Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Curso de estética: saiba como é o curso e inicie a carreira nessa área!

curso de estética

Se você gosta do mundo da beleza e está em dúvida de qual profissão escolher, o curso de estética pode ser uma boa opção. Em um curso técnico de estética ou curso de estética online, você aprenderá como trabalhar para deixar as pessoas se sentindo melhores consigo mesmas e mais bonitas. Ao fim da capacitação, entrará na carreira de esteticista.

Mas como se faz isso? Que matérias se estuda no curso de formação? Saiba que tem muita técnica e conhecimento teórico em torno dessa profissão. E entender como é o curso de estética é o primeiro caminho para ingressar na área.

As buscas por saúde e beleza estão presentes em todas as sociedades, independente das condições econômicas do país. Muitas são as pessoas que investem na aparência como forma de aumentar sua autoestima. Neste sentindo, contribuindo para esse mercado temos a profissão do esteticista.

Neste post, vamos falar como é o curso de estética, as disciplinas que se estuda e as oportunidades no mercado de trabalho. Portanto, se você tem afinidade com essa área, confira todos os detalhes!

Leia também: Estética e cosmética: saiba tudo sobre a profissão

Como é o curso de estética

Quem opta pelo curso de estética pode tanto fazer uma graduação comum e se formar com título em bacharelado, quanto fazer um curso tecnólogo. E para aqueles que se perguntam quanto tempo dura o curso de estética saiba que o bacharelado são 4 anos e o tecnólogo 3 anos.

As duas podem ser feitas tanto presencialmente, pelo sistema híbrido, quanto à distância. No bacharelado, há enfoque mais aprofundado em algumas disciplinas, diferente do tecnólogo.

Em algumas faculdades do curso de tecnologia há duas opções com viés diferentes. Estas são: Estética e Cosmética, como foco maior nos tratamentos, e Cosmética e Imagem Pessoal, mais voltado para o Marketing.

Além do bacharelado e também do tecnólogo, que são cursos de nível superior e com maior profundidade teórica, é possível fazer também curso técnico de estética e até curso gratuito de estética, inclusive, online, pela internet. Dessa forma, é possível ingressar mais rápido no mercado de trabalho. 

Grade curricular do curso de estética

A estrutura curricular do curso de estética, na modalidade graduação, envolve disciplinas sobre nutrição, fisiologia, anatomia e farmacologia. Pegamos como referência o curso tecnólogo de Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina. Esse curso tem duração de 6 semestres, com aulas presenciais no período noturno.

Confira as disciplinas:

  • 1º período: Bases Biológicas, Biossegurança, Anatofisiologia, Cosmetologia Básica, Comunicação, Comportamento e Interculturalidade e Visagismo em Estética e Cosmética;
  • 2º Período: Estética e Nutrição, Drenagem Linfática, Criatividade e Inovação, Eletroterapia, Cosmetologia Aplicada e Maquiagem;
  • 3º Período: Estética Facial, Eletroterapia Avançada, Empreendedorismo, Fotografia em Estética, Distúrbios Estéticos e Cosmetologia Aplicada;
  • 4º Período: Estética dos Anexos Cutâneos, Técnicas de Massagem, Estética Corporal, Colorimetria Capilar, Estética Facial, Tricologia e Eletiva (disciplina que o estudante pode escolher cursar nos diferentes cursos para personalizar seu currículo);
  • 5º Período: Estética Corporal, Projeto Comunitário de Extensão Universitária, Práticas Integrativas e Complementares, Estética Facial, Corte e Tratamentos Capilares e Deontologia;
  • 6º Período: Sentidos da Vida, Prática Profissional Supervisionada, Trabalho de Iniciação Científica, Procedimentos Pré e Pós-operatório, Gestão de Negócios da Estética e Beleza e Eletiva;
  • Como disciplinas optativas, o estudante tem: língua brasileira de sinais (LIBRAS), History and Cultural Patrimony, Intercultural Communication, Photography, Art Direction, Audio Production, Branding e Digital Marketing.

Curso de estética online

Se você tem pouco tempo para se dedicar a uma graduação presencial em estética, por conta de outros compromissos familiares ou porque trabalha fora, por exemplo, pode optar por um curso de estética online. Algumas instituições oferecem esse curso na modalidade EAD.

Dessa forma, você pode determinar seu próprio horário de estudos, além de pagar menos na mensalidade e ainda contar com a possibilidade de bolsas e descontos.

Curso de estética gratuito

Para quem tem dificuldades financeiras e não consegue arcar com um curso em uma instituição particular, a opção é procurar entidades que oferecem o curso de forma gratuita. Sim, é possível encontrar curso de estética online reconhecido pelo MEC grátis. O MEC é o Ministério da Educação (MEC). No portal IDEA e nos cursos IPED, por exemplo, você pode encontrar algumas opções de cursos de estética gratuitos para iniciar no mercado de trabalho.

Áreas de atuação de quem faz o curso de estética

Quem faz o curso de estética tem muitas opções de área de atuação. Confira quais são as principais.

Massagem ou estética corporal

A massagem corporal pode ser tanto estética quanto relaxante. A massagem é uma terapia muito procurada pelo mais variado tipo de cliente. Seja pela pessoa que precisa relaxar, por quem quer modelar o corpo, grávidas ou pessoas com retenção de líquido. 

Todos esses buscam na massagem um bem-estar e redução do estresse do dia-a-dia. O profissional de estética tem um grande campo de atuação nessa área.

Estética facial

O curso de estética facial é um tipo de tratamento que promove o cuidado com a pele do rosto.

O esteticista pode realizar limpezas de pele, peeling, aplicação de técnicas e equipamentos que podem auxiliar em vários tratamentos. Entre eles a acne, suavizar linhas de expressão, eliminar manchas ou prevenção do envelhecimento da pele.

Podologia

Podologia é uma ciência dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés. O esteticista pode atuar nessas atividades, além de tratar da parte estética, removendo calosidades, rachaduras e cuidando das unhas.

Depilação

Além da conhecida depilação com cera quente, hoje em dia existem outros métodos de depilação que duram mais tempo, como a luz pulsada e o laser. O esteticista pode atuar em qualquer uma delas.

Eletroestética

Essa área da estética utiliza tecnologia avançada. São equipamentos que prometem os mais variados resultados: redução de gordura corporal ou celulite, diminuição de linhas de expressão ou manchas, entre outros recursos. 

Alguns dos aparelhos usados são: Manthus, Radiofrequência, luz intensa pulsada, eletroporação, ultrassom, laser, peeling de cristal e microcorrentes.

SPAterapia

Aqui juntam muitas das atividades anteriores no corpo e rosto das pacientes. Algumas dessas são: ofurô, escalda-pés, sauna, piscina, fangoterapia, talassoterapia, gesso e terapia com pedras quentes.

Maquiagem

Além da maquiagem do dia-a-dia, o esteticista pode trabalhar com maquiagens mais elaboradas, como as maquiagens de eventos, casamentos, formaturas, além de cinema e televisão.

Visagismo

Visagismo é conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto pela concepção harmônica entre a maquiagem e o penteado. O esteticista pode atuar nessa área criando para o cliente uma imagem que se adeque a sua personalidade, levando em conta a profissão e o estilo de vida.

Estética Pré e Pós-Cirúrgica

Na estética pré-cirúrgica, o esteticista trabalha junto ao paciente que fará uma cirurgia plástica. É informado se sua pele e organismo estão preparados para o procedimento. 

Já no pós, ele trabalha na reabilitação do processo cirúrgico. Focando na melhora da oxigenação e circulação, hidratação e nutrição da pele, cicatrização e diminuição da dor.

Terapia capilar

É um serviço oferecido geralmente em centros de estética e salões de beleza. O terapeuta capilar estuda o couro cabeludo das pessoas e realiza tratamentos, evitando ou tratando doenças.

Consultoria

O profissional de estética pode utilizar os conhecimentos adquiridos no curso, prestando serviços de consultoria. Essas podem ser para marcas de cosméticos, salões de beleza ou lojas que comercializam produtos de beleza.

Também pode prestar consultoria diretamente ao cliente, definindo o melhor tratamento que ele pode fazer.

Mercado de trabalho para quem faz curso de estética

O mercado de trabalho para quem cursa estética está em constante crescimento. Principalmente pelos frequentes avanços da tecnologia que diversificam os tipos de tratamentos estéticos.

O profissional em estética tem possibilidade de trabalho em inúmeros locais. Alguns deles são salões de beleza, centros de estética, clínicas, academias, SPAs, resorts, indústrias, centros médicos e hotéis. A área acadêmica também é uma possibilidade, trabalhando com pesquisas ou docência.

Quanto ganha quem atua na área da estética

Não existe um piso salarial único para o profissional da área de estética. Ele é definido de acordo com a região e campo de atuação. A tabela do Sindicato dos Empregadores em Empresas e Autônomos em Estética e Cosmetologia do Estado de São Paulo (Sindestética), por exemplo, apresenta os seguintes valores:

  • Auxiliar de estética: R$ 1.165;
  • Cabeleireiros, depiladores, maquiadores, manicures: R$ 1.288;
  • Demais empregados: R$ 1.151;
  • Esteticista Cosmetólogo e/ou dermaticista especialista: R$ 1.580;
  • Esteticistas e massoterapeutas: R$ 1.290;
  • Micropigmentador, Tatuador: R$ 1.160;
  • Podólogo: R$ 1.417.

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, no Brasil, a média salarial de um esteticista é de R$ 1.116. Já de acordo com o Site Nacional de Empregos (Sine), a remuneração média de esteticistas vai de R$ 1.579 a R$3.979, dependendo da experiência profissional e porte da empresa que está contratando.

Já quem trabalha de forma autônoma ou como freelancer tem maiores chances de conseguir um salário mais atrativo. Os ganhos podem chegar a R$ 3.500 e, por vezes, superar os R$ 10.000.

Qual o perfil de quem faz curso de estética

Se você gosta do mundo da beleza e do bem-estar, tem grandes chances de gostar do curso de estética. Seu trabalho será deixar as pessoas mais bonitas, sentindo-se bem consigo mesmas e isso pode ser bem gratificante.

É importante que você seja uma pessoa educada, sensível, cuidadosa e responsável. Que goste de estar com pessoas e de tratá-las bem. Além dos clientes, você também terá que lidar com o mais variado tipo de pessoas no ambiente em que você trabalha.

Não deixe de continuar lendo os outros conteúdos sobre cursos e o mundo dos estudos no blog do Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.