Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Onde estudar na África do Sul – confira o guia completo

Estudar na África do Sul pode ser uma excelente opção para aproveitar as oportunidades de ter uma formação de excelência e até mesmo trabalhar no exterior. Muitas pessoas não consideram esse país como uma opção de estudos por puro preconceito ou desconhecimento sobre como funciona a educação e o ensino por lá. É importante lembrar que a África do Sul é dona de uma riqueza cultural inestimável e é um dos países onde a educação é prioridade.

Portanto, se você tem interesse em desviar do eixo de universidades europeias e americanas, estudar na África do Sul é uma ótima opção. Saiba que lá existem diversas universidades que são referências mundiais. o

O país conta com três universidades consideradas como as melhores de todo continente africano. Outra grande vantagem de estudar na África do Sul é o custo benefício. Isso torna muito atrativo e faz do pais um destino de intercâmbio.

Leia mais: Segunda graduação: guia para mudar de carreira

Como estudar na África do Sul

As opções para estudar na África do Sul podem ser bastante variadas e relativas. Isso vai depender muito da sua formação e do momento que você está, seja como estudante ou profissional. Sendo assim, você pode procurar opções de intercâmbio, especialização ou graduação.

E além das grandes oportunidades de aprendizagem, estudar na África pode ser uma grande maneira de ter contato com culturas diferentes. E ainda aproveitar todas as belas características que o país pode proporcionar. Além disso, revolucionar a sua educação e forma de aprendizagem.

Para estudar na África do Sul, antes de tudo, é fundamental que você verifique os documentos que precisa e faça um bom planejamento financeiro. Caso você não disponha de muita verba para isso, uma bolsa de estudos no exterior pode fornecer um grande auxílio. E garantir uma segurança e tranquilidade maior para encarar os estudos.

Antes de ingressar em uma universidade na África do Sul, uma boa dica é de fazer uma viagem para lá. Isso caso você disponha de recurso e tempo para isso ou investir em um intercâmbio. Isso fará com que você conheça o país de maneira mais tranquila, sem a cobrança da universidade.

Permitirá que você se familiarize com o país e te deixe mais confiante quanto aos costumes, idioma e dia-a-dia.

Obtenha um visto de estudante para a África do Sul

O primeiro passo que você deve dar para estudar na África do Sul é garantir um visto de permanência para o país. Para isso, você necessita ir pessoalmente à Embaixada da África do Sul que fica em Brasília. Ou no Consulado Geral do país que fica em São Paulo e solicitar o visto referente a atividade que exercerá por lá.

Caso o seu tempo de permanência seja inferior a 90 dias, não é preciso realizar esse processo. Basta apresentar o passaporte com a data de 1 mês da data de retorno ao Brasil, com pelo menos 1 página em branco.

Além disso, é fundamental também a apresentação do CIV (Certificado Internacional de Vacina) contra febre amarela, que deve ser tomada 10 dias antes do embarque. Feito isso, você estará com um pé no país e, pelo menos, a parte burocrática estará resolvida.

As três melhores universidades da África do Sul

A África do Sul tem uma enorme preocupação com a educação. Não é à toa que lá existem três universidades que são consideradas as melhores do continente Africano e  referências mundiais. Com o fim do apartheid, o país vem se esforçando muito para formar uma nação instruída e consciente do seu passado, de modo que não repita os erros no futuro.

Para isso, o investimento em educação é fundamental e uma sociedade mais democrática e sem segregação só é possível através do ensino de qualidade. Confira a seguir quais são as universidades mais importantes da África do Sul:

1- Universidade da Cidade do Cabo ou Universidade de Cape Town (UCT)

Ela foi fundada no ano de 1829 e é considerada a universidade mais antiga do país. Seu campus se localiza no Pico do Diabo, na província do Cabo Ocidental e além de mais antiga. É considerada a melhor universidade da África, de acordo com o academic ranking of world universities ou Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo, em português.

Além disso, é uma instituição de ensino pública e se dedica fortemente às pesquisas científicas. Caso você não saiba, lá foi realizado o primeiro transplante de coração no mundo, no ano de 1967. Esse feito consiste em um fato histórico, que marca essa universidade positivamente como uma instituição de ensino de referência mundial.

A UCT acredita que os alunos necessitam mais do que uma excelente formação. Mas uma consciência profissional capacitada e que sejam agentes determinantes para o desenvolvimento do país.

2- Universidade Stellenbosch

Essa é considerada a segunda maior universidade da África. Foi fundada no ano de 1863, também é pública e é muito dedicada à publicação de pesquisas científicas.

Um dos cursos com maior destaque é o de Engenharia Elétrica e Eletrônica. No entanto, se você tem interesse por essa área, essa pode ser uma boa opção para Estudar na África do Sul. Além dessa graduação, também são ministrados cursos em outras áreas, como por exemplo: Comércio, Ciências e Artes.

Um dos grandes marcos históricos dessa universidade foi a fabricação do primeiro micro-satélite fabricado na África. É o famoso SUNSAT, que foi colocado em órbita no ano de 1999.

3- Universidade de Witwatersrand

Essa universidade se caracteriza por ter uma grande variedade de campi, 5 ao todo. Ela foi fundada no ano de 1896, na cidade de Kimberley e foi transferida posteriormente para Joanesburgo, no ano de 1904.

Essa também é uma universidade com grande foco e destaque para as pesquisas científicas, voltadas para a inovação. As instalações da universidade contam com museus e até um planetário, o que pode garantir um grande suporte aos alunos.

Além disso, um de seus alunos destaque foi a Nelson Mandela, advogado, o maior líder da África Negra, vencedor do prêmio Nobel da paz no ano de 1993 e presidente da África no ano de 1994 até 1999.

Além de todo esse mérito, Mandela é também considerado o pai da moderna nação sul-africana. Portanto, essa também pode ser uma ótima universidade para estudar na África do Sul.

As vantagens de estudar no país sul-africano

Como você pode perceber, as universidades africanas são donas de grandes marcos e avanços científicos, além de ter permitido que grandes personalidades pudessem garantir o diploma através dessas graduações, com grandes feitos e reconhecimento mundial posteriormente.

Veja os principais motivos para ir estudar na África do Sul:

  • A África do sul é um dos países que mais investe em educação;
  • O custo de vida é barato;
  • Além dessas três reconhecidas universidades, a África do Sul detém outras tantas bem avaliadas no BRICS;
  • As universidades sul-africanas têm um corpo docente muito bem qualificado;
  • Lá são faladas cerca de 10 línguas, as quais permitem uma imersão cultural sem precedentes;
  • O custo de educação na África é baixo se levar em conta outros países com uma cotação cambial mais alta, o que torna muito atrativo a permanecia estudantil por lá.

Leia mais: Bolsas de estudos no exterior: conheça os principais programas

Conclusão

Agora que você sabe como estudar na África do sul e descobriu mais sobre as universidades mais importantes que poderá encontrar por lá. Certamente essa experiência poderá trazer enormes benefícios para a carreira, como uma formação mais sólida de consolidada.

Além disso, estudar no exterior é uma oportunidade única de incorporar mais qualidade ao currículo e aprender mais de forma diferenciada.

Portanto, estudar no exterior só garante benefícios ao aluno. E isso é feito de diversas maneiras, como aprender a conviver com culturas diferentes, entender como funciona o sistema educacional de outro país e também entender mais sobre outros idiomas de forma prática e rotineira, com a língua em uso e com o contato com nativos.

Sendo assim, você pode garantir uma carreira bastante diferenciada e com um currículo mais valorizado após essa experiência.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.