Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

15 dicas para calouros na faculdade

Ao passar no vestibular o sentimento de alegria, dever cumprido e de vitória tomam conta do vestibulando. Porém, já nos primeiros dias na faculdade esses sentimentos bons podem dar espaço para inseguranças, medos e confusões. Afinal, é uma vida nova, muitas vezes longe de casa, da família e dos amigos, e é preciso se adaptar à nova realidade. Então, para ajudar o universitário nessa nova fase super importante da vida, separamos 15 dicas para calouros na faculdade.

1. Monte a sua grade de disciplina para o período

A primeira tarefa que o estudante deve fazer após realizar a matrícula no curso desejado, é montar a sua grade de disciplinas para o período. Porém, vale a pena verificar se a sua universidade possui uma grade padrão para o primeiro semestre, nesse caso você não precisará montar a sua grade.

De qualquer forma, uma das dicas para os calouros no primeiro dia da faculdade é levar a grade impressa, ou no celular. Dessa forma fica mais fácil encontrar as salas e você evita ficar perdido pelo campus. 

Nos cursos universitários os alunos costumam mudar de sala, e não os professores, como acontece em algumas escolas de ensino médio. 

2. Localize-se no seu campus

Ainda sobre localização, é importante que você saiba onde ficam os principais locais do seu campus, como por exemplo, suas salas de aula, a biblioteca, os laboratórios ou a secretaria do seu curso.

Dessa forma, quando você precisar se dirigir para alguns desses lugares, não ficará perdido.

Além disso, se houver a oportunidade para o calouro visitar o campus da sua faculdade antes do início das aulas, será muito bom, pois assim ele já terá algumas dicas sobre os principais locais da universidade, e já vai se familiarizando com o campus. 

3. Encontre dicas sobre o melhor trajeto para um calouro chegar na faculdade

Programe-se antes para descobrir qual é o melhor trajeto para a universidade e qual horário você deve sair de casa, de forma a não se atrasar para as aulas.

Se necessário peça ajuda aos calouros ou se informe na secretaria do seu campus. 

Tem um amigo que mora perto, ou conhece algum grupo de carona para a faculdade? Caronas são ótimas opções, pois além de ser uma opção mais econômica e confortável do que transporte público, pode te proporcionar novas amizades. 

Uma das alternativas para isso é o aplicativo Blablacar.

4. Socialize e faça amizades

Estudar em um local onde você não conhece muita gente, pode ser um pouco solitário. Isso se potencializa se você mudou de cidade para estudar. Sendo assim, busque socializar e fazer amizades, tanto com calouros quanto com veteranos.

Os calouros estarão passando por momento como você, de adaptação e de busca por novos amigos. Enquanto que os veteranos, já passaram por esse momento, conhecem o curso, a faculdade e os professores, o que pode ser de muita valia para você. 

Uma das dicas para os calouros da faculdade é participar das calouradas ou festas de boas-vindas. Mas cuidado, não participe de trotes que incitem violência física ou psicológica.

Não faça nenhuma ação que não se sentir confortável, apenas para ser aceito ao meio. 

5. Participe de grupos em redes sociais

Para ajudar na integração com outros alunos, participe de grupos da sua turma ou da faculdade nas redes sociais. Dessa forma, você pode conhecer novas pessoas, se aproximar de outros calouros e ainda por cima, receber dicas ou informações sobre a faculdade. Saber as notícias do campus, e o que está acontecendo pode ser importante também.

6. Participe das Atléticas

As Atléticas estão sempre fazendo festas universitárias, jogos ou eventos para angariar fundos. Além disso, algumas Atléticas apoiam ações sociais dentro do campus.
Se você gosta de esportes, música, ou festas, provavelmente vai gostar muito de participar da Atlética. 

7. Já conhece o CA do seu curso?

O Centro Acadêmico, mais conhecido como CA, costuma ser um grupo de estudantes que representa o curso junto à administração da faculdade. Fazer parte desse grupo pode te proporcionar novos desafios, responsabilidades e amizades. 

8. Aproveite as refeições do Restaurante Universitário

É comum que universidades públicas possuam um Restaurante Universitário, mais conhecido como RU. O RU possui refeições com um preço muito acessível.

Caso a sua faculdade possua um RU, aproveite e faça as suas alimentações nele, dessa forma, você economiza e se alimenta bem. 

9. Alimente-se bem

Falando em alimentar-se bem, essa é uma das dicas mais valiosas para os calouros da faculdade.

Muitos estudantes possuem uma rotina muito frenética de estudos, trabalho e festas, e acaba não dando a devido importância para a sua alimentação. É comum encontrar estudantes dizendo que “vivem de miojo”, ou consomem apenas alimentos industrializados.

A longo prazo, uma alimentação não balanceada, pode trazer risco à saúde dos estudantes. Sendo assim, busque comer frutas e verduras frequentemente, além de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, e deixe os industrializados apenas para momentos de extrema necessidade. 

Além das dicas acima, uma boa ideia para calouros conseguirem criar a rotina da alimentação saudável durante a faculdade, é: utilize o final de semana para cozinhar suas refeições.

Faça “marmitinhas” e congele-as. Dessa forma, você pode descongelar as marmitas durante a semana, e garantir uma alimentação mais saudável. 

Veja aqui algumas receitas fáceis para universitários.

10. Pratique esportes e tenha bons hábitos de sono

Além disso, ter bons hábitos de sono e praticar esportes também é importante para manter a saúde.

Buscar grupos de corrida, ou praticar esportes coletivos também pode ser uma ótima ideia para a socialização nos primeiros meses. 

Organize o seu cronograma de estudos e faça planejamentos para estudar para as matérias, antes das provas. Dessa forma, você não precisa passar noites em claro estudando e consegue manter bons hábitos de sono. 

11. Participe de projetos de pesquisa e extensão

A vida acadêmica não se resume a sala de aula. Como vimos, existem os Centros Acadêmicos, as Atléticas, e também existem projetos de pesquisa e extensão.

Estes projetos aproximam o estudante de diversas realidades, e pode ser uma atividade extracurricular muito valiosa para o período da universidade.

Busque informações sobre os projetos de pesquisa e extensão do seu curso e aproveite.

12. Não estude apenas na véspera das provas

Crie uma rotina de estudos frequente, se desejar, utilize um cronograma de estudos similar ao utilizado para o vestibular. Evite deixar tudo para a última hora.

A ideia é criar uma frequência de estudos, para que você não precise passar noites em claro estudando para provas, ou fazendo trabalhos universitários. 

Uma das dicas para os calouros na faculdade é separar um tempo para estudar o que foi passado durante a semana.

Dessa forma o seu aproveitamento universitário e no futuro profissional será mais bem aproveitado, pois você estará realmente aprendendo o assunto estudado, e não apenas decorando para passar em um teste. 

Veja neste post como montar um plano de estudos.

13. Não se assuste com as provas e trabalhos

Muitos estudantes ficam nervosos e ansiosos quando as provas e trabalhos começam a se aproximar. Para não passar por isso, mantenha uma rotina de estudos durante todo o semestre, converse com seus veteranos sobre as provas e trabalhos para entender melhor como funciona. 

Para manter a calma durante uma prova ou apresentação de trabalho, faça exercícios de respiração, tenha uma noite bem dormida e se alimente bem.

14. Busque ajuda profissional

Caso esteja se sentindo muito ansioso, nervoso ou deprimido, não tenha receio de buscar uma ajuda profissional. Doenças psicológicas atingem uma boa parte dos estudantes e devem ser tratadas de maneira séria.

Além de uma rotina muito estressante, cheia de estudos, provas e responsabilidades, segundo Karen Graner, um das psicólogas responsáveis por um estudo realizado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), existem outros fatores pouco investigados que podem acarretar problemas psicológicos, como “a percepção de discriminação social, de violência escolar, como a prática do trote, problemas atuais nas universidades brasileiras e que podem favorecer ou intensificar o sofrimento entre os estudantes”.

A revista Galileu fez uma lista de instituições que prestam atendimento psicológico de forma gratuita para a sociedade. Além disso, muitas universidades contam com centros de apoio psicológico. Sendo assim, busque ajuda se sentir problemas com ansiedade, estresse, depressão, entre outros. 

15. Esteja aberto à mudanças

Você está vivendo um novo ciclo em sua vida, cheio de mudanças e necessidade de adaptação. Mas lembre-se que além disso, é uma época para fazer bons amigos, ser mais independente e aprender muito sobre seu curso. 

Sendo assim, esteja aberto à mudanças e aproveite ao máximo tudo o que a universidade pode te proporcionar. 

Gostou das dicas para calouros na faculdade? Então encontre mais conteúdos como este no Blog Vai de Bolsa. 

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.