Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

8 documentários para estudar para o Enem

Se você está estudando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), provavelmente já passou por um momento onde estava cansado de estudar. Ou então, queria encontrar alguma forma diferente de obter conhecimento. Pensando nisso, separamos 8 documentários para estudar para o Enem.

Dessa forma, você consegue dar uma relaxada, e estudar ao mesmo tempo, já que no exame caem questões relacionadas à atualidade ou a ciências humanas.

Junte o útil ao agradável. Pegue seu bloco de notas, sua pipoca e venha conhecer os documentários para te ajudar a estudar para o Enem.

Documentários para estudar para o Enem:

1. Obsolescência Programada

O capitalismo incentivou, dentre muitas outras coisas, a obsolescência programada.

Este é o nome dado a diminuição proposital da duração de vida de produtos industrializados, com o intuito de fazer as pessoas comprarem versões atuais do mesmo produto.

Sabe quando seu celular quebra, e o custo para arrumar é tão alto que vale a pena comprar um novo? Então, é sobre isso que estamos falando.

O documentário espanhol foi lançado em 2010 na Europa, mas chegou nos Estados Unidos apenas no ano de 2016, com o nome The Light Bulb Conspiracy, em tradução A Conspiração da Lâmpada.

O nome faz referência à indústria da lâmpada, que na década de 1920 produzia lâmpadas com duração de 2.500 horas. Hoje em dia, as lâmpadas possuem uma duração média de 1.000 horas.

A diminuição do tempo de vida foi exatamente para estimular o consumo de novas lâmpadas.

O tema é muito atual, e o documentário aborda os impactos do consumismo desenfreado, como por exemplo o aumento desenfreado da produção de lixo pela sociedade em que vivemos.

Este é um dos documentários para estudar para o Enem que você pode utilizar, pois ele aborda o tema obsolescência programada, aumento da produção de lixo, capitalismo e os danos ao meio ambiente que a forma de consumo atual causa.

2. Feministas: O que elas estavam pensando?

O documentário da diretora Johanna Demetrakas aborda a vida das mulheres, usando um álbum de fotos antigos para traçar um paralelo dos anos 1970 até a atualidade.

Durante o documentário é possível ver o despertar das mulheres, que deixaram de lado restrições culturais impostas desde a sua infância, para então, abraçar a si mesmas.

Além de falar sobre as grandes mulheres da segunda onda do feminismo dos EUA, também é possível entender que, apesar de todas as mudanças, ainda se faz necessário mais mudanças no âmbito cultural e social.

Este é um dos documentários para estudar par ao Enem que está disponível na Netflix e pode ajudar o estudante em temas como igualdade de gênero, busca de direitos e direitos humanos.

3. The Mask you live in

Este documentário de 2015 fala aborda a pressão sobre o que é ou não ser masculino, trazendo temas como “masculinidade frágil” e como a formação cultural, atrelada ao machismo, limita a definição de masculinidade, causando problemas psicológicos e de comportamento aos homens.

Homens que não performam a masculinidade agressiva são sempre questionados sobre sua masculinidade, atratividade e orientação sexual perante a sociedade.

Com ideias que fogem de doutrinas e que podem ser digeridas com uma simples reflexão, o documentário foca em como os pensamentos limitantes sobre masculinidade estão fazendo mal aos meninos e homens da atualidade.

Além disso, fala sobre a “crise dos meninos” nos EUA, e mostra como meninos podem ser criados de maneira mais saudável. A participação de especialistas da área também é bem interessante, e agrega muito ao tema.

Temas como machismo, igualdade de gênero, sexualidade, homofobia e saúde emocional podem ser facilmente atrelados à este documentário.

4. Brasil, uma história inconveniente

O documentário em questão foi produzido em 2001 por Phil Grabsky para a BBC/History Channel. Chegou a ganhar um Gold Remi Award no Houston International Film Festival no mesmo ano. Ele aborda a maior emigração forçada da história da humanidade: quando Portugal trouxe escravos de Angola para o Brasil.

O número de escravos no Brasil chegou as ser 10 vezes maior se comparado a população e escravos na América do Norte.

Enquanto poucos portugueses enriqueciam, se esbanjavam com comida, ouro e prata, milhares de escravos africanos e indígenas passavam fome, eram submetidos a tratamentos inumanos, trabalhos exaustivos, e muitas vezes morriam devido às condições em que viviam.

O impacto da escravidão no Brasil, que foi o último país da América Latina a abolir a escravidão e chegou a ter metade da sua população sendo escravos, sofre os impactos até hoje.

No documentário você vai entender um pouco mais sobre essa realidade que o país viveu.

“Brasil, uma história inconveniente” é na verdade, uma história inconveniente para Portugal, seu colonizador. O documentário, apesar de não ser tão recente, é muito útil. Vale utilizar nas redações que falam sobre a história do Brasil, Portugal e escravidão.

https://www.youtube.com/watch?v=I1VBTMRfOl8

5. The True Cost

Este documentário produzido em 2015 aborda um assunto muito importante, o impacto que o mercado do vestuário causa no mundo. Com roupas que estão custando cada vez menos para os bolsos e mais para o meio ambiente, fica a reflexão: qual o impacto que a indústria da moda causa no mundo? Quem realmente paga o preço pelas roupas?

O documentário também mostra o passo a passo de toda a produção, com os impactos causados no meio ambiente, mão de obra barata e com longas jornadas – que muitas vezes chegam próximas de um regime de trabalho escravo – e o impacto que a produção industrial em larga escala pode causar.

Você já pensou na quantidade de roupas que são deixadas de lado, assim que a estação muda, e entra uma nova coleção de moda?

Este tema é muito interessante para agregar em redações sobre moda, escravidão moderna, direitos humanos e, principalmente, consumismo.

6. Hiroshima

Como o próprio nome diz, o documentário aborda o bombardeio nuclear que destruiu a cidade de Hiroshima em 1945. É possível ver filmes e arquivos antigos, além da visão de sobreviventes, como soldados, cidadãos e prisioneiros norte-americanos.

É possível entender as consequências e a repercussão que o bombardeio trouxe ao Japão. Este é um tema que, deve ser entendido, pois pode aparecer nos exames do Enem.

7. What the Health

Existem vários documentários para estudar par ao Enem que tratam o assunto alimentação e saúde. What the Health é um deles e foi anunciado como “o filme de saúde que as organizações de saúde não querem que você veja”.

Isso porque o documentário se aprofunda nas estratégias usadas pelas grandes empresas alimentícias para lucrar com alimentos comprovadamente prejudiciais, colocando em cheque a saúde da população que consome seus produtos.

Além disso, mostra também a interação que essas empresas possuem com farmacêuticas e organizações de saúde.
Com um alerta sobre os impactos que alimentos transgêneros podem causar para as pessoas, o documentário foca bastante na indústria da carne e leite.

Além disso, fica evidente também os bilhões de dólares que estão em jogo nas indústrias de saúde e relacionadas.

Este documentário te dará insumo para redações sobre saúde, alimentação saudável, obesidade e sustentabilidade.

8. The Truth about Alcohol

Muito mais do que condenar o consumo do álcool, este documentário aborda informações científicas sobre os riscos e benefícios da bebida.

É um documentário bastante realista e desmistifica alguns supostos benefícios que o consumo de álcool traz para quem o consome, como por exemplo o mito de que tomar uma taça de vinho por dia evita o risco ao ataque cardíaco.

Apesar de mostrar os malefícios do álcool, o documentário não demoniza o consumo e nem é uma propaganda anti álcool. A ideia é realmente explorar toda a ciência do álcool, entendendo como ele reage ao organismo, mesmo em poucas quantidades.

Dentre os documentários para estudar para o Enem, este é muito interessante. Ele pode ser usado em redações sobre alcoolismo, consumismo e saúde.

Bônus: Chernobyl

Recentemente a HBO apresentou a série Chernobyl, que foi amplamente elogiada pela crítica e pelo público. A série conta a história do desastre da usina nuclear de Chernobyl, que aconteceu em 1986.

O seriado é muito interessante, porém, fique atento, a obra de Craig Mazin possui fatos destorcidos e romantizados pela produção.

Ele não é um dos documentários para estudar para o Enem, mas uma série que retrata muito bem o tema. Ou seja, é possível utilizá-la como base, mas é necessário complementar o assunto com outras fontes mais confiáveis.

Encontre abaixo os principais pontos da série que divergem da realidade:

Valery Legasov não era um expert em reatores RBMK

Interpretado por Jared Harris, o herói da série, Valery Legasov, realmente existiu. Ele foi um dos cientistas que liderou a investigação sobre o desastre de Chernobyl. Porém, diferentemente do que é apontado na obra, o físico não era um ferrenho questionador de políticas soviéticas e muito menos um expert em reatores RBMK. Ele foi convidado à participar da comissão de investigação pois era leal ao partido.

Ulana Khomyuk não existiu

Esta é uma personagem fictícia. Ela foi criada para representar o grande número de cientistas mulheres que compunham a União Soviética. Na época, a igualdade de gênero entre homens e mulheres na ciência era uma das mais altas do mundo.
A presença da personagem representa uma amálgama de cientistas que trabalharam com Legasov para solucionar o real acontecido no acidente.

O tribunal de Chernobyl

Na realidade, Valery Legasov não estava presente no tribunal. Ele foi incluído para fechar a jornada do personagem na série. Além disso, Shcherbina também não estava presente e o tribunal durou diversos dias.

O blog Omelete criou uma lista com mais divergências sobre a realidade de Chernobyl e o seriado.

Fique atento às obras de ficção que abordam temas históricos, pois muitas vezes, eles não condizem totalmente com a realidade. Isso pode afetar o seu desempenho no estudo para o Enem, sendo assim, prefira documentários para estudar para o Enem.

Continue acompanhando o Blog Vai de Bolsa para encontrar formas divertidas de estudar para o Enem e para o Vestibular. Veja também a nossa lista de filmes para estudar história.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.