Além de passar horas debruçados sobre livros e assistindo diversas aulas em cursinhos e aulas de reforço, muitos estudantes ainda precisam se preocupar com outra questão para conseguir entrar em uma faculdade: como conseguir uma bolsa de estudos.
Considerando que muitos cursos de graduação se estendem durante vários anos e nem sempre permitem conciliar aulas com trabalho, é fácil perceber como as bolsas de estudos são essenciais para os estudantes que não têm muitos recursos financeiros à disposição e tiveram de optar por universidades particulares.
É por isso que, muitas vezes, as bolsas de estudo são a única oportunidade que um estudante tem de conseguir um diploma em um curso superior. Por isso, as dúvidas sobre como conseguir uma bolsa e o que fazer com a concorrência costumam tomar os pensamentos desses estudantes.
A boa notícia é que hoje existem boas opções para quem precisa de uma bolsa de estudos. E é sobre isso que você vai ver neste artigo!
Conheça as principais oportunidades de bolsas de estudos oferecidas pelo Governo e também como conseguir uma delas direto em uma universidade.
Vamos lá?
Como são as bolsas de estudos
As bolsas de estudo são uma importante ajuda para que estudantes que cumprem regras específicas possam fazer um curso superior em uma faculdade particular. Essas bolsas podem ser integrais ou parciais.
As bolsas integrais são aquelas que cobrem 100% da mensalidade do curso. Já as bolsas parciais são as que oferecem um desconto sobre o valor da mensalidade, tornando o valor bem menor.
No Brasil existem importantes programas que oferecem bolsas de estudo para quem deseja fazer um curso superior em uma faculdade particular. Os programas mais populares são os do Governo Federal, como o Prouni, mas também é possível conseguir uma bolsa de estudo direto em uma universidade ou por intermédio de uma fundação ou instituição sem fins lucrativos.
E são dicas sobre como conseguir bolsa de estudos que vamos ver no tópico a seguir.
4 dicas sobre como conseguir bolsa de estudo
Confira aqui 4 maneiras acessíveis de conseguir uma bolsa de estudo para uma faculdade particular e prepare-se para conquistar a sua vaga no ensino superior.
1. Programa Universidade para Todos – Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma das principais portas de entrada para quem está buscando bolsas de estudos em instituições privadas.
O programa, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas integrais ou parciais, sendo que, neste último caso, 50% do valor da mensalidade é custeado pelo aluno.
Podem se cadastrar no programa do governo federal os estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública ou que eram bolsistas integrais em escolas particulares.
As bolsas integrais do Prouni são voltadas para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais, de 50% do valor da mensalidade, podem ser acessadas por aqueles que tenham renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
O principal critério de distribuição das bolsas pelo governo é a nota obtida pelo estudante no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – no ano anterior ao ingresso na faculdade.
É preciso ter alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do Enem e não ter zerado a redação. Por fim, vale lembrar que somente quem não tem nenhum diploma de ensino superior pode tentar a bolsa pelo Prouni. (A exceção são os professores).
2. Programas estaduais para bolsas de estudo
Alguns governos estaduais também têm seus próprios programas de incentivo para alunos que querem fazer um curso de graduação mas não podem arcar com todas as despesas.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, tem um programa chamado Bolsa Universidade. O estudante que acessar esse programa terá metade do valor da mensalidade custeado pelo governo e a outra metade paga pela instituição de ensino privada.
A renda mensal do candidato e da sua família é um dos critérios de classificação do Bolsa Universidade, mas o principal diferencial aqui é que, em contrapartida, os bolsistas selecionados se comprometem a desenvolver atividades nos finais de semana em escolas estaduais ou municipais de São Paulo. O bolsista pode fazer uma oficina relacionada ao seu curso ou mesmo aproveitar uma habilidade pessoal, como dar aula de violão, por exemplo.
O governo estadual de Santa Catarina também tem um programa de bolsas universitárias semelhante, chamado Uniedu, que é voltado para cursos de graduação e pós-graduação.
Para participar, o aluno se cadastra por meio da Secretaria de Estado de Educação, mas o processo seletivo é conduzido por cada faculdade.
As bolsas oferecidas pelo governo catarinense custeiam entre 25% e 100% da mensalidade. Em 2018, o programa ofertou 24 mil bolsas de graduação em Santa Catarina
3. Instituições e Fundações sem fins lucrativos
Uma outra alternativa para quem deseja conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade particular é buscar ajuda nas instituições e fundações sem fins lucrativos.
A Fundação Estudar é uma dessas organizações. Há quase trinta anos, ela oferece bolsas tanto para universidades particulares brasileiras quanto para estrangeiras.
A seleção não é feita por meio das notas conquistadas em vestibulares tradicionais e sim através de um processo de seleção que contempla sete etapas eliminatórias. Faz parte desse processo, próprio da Fundação Educar, testes de perfil e lógica, entrevistas e conversas com ex-bolsistas.
As bolsas de estudos da Fundação Estudar têm uma grande gama de possibilidades. Elas podem variar de 5% até 95% do valor da mensalidade e podem incluir não só o valor das mensalidades do curso de graduação mas também outras despesas, como moradia, livros, transporte e alimentação.
4. Bolsas de estudos direto nas universidades
Muitas faculdades particulares aproveitam o Prouni para selecionar seus bolsistas, mas várias outras instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos. Esses processos geralmente envolvem o nível de renda do candidato e seu desempenho no vestibular.
Para os alunos que desejam utilizar a nota do Enem, por exemplo, os descontos podem chegar a 100%.
Agora que você já sabe como conseguir bolsa de estudos, é hora de se dedicar ao seu aprendizado e na preparação para o Enem ou para o vestibular.
Para isso, faça um cronograma e monte um planejamento de estudos especial para se preparar e conquistar uma excelente média no Enem. Dessa forma, as suas chances de conquistar uma bolsa de estudos integral ou uma bolsa parcial aumentam mais ainda.
Além disso, não deixe de pesquisar as instituições de ensino que pretende estudar e conferir todas as regras para conseguir uma bolsa.
Aproveite também para conferir os conteúdos disponíveis no blog do Vai de Bolsa! Aqui, você encontra as melhores informações sobre cursos superiores, dicas de estudos e, é claro, como conseguir bolsas de estudos.