Profissões para quem gosta de atividade ao ar livre: confira ótimas opções

profissões para quem gosta de atividade ao ar livre

Foi-se o tempo em que o sonho de todo jovem era trabalhar em uma sala com vista bonita e uma mesa espaçosa e organizada no bom estilo comédia romântica de Hollywood. As novas gerações procuram empregos com mais propósitos, flexíveis e que permitam viver muitos desafios e rendam muitas fotos no Instagram. Isso significa tanto viajar o mundo com uma mala e um notebook vivendo como nômade digital ou ainda escolhendo profissões para quem gosta de atividade ao ar livre.

Você já pensou em trabalhar na praia como salva-vidas em um dia em que o mar parece uma fotografia do Caribe? Ou ainda passar um dia na floresta procurando novas espécies de plantas? Se você não consegue se imaginar dentro de uma roupa social ou dentro de um escritório durante 8 horas do seu dia, este post é para você.

Qual a melhor profissão para quem gosta de natureza? Qual profissão quem vive viajando? Se você ainda não decidiu seu curso e sua carreira, e também não tem as respostas a essas perguntas, continue a leitura e conheça as melhores profissões para quem gosta de atividade ao ar livre.

Leia também: Profissões para quem gosta de escrever: veja 14 opções de carreiras

Profissões para quem gosta de atividade ao ar livre e ama natureza

Agronomia

A Agronomia ou Engenharia Agrônoma é uma dessas profissões para quem gosta de trabalhar ao ar livre e ama natureza porque quem optar por esse curso será responsável por melhorar a qualidade das plantações e rebanhos. 

É possível trabalhar tanto na indústria de alimentos quanto no manejo ambiental. Tudo isso sem contar nas possibilidades de trabalhar como professor ou na defesa sanitária, combatendo pragas que causam doenças nos animais e nas plantas.

O curso dura em média 5 anos e as disciplinas vão desde estatística bioquímica, passando por aulas de gestão e administração e, até, aulas práticas em fazendas experimentais. 

Leia também: Agronomia: saiba tudo sobre o curso e o mercado de trabalho

Biologia

O biólogo é um apaixonado pela natureza. E o ecossistema em que esse profissional vai atuar, vai depender muito da área em que ele se especializar. E não são poucas: bioinformática, organismos aquáticos, biologia forense, bioquímica, controle de pragas e vetores, genética e biotecnologia, gerenciamento costeiro, ecologia, microbiologia e zoologia.

Não precisamos nem dizer que os biólogos são os profissionais que estudam as vidas e suas interações com o meio ambiente, seja qual for o tamanho deste organismo vivo, não é mesmo?

Contudo, se você está aqui porque busca uma das profissões para quem gosta de trabalhar ao ar livre, não recomendamos se especializar em genética e biotecnologia porque esse profissional passa boa parte do dia no laboratório.

O curso de Ciências Biológicas é encontrado em duas habilitações: bacharelado e licenciatura. Há bastantes aulas em laboratórios e o tronco comum envolvem disciplinas como bioquímica, ecologia e genética.

Saiba mais sobre este curso neste artigo.

Geografia

O geógrafo estuda a Terra e a interação do homem com os ecossistemas. No entanto, os campos deste profissional não se limitam apenas a questões como relevo, vegetação e clima. Outros campos de estudo são geopolítica e geografia humana.

Desta forma, o campo de atuação do geógrafo é vasto e pode ser tanto para quem busca profissões para quem gosta de atividades ao ar livre, mas também para quem quer atuar no ensino ou em laboratórios de sensoriamento remoto.

O curso é oferecido nas habilitações de bacharelado e licenciatura e tem em média 4 anos de duração. As disciplinas do tronco comum contam com aulas de geografia  física, humana e instrumental. Já para quem opta por licenciatura precisa estudar temas como psicologia, didática e filosofia da educação.

Leia também: Descubra as 10 melhores profissões para quem gosta de viajar

Gestão ambiental

Podemos dizer que o gestor ambiental é um curso híbrido. Ele funciona para quem não quer passar todos os dias no campo ou todos os dias no escritório. Isso porque o profissional formado em gestão ambiental pode trabalhar com consultorias, elaborar certificações, criar programas para educação ambiental, planejar relatórios ambientais e trabalhar com recuperação de áreas degradadas.

Não podemos dizer que é uma profissão monótona não é mesmo? Portanto, funciona muito bem para não sabe qual das profissões para quem gosta de atividade ao ar livre escolher.

O curso de gestão ambiental dura em média 4 anos, a habilitação é  o bacharelado e na grande consta tanto disciplinas de Ciências da Natureza, Humanas e, no tronco específico, existem disciplinas como legislação ambiental, geoprocessamento e técnicas de análise de solo.

Oceanografia

Se você sonhou em uma dessas profissões para quem gosta de atividade ao ar livre que rende muitas fotos no feed do Instagram, oceanografia é o seu curso!

Isso porque o oceanógrafo estuda as características dos mares, rios, lagos e também das zonas costeiras. Em seu dia a dia, há coletas para analisar não apenas a qualidade das águas, mas também todo o ecossistema envolvido como, por exemplo: os animais, vegetais e as plantas aquáticas.

Quem optar por Oceanografia pode trabalhar em órgãos públicos, como as secretarias do meio ambiente, mas também oferecendo consultoria e em empresas de biotecnologia.

O curso dura em média 5 anos e entre as disciplinas estudadas estão: meteorologia, cartografia e tecnologia de pesca.

Arqueologia

Já pensou em ser arqueólogo? Se você gosta de estar na natureza, e ao mesmo tempo pesquisar fósseis e objetos antigos, essa profissão pode responder muito bem suas expectativas. O arqueólogo estuda, pesquisa e analisa objetos antigos, inscrições em pedras e outras marcas do passado que mostram a ocupação de territórios.

Esse profissional, além de analisar essas provas, cria hipóteses sobre como era a vida e a organização social de povos antigos. A partir daí, cria teorias sobre a evolução da sociedade e que passamos a ter uma melhor compreensão dos nossos antepassados, cultura e costumes.

O detalhe que mais interessa: a maior parte do trabalho de um arqueólogo é realizada em campo, em áreas de exploração. Ou seja, ao ar livre.

Leia também: Já pensou em ser arqueólogo? Confira detalhes dessa profissão

Engenharia Civil

Nada mais justo de incluirmos na nossa lista de indicações a profissão de engenheiro civil. É uma carreira muito ligada às exatas, no entanto, que pode ser uma excelente profissão para quem gosta de atividades ao ar livre. Isso porque uma das tarefas do engenheiro civil é acompanhar as obras de diversos tipos e portes nas ruas. Um engenheiro civil estará literalmente próximo ao canteiro de obras, no dia a dia, verificando o andamento de uma obra, fazendo correções e ajustes, caso necessário, e até liderando a equipe.

Quando falamos em obras, precisamos destacar que é um universo bastante amplo. Pode ser, por exemplo, a construção de uma hidrelétrica, ou de uma casa simples, ou ainda de um prédio de 50 andares! Portanto, a rotina de um engenheiro civil pode ser integralmente ao ar livre.

Leia também: Como anda o mercado da engenharia civil no Brasil?

Educação física

Outra profissão perfeita para quem procura atividades ao ar livre é o de educador físico. Se você sempre teve aptidão com atividades físicas, melhor ainda. O mercado de trabalho para profissionais da área da educação física está muito favorável, mais e mais pessoas estão em busca de uma vida mais ativa, uma saúde melhor e um futuro mais leve.

Além disso, a pandemia acelerou a procura das pessoas por atividades físicas para manter a saúde. Portanto, fazer um bacharelado em educação física abre muitas portas para atuar como personal trainer, por exemplo, que utilizam parques e pistas ao ar livre para trabalhar. Gostou? Até na licenciatura, voltada à docência, é possível manter a profissão com muitas atividades ao ar livre, levando alunos para fora da sala de aula.

Leia também: Saiba como é o curso de Educação Física

Profissões para quem também gosta de aventura

Bombeiro

O bombeiro não é apenas um profissional que combate incêndio como a maioria das pessoas acredita. Eles trabalham também na prevenção em áreas de riscos, combate de queimadas, dando autorização para funcionamento de estabelecimentos, resgatando pessoas de acidentes ou atuando na praia como guarda-vidas.

Para se tornar bombeiro militar é necessário fazer concurso público e as seleções costumam ocorrer em quatro etapas: prova de conhecimentos gerais e específicos, prova de aptidão física, antecedentes criminais e avaliação médica. 

Profissionais de qualquer área de formação em nível superior podem se tornar bombeiro militar. Existe também a possibilidade de ser tornar um bombeiro civil. Para tanto, é preciso fazer um curso de formação de bombeiro profissional civil. Esse profissional é contratado por empresas para atuar na prevenção de acidentes, como shoppings e eventos.

Guia turístico

Guia turístico é, com certeza, uma das profissões para quem gosta de atividades ao ar livre. Além de gostar de passear bastante, também é essencial que tenha habilidade de lidar com o público, já que esse profissional acompanha grupos em excursões e viagens.

Ele precisa ser bastante curioso e saber muito sobre as áreas visitadas. Além disso, também trabalha dando apoio na logística das viagens, auxiliando com o roteiro ou dando dicas do que fazer no entorno de uma área visitada.

Leia também: As 10 melhores profissões para quem quer morar no interior

Fotógrafo

O fotógrafo atua em eventos, mas também pode trabalhar para jornais, revistas e também como freelancer. Hoje as pessoas contratam bastante o serviço deste profissional para cliques de pré-casamento, gravidez ou de fotos de recém-nascido.

No entanto, é importante ressaltar que esta profissional não é só glamour. Existem pontos positivos e negativos como todas as outras. É preciso investir em bons equipamentos, cursos de formação e também em marketing pessoal, principalmente se o profissional for atuar como freelancer.

Mas temos que aceitar que é uma das áreas mais incríveis para quem vai escolher profissões para quem gosta de atividade ao ar livre. Afinal, fotos de animais e bebês são fofinhas, mas imagens da natureza são de emocionar até quem tem o coração mais gelado.

Jornalista

A profissão de jornalista mudou bastante com o avanço da tecnologia e popularização da internet. Hoje, esse profissional pode atuar tanto em redação de jornais e revistas, fazendo viagens esporádicas, quanto como freelancer.

Na segunda opção, geralmente é o jornalista quem envia a sugestão de pauta para o veículo de comunicação e se for aprovada pode redigi-la. Neste caso, o profissional pode escrever sobre o que quiser, de onde quiser, podendo viajar o mundo fora de escritórios.

Ainda assim, para que isso funciona o jornalista precisa ter uma rede de contato, um bom portifólio e muita criatividade para propor temas que os editores estejam dispostos a publicar.

No artigo Como é o curso de Comunicação Social. Ainda existem vagas neste mercado? Contamos um pouquinho sobre como anda esse mercado.

profissões para quem gosta de atividade ao ar livre
Profissões para quem gosta de atividade ao ar livre

Outras profissões para quem quer evitar o escritório

  • Personal Trainer – guia bastante atividades ao ar livre;
  • Engenheiro de petróleo – passa bastante tempo nas usinas;
  • Chef de cozinha – trabalha em restaurante e costuma sair para comprar produtos fresquinhos;
  • Piloto – vive de cidade em cidade;

E você, agora ficou pronto para escolher uma entre as várias profissões para quem gosta de atividade ao ar livre? Leia também nosso artigo sobre as melhores profissões para quem gosta de viajar, pois vai complementar a sua pesquisa.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?

Selecionamos 25 faculdades com as melhores Bolsas de estudo EAD ou Presencial.
Conheça o Vai de Bolsa. aproveite, vagas Limitadas!

75%OFF

Isenção na primeira mensalidade
sem taxa de renovação e ainda ganhe 30% Off na pré-matrícula. Peça o seu cupom!