteúdo em voz alta, como se estivesse palestrando, ou ministrando uma aula. A técnica funciona muito bem para agilizar o aprendizado e fixar o conteúdo estudado.
Explique o conteúdo até que você realmente se sinta seguro e confortável. Se você falar em voz alta um conteúdo que não domina, ou ainda não compreendeu completamente, ele não será eficaz.
Desligue seus aparelhos eletrônicos
Se você adora passar um tempo nas redes sociais e sente dificuldade em desconectar, tente uma técnica mais eficiente: desligue seus aparelhos. Isso vale para o celular, e até mesmo para o computador – quando não estiver utilizando para os estudos.
Além de te dar mais tempo para estudar, esse método ajuda a diminuir a sensação de ansiedade, que costuma aparecer em quem tem o hábito de manter-se conectado nas redes sociais o tempo todo.
Faça simulados
Um dos métodos mais eficientes para os estudos é a realização de simulados. Faça o download de simulados, ou então busque as provas antigas do Enem, ou do vestibular que você quer prestar.
Cronometre o tempo que você vai gastar para realizar o exame. E leve o simulado a sério. Ele não vai funcionar se você parar para mexer no celular, consultar matérias para responder às questões ou ficar levantando o tempo todo para fazer um lanchinho. Há quem diga que você deve escolher até mesmo uma cadeira desconfortável, para simular exatamente o ambiente da prova.
Depois de finalizar o simulado, faça a revisão da prova. Entenda o que você errou e quais são as matérias ou assuntos nos quais tem mais dificuldade.
Você utiliza algum outro método de estudo que não está listado aqui? Deixe seus comentários.