O Enem de 2020 aconteceu em janeiro de 2021, uma particularidade devido a pandemia causada pelo Covid 19. No entanto, o exame de 2021 está marcado para a data que já estamos acostumados: outubro deste ano. Ou seja, o Enem está logo aí! E você já sabe quais os assuntos que mais caem no Enem? Isso é muito importante para direcionar os estudos.
O conteúdo do Enem é muito amplo, justamente para testar os conhecimentos adquiridos no ensino médio, que são muitos, não é? Por isso, muitas vezes o estudante não sabe por onde começar a estudar e o que estudar. O ideal é ler a Matriz de Referência do Enem, presente no edital. Nela consta de forma mais detalhada o que é ideal estudar ao longo do Ensino Médio para estar mais preparado para o Exame.
No entanto, o Enem costuma ter um padrão relacionado a alguns temas. E para te ajudar nesse desafio, preparamos um post com os assuntos que mais caem no Enem em cada disciplina para ficar mais fácil você montar um plano de estudos.
Não se esqueça de que o Enem está dividido em quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em Língua Portuguesa. As áreas do conhecimento que você vai encontrar na prova além da Redação são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática.
Confira!
Leia também: Como calcular a nota do Enem: entenda agora os caminhos
Assuntos que mais caem no Enem: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Geografia
Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.
Características e transformações das estruturas produtivas
Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências. Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos.
Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico.
Assuntos que mais caem no Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Língua portuguesa
Estudo do texto literário
Relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos Produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/ narrativo, lírico e dramático) e formas diversas.
Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa
Uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à construção da microestrutura do texto.
Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos
Recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos Organização da macroestrutura semântica e a articulação entre ideias e proposições (relações lógico-semânticas).
Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos
Argumentação, tipo, gêneros e usos em Língua Portuguesa, Formas de apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço temporal em que se produz o texto.
Assuntos que mais caem no Enem: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Física
Fenômenos elétricos e magnéticos
Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Ímãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas
Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis.
Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de força (torque).
Biologia
Ecologia e ciências ambientais
Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax. Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros.
Exploração e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa, desmatamento, erosão, poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas. Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico. Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação, biodiversidade.
Origem e evolução da vida
A Biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação. Hipóteses sobre a origem do universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
Assuntos que mais caem no Enem: Matemática e suas Tecnologias
Matemática
Conhecimentos numéricos
Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
Conhecimentos algébricos
Gráficos e funções; funções algébricas do 1o e 2o graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
E aí, gostou das dicas? No nosso blog você encontra ainda mais dicas sobre como estudar para o Enem!