Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como é o curso de Filosofia: saiba tudo sobre a área

Se você sempre foi uma pessoa questionadora, investigadora, crítica e reflexiva, talvez seja importante conhecer mais como é o curso de Filosofia. Isso porque essa formação pode tudo a ver com o seu perfil e, inclusive, pode ser uma opção para sua carreira.

Estudar Filosofia é se aprofundar na mãe de todos os saberes, ela é a área fundamental das Ciências Humanas. Portanto, se você curte escrever, ler e tem apreço pela cultura, arte, história, política e economia, ou ainda gosta de ler livros da área, essa graduação é certeira para um futuro caminho profissional.

Neste post, vamos mostrar como é o curso de Filosofia, quais as disciplinas oferecidas e como essa faculdade pode representar o seu futuro profissional. Se liga!

Leia também: Livros filosofia: veja 10 obras clássicas para ficar por dentro do assunto

Como funciona o curso de Filosofia

A graduação de Filosofia é uma das áreas mais importantes das Ciências Humanas. Desse modo, todas as disciplinas ministradas durante o curso serão predominantemente dessa área. Embora, você veja algumas disciplinas como lógica, probabilidade e estatística. Além disso, o curso de Filosofia pode indicar a você duas modalidades de graduação: bacharelado ou licenciatura. Resumidamente, uma é indicada para a docência e a outra para a pesquisa.

Vale lembrar também que o tempo de duração do curso é de 4 anos em média e funciona da mesma forma que as outras graduações: disciplinas obrigatórias específicas e as optativas.

Para quem optar pelo bacharelado, será necessário a elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou para a licenciatura cursar as disciplinas da área da educação, como Libras (Língua Brasileira de Sinais), por exemplo, mais os estágios de docência.

As disciplinas da graduação em Filosofia

Veja a seguir algumas disciplinas ministradas no curso de graduação em Filosofia:

Licenciatura

  • Filosofia política I;
  • Introdução a Filosofia;
  • Metafísica I;
  • Sociologia;
  • História da Filosofia Medieval;
  • Lógica I;
  • Psicologia;
  • Teoria do Conhecimento I;
  • Antropologia Filosófica I;
  • Ética I;

Bacharelado

  • Filosofia da Ciência (Epistemologia);
  • Teoria do Conhecimento;
  • Fenomenologia;
  • Hermenêutica;
  • Problemas Metafísicos;
  • Meio Ambiente;

Vale lembrar que algumas instituições exigem que o aluno escolha no início do curso ou no ato da matrícula a modalidade de graduação.

Em contrapartida, em outras universidades é permitido que o aluno decida no meio do curso ou ainda possa cursar simultaneamente as disciplina do bacharelado ou licenciatura, optando assim por uma dupla formação.

Portanto, esses critérios são bastante relativos e particulares de cada Instituição de Ensino. Desse modo, cabe a você verificar como funciona na universidade em que optou por se graduar.

O perfil para gostar de Filosofia

Essa é uma questão bastante relativa. Embora não pareça, o curso de Filosofia é bastante abrangente. Desse modo, quem optar por seguir nessa graduação terá opções bem diversificadas para atuar, seja no mercado de trabalho ou nas instituições de ensino.

A premissa básica para gostar de estudar filosofia é gostar de ler. Sem o apreço pela leitura, o curso será muito penoso e difícil, pois a carga de teoria é bem extensa e massiva.

Portanto, se você gosta de ler, esse curso é a sua praia. Vale lembrar também que a escrita não está dissociada da leitura e esse também acaba sendo um dos pré-requisitos para gostar de Filosofia.

Seguindo essas premissas básicas, saiba que a Filosofia instiga muito o pensamento crítico, pois é de praxe teorizar sobre os diversos fatores que permeiam a sociedade.

Além dessas questões, quem gosta de Filosofia também se interessa por Cultura, Arte, História, Política e Economia, como já falamos mais acima. Portanto, essa é uma graduação que vai alimentar bastante esse lado das Ciências Humanas e se você gosta de tudo isso, vá em frente que essa será uma graduação bem interessante.

Mitos sobre quem se forma em Filosofia

É muito comum você se deparar com uma série de informações equivocadas sobre quem se gradua em determinado curso. Na área da Filosofia isso não é diferente. O principal mito que ronda sobre essa graduação é de que o curso prepara os alunos somente para dar aula. No entanto, isso é uma grande falácia e, obviamente, não é verdade.

A área da Filosofia é bastante diversificada e complexa, se você gosta do ambiente escolar ou de ensino, sem dúvidas é um prato cheio, mas se você não tem afinidade ou interesse por essa área, fique tranquilo, o curso de Filosofia levará você a outros caminhos. O próprio Enem, atualmente, também exige algumas questões de filosofia.

Se você gosta da área jurídica, por exemplo, a Filosofia cai como uma luva. Mas não somente para essa área, a Neurociência também pode ser uma ótima área de atuação se você gosta de uma área interdisciplinar, pois ela é a soma da Antropologia, Linguística, Matemática, Comunicação, Filosofia, Medicina, entre várias outras ciência do saber.

Se você gosta saber como funciona o comportamento, humano, também pode enveredar por essa área que é uma soma da Biologia e da Psicologia. Desse modo, a Filosofia pode fornecer diversas reflexões de como o comportamento humano funciona, nesse sentido, ela fornece diversas explicações.

Boa oratória faz diferença

Se você tem uma boa oratória e gosta de transmitir o saber, você não precisa estar em uma sala de aula. A filosofia pode fazer de você um bom palestrante, caso você tenha interesse em compartilhar o que sabe com um grande público. Para isso, basta buscar uma formação adequada e se especializar em alguma área correlata.

Como você pode perceber, o campo de atuação da Filosofia pode ser bastante diversificado. Obviamente ela é fundamental para a educação, mas pode funcionar muito com outras áreas, pois ela é a mãe de todos os saberes.

Áreas de atuação da Filosofia

Veja a seguir as possíveis áreas de atuação para quem é formado em Filosofia, ou seja, o filósofo.

Crítica

Se você é um bom ensaísta e resenhista, talvez tenha muito o que colaborar para essa área. Pois o filósofo reflete muito sobre a sociedade e sobre os temas pertinentes a ela. Desse modo, você poderá escrever sobre diversas questões, como Política, Comportamento Humano, Economia, entre outras.

Carreira acadêmica

Essa também é uma grande área de atuação para o filósofo. A carreira acadêmica pode abrir diversas portas para você. Para isso, você deve investir em um mestrado e logo após em um doutorado. Desse modo, é uma carreira que exige um tempo maior de dedicação aos estudos. Para isso, basta clicar nesse link e saber mais em como se tornar um professor universitário.

Muitos cursos de graduação necessitam de filósofos, seja na área do Direito, Educação e até Medicina. Você acha que é quem que ensina ética para os profissionais? Se respondeu quem é graduado em Filosofia acertou.

Escolas

Se você tem apreço pela educação em sala de aula, essa também é uma área que vai fazer você feliz. É fundamental ensinar Filosofia nas escolas para instigar o pensamento crítico e essa graduação ainda faz parte da grade curricular do ensino médio.

Filosofia: uma área abrangente

E aí? Gostou de saber como é o curso de Filosofia? A filosofia pode ser uma área bastante abrangente, para isso basta enxergar um pouco além do senso comum.

Saiba também que após se graduar nesse curso, você nunca mais pensará da mesma forma, pois as leituras que você terá ao longo da graduação vão instigar o pensamento crítico, fazendo com que você enxergue o mundo de outra forma, com mais sensibilidade e teoria.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.