Provavelmente você já ouviu falar sobre o curso de museologia. Mas, você conhece todas as atividades que um museólogo pode realizar? Podemos garantir que o campo profissional vai muito além de trabalhar em museus.
O museólogo trabalha com atividades relacionadas a projetos e políticas culturais vinculadas ao patrimônio cultural, material e imaterial. No dia a dia pode atuar no planejamento, gestão, execução e no acompanhamento dos projetos.
Além disso, pode realizar pesquisas, montar e organizar coleções, classificar e organizar documentos e obras de arte – que também são preservadas.
Então acompanhe este artigo e conheça mais sobre o curso, mercado de trabalho e atividades de um museólogo.
Leia mais: 8 cursos para quem gosta de artes
Principais áreas de atuação do museólogo
Como vimos acima, o museólogo pode atuar em várias áreas. Conheça algumas áreas de atuação abaixo:
- Ação Cultura: O museólogo pode realizar apresentações pedagógicas de acervos ao público. Explanando sobre conteúdos e temáticas tratados em determinadas exposições para públicos específicos, como por exemplo para adolescentes e idosos;
- Ação Documental: O profissional pode trabalhar na realização de intercâmbio de peças com museus ou qualquer outra instituição cultural, artística, histórica ou científica, para trocas temporárias de obras. É ele que também será o responsável pela documentação para a permuta de obras. Além disso, o museólogo pode elaborar políticas de aquisição, cuidar da seleção de obras e também da identificação de peças do acervo;
- Catalogação: Realizar toda a catalogação, como por exemplo, organizar o acervo, numerar e fotografar as obras e também produzir laudos técnicos. É o profissional da área de Museologia que irá controlar a entrada e saída de obras, realizar a avaliação das obras – para empréstimos – e também é quem irá auxiliar no processo de tombamento do acerto;
- Conservação: O museólogo tem aptidão para avaliar a necessidade de restauração de obras e então, encaminhá-las para conservação ou recuperação. Também é ele quem irá monitorar as condições adequadas para o armazenamento, como por exemplo a condição do ambiente em que a obra estará, condições de manuseio, trasporte e também exposição das peças;
- Exposição: Selecionar obras e suas informações, além de definir a melhor maneira de expôr as peças, também é uma função do museólogo;
- Memória Empresarial: Além de trabalhar com obras culturais, o profissional também pode trabalhar organizando acervos de empresas ou instituições públicas. Nesta área o profissional irá realizar pesquisas e recuperar documentos, sobre a história da instituição;
- Pesquisa: O museólogo também pode trabalhar diretamente com pesquisa, se aprofundando em temas, períodos históricos, artistas ou obras de acervos.
Como é o curso de Museologia
O curso de museologia tem a duração média de 4 anos, e para a conclusão do curso é preciso realizar o estágio obrigatório, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou monografia.
Durante o curso , é possível encontrar disciplinas da área de Ciências Humanas, como por exemplo, História Geral, História do Brasil, História da Arte, Antropologia e Sociologia. Além disso, há aulas sobre conservação de acervos, documentação museológica e gestão de museus.
O curso também conta com matérias práticas, onde o aluno aprenderá a construir maquetes, montar exposições e também catalogar peças de acervo.
Vale ressaltar que cada instituição possui uma especificidade de formação, sendo assim, é comum encontrar matérias básicas nos primeiros semestres, e depois matérias mais direcionadas para a especialidade focada na instituição.
Quer fazer o curso de museologia, mas não tem nenhuma universidade na sua cidade com este curso disponível?? Então saiba que também é possível encontrá-lo na modalidade Ensino à Distância (EAD). Dessa forma você pode adaptar os seus horários com os horários das aulas. Além disso, não precisa ter o compromisso de se dirigir à universidade todos os dias.
Leia também: Ensino EaD – como estudar a distância com bolsa de estudos
Pós-graduação em Museologia
- Ciências Documentais;
- Memória Social e Patrimônio Cultural;
- Museologia, Colecionismo e Curadoria;
- Museologia e Patrimônio Cultural;
- Museologia e Sociedade, entre outras especializações.
Mercado de Trabalho
Você sabia que existem, no Brasil, mais de 3,2 mil museus? A quantidade ainda tende a crescer, devido a ações como a Política Nacional de Museus. Essas políticas têm como objetivo aumentar a visitação e arrecadação, além de incentivar políticas de compra e preservação de acervos.
Para expandir o acesso as obras, novas instituições serão criadas em municípios pequenos, favelas, áreas indígenas e quilombolas.
Devido à políticas de ampliação de museus, o que cresceu também foi a demanda de museólogos, não apenas em cidades grandes. A maior demanda deste profissional continua sendo na área de preservação de obras e documentação. Também existe uma boa procura na área de memória institucional.
Mas, vale ressaltar que o museólogo pode trabalhar na gestão de centros culturais, centros de memórias e memoriais e também em galerias de arte, institutos de pesquisa, centros educacionais, bibliotecas, escolas, universidades, jardins botânicos, zoológicos, aquários, planetários, parques e reservar naturais.
É muito comum encontrar museólogos trabalhando em conjunto com historiadores, comunicólogos ou profissionais do Marketing para pesquisar e criar acervos sobre a história, identidade e trajetória de empresas.
Atualmente, existe uma nova área de trabalho para os profissionais da museologia: os museus virtuais. Já é possível encontrar 23 museus virtuais no Brasil. Além disso, existem museus físicos que disponibilizam seu acervo para visitação online. Neste contexto o museólogo trabalha na seleção de materiais.
Além disso, pode trabalhar na produção das informações sobre as obras e na atualização do site.
Vagas de emprego
É possível encontrar mais vagas de trabalho na região Sudeste, que possui a maior concentração de museus do Brasil. São 37% dos museus na região. As cidades que possuem o maior número de vaga de empresa são: Rio de Janeiro e São Paulo. Já em Minas Gerais é mais comum encontrar vagas na área de preservação do patrimônio histórico.
Para exercer a profissão, de forma regulamentada, é necessário ser graduado no curso de Museologia e ser registrado no Conselho Regional de Museologia.
Gostou da área de Museologia?
Pronto! Agora você conhece mais sobre o curso de Museologia. Aproveite o Blog Vai de Bolsa e conheça mais sobre diversos cursos e áreas de atuação.