Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Técnico em edificações: conheça o curso e o mercado de trabalho na área

Técnico em edificações

O que faz um técnico em Edificações? Na prática, é um profissional capaz de executar, mas também analisar e contribuir com ideias inovadoras para construção e reformas. O técnico em edificações é a pessoa que não fica apenas com as ferramentas nas mãos. As atribuições de um técnico em Edificações vai muito mais além. Há a possibilidade de apoiar os clientes na concretização de novas ideias. É um profissional que trabalha em sintonia com a área da engenharia civil, inclusive com disciplinas parecidas.

O curso é para pessoas que estão concluindo o ensino médio. Para entrar no técnico em edificações, ainda é necessário ter um perfil analítico e bastante prático. São 1200 horas de especialização para dar conta de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, mas com várias oportunidades.

Aliás, quer saber como conquistar a sua vaga? Quer saber o que faz um técnico em Edificações e quanto ganha? Qual o salário base de um técnico em Edificações? Acompanhe com a gente.

Leia também: Veja 4 dicas para ter sucesso apenas com certificado de curso técnico

Oportunidades para o técnico em edificações

Se você chegou até aqui, é porque está interessado no curso de técnico em edificações. No entanto, antes mesmo de continuar nessa missão, é preciso entender como está o mercado. A primeira boa notícia é que existem boas oportunidades surgindo. A perspectiva, segundo os especialistas, é de crescimento.

Além disso, não são muitos profissionais que estão dispostos a encarar um ensino técnico. Por isso, se você se capacitar com o técnico em edificações pode ter ainda mais oportunidades à disposição.

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, que sempre é feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), o técnico em edificações ocupa o topo da lista das 13 áreas de formação profissional com maior demanda nos próximos anos. Os números são bem positivos para você que está pensando em ingressas nessa área.

Só para ter uma ideia, a estimativa é de que seja necessário qualificar pessoas para mais de três milhões de postos de trabalho. Isso é muita coisa, se você levar em consideração a realidade atual do mercado de trabalho em todo o Brasil. Além disso, como a formação em técnico em edificações é bastante abrangente, outras vagas poderão ser preenchidas por você. Então, aproveite a onda de positividade.

O que faz um técnico em edificações

Sua missão será a de atuar no setor da construção civil. É preciso ter isso bem claro e, principalmente, gostar desses desafios. A partir dessa formação, você aprende a desenvolver planejar, calcular orçamentos e fazer a manutenção de obras. Sendo assim, veja que suas funções não serão apenas operacionais, mas também de gestão e acompanhamento. Portanto, é sim preciso ter um perfil mais analítico.

Para você ter uma ideia, um dos desafios é coordenar e também acompanhar a equipe durante a execução do serviço. Para isso, durante o curso de técnico em edificações você receberá treinamentos para saber sobre as normas técnicas, de segurança e saúde do trabalho, legislações específicas e as condições de qualidade, produtividade e ambientais.

Como se tornar técnico em Edificações

Para entrar de vez nesta profissão muito promissora, o primeiro passo é fazer um curso técnico em Edificações. Nós já falamos aqui que para você conseguir se inscrever no curso de técnico em Edificações é preciso estar concluindo o ensino médio ou já ter esse diploma. Sendo assim, esse é o requisito fundamental para dar início na profissão.

E quanto tempo dura o curso de técnico em Edificações? Serão pelo menos 1.200 horas de especialização. Isso significa que o curso de técnico em edificações é sim bastante complexo. Essa carga horária estará dividida em aulas teórica e práticas, que são realizadas em laboratórios que simulam um ambiente de construção.

Ao longo dos semestres você aprenderá a desenvolver projetos de edificações, planejar e coordenar tecnicamente a execução da obra e ainda saberá tudo sobre as normas técnicas. Questões como segurança e saúde do trabalho e legislações específicas estão sim no seu currículo de técnico em edificações. Além disso, você terá que dominar assuntos para garantir as condições de qualidade, produtividade e meio ambiente.

Disciplinas

Confira abaixo algumas das principais disciplinas abordadas durante o curso técnico em Edificações:

  • Introdução à Leitura e Interpretação de Projetos;
  • Fundamentos para Construção de Edifícios;
  • Comunicação e Redação técnica;
  • Fundamentos de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança;
  • Topografia;
  • Mecânica dos solos;
  • Desenho técnico de edificações;
  • Gestão de pessoas;
  • Logística de canteiro e Gestão ambiental;
  • Processos construtivos;
  • Materiais e ensaios tecnológicos;
  • Projeto Arquitetônico; de Instalações, de Estruturas, Executivo;
  • Documentação técnica e legalização de projetos;
  • Orçamento de obras;
  • Planejamento e gestão da produção;
  • Metodologia de projetos;
  • Desenvolvimento de Projetos em Edificações.
Técnico em edificações
Técnico em edificações

Onde o profissional pode atuar?

Com base em todo esse currículo do técnico em edificações, você estará capacitado para projetar e dirigir edificações de até 80m². Isso significa que não é preciso um engenheiro para acompanhar a obra se ela seguir essas características. Mas lembre-se que ela não pode constituir conjuntos residenciais.

Além disso, você pode realizar reformas, desde que não impliquem em estruturas de concreto armado ou metálica. Com a sua formação ainda será possível exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.

Entendendo um pouco mais onde conseguir uma dessas oportunidades de emprego, separamos uma lista completa para você:

  • Escritórios de projetos e de construção civil
  • Canteiros de obras
  • Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento
  • Profissional autônomo

Continuando a descrição de possibilidades para você arrumar um emprego, saiba que é possível participar de seleções para técnico em edificações em empresas construtoras. Elas abrem muitas oportunidades nesse ramo. Além disso, existem as áreas de prestação de serviços especializados e de utilidade pública, como distribuição de gás, energia elétrica, água e esgoto.

Tem ainda possibilidades de trabalhar na restauração de edificações, em empreendimentos de grandes complexos residenciais ou comerciais (hotéis, condomínios, shopping centers). Se você preferir e também tiver muita vontade, dá para tentar vagas em escritórios de engenharia e de projetos.

Leia também: Conheça os melhores cursos técnicos para quem quer trabalhar logo

Quanto é o salário de um técnico em edificações

Um Técnico de Edificações ganha em média R$ 2.923,35. Estamos falando aqui de uma média nacional para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. As informações constam em uma pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED, eSocial e Empregador Web, com um total de 43.874 salários de profissionais contratados e desligados em empresas do Brasil entre março de 2021 e fevereiro de 2022. No entanto, essa realidade pode ser melhor dependendo da empresa que oferece a oportunidade.

É importante saber que dependendo do seu nível de experiência e, também, da região do país, o seu salário pode ser maior. Em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a demanda por técnico em edificações é grande. Sendo assim, as oportunidades são mais volumosas e os salários ficam mais atrativos. Então, dá sim para receber ainda mais.

Além disso, conforme você adquire experiência, suas possibilidades de atuação aumentam e a rede de contatos também. Então, fica ainda mais fácil conseguir melhores vagas.

Mais dicas

Lembre-se de ficar sempre atualizado e fazer cursos de capacitações. Isso é fundamental para garantir a sua empregabilidade e também bons salários. Afinal, apesar de o cenário de mercado apontar aumento no número de vagas, é preciso estar atento as mudanças e novas tecnologias que surgem e podem ocupar boa parte das oportunidades.

No blog Vai de Bolsa você encontra bem mais informações para se dar bem no mundo acadêmico e no mercado de trabalho. Aproveite os conteúdos gratuitos para se capacitar. Você vai encontrar todas as informações que precisa. Acesse e garanta um futuro ainda mais promissor.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.