Como é o curso de Gestão Comercial: saiba tudo sobre o assunto

No mercado nacional e internacional, existem milhões de empresas e instituições que necessitam da assistência de um profissional especializado para tratar das questões administrativas. Para além disso, a Gestão Comercial veio para aumentar a qualidade dos serviços prestados, a produtividade das equipes e a competitividade entre as empresas.

Quer saber mais sobre como é o curso de Gestão Comercial, o que faz um gestor comercial, qual é a formação necessária para exercer a profissão, quais são as áreas de atuação do profissional e a remuneração para a categoria?

Separamos todas as informações abaixo sobre como é o curso de Gestão Comercial. Confira! 

Como é o curso de gestão comercial?

A Gestão Comercial é considerada uma área do eixo tecnológico que está voltado para o ramo de Gestão e Negócios. O curso aborda as tecnologias associadas aos instrumentos, estratégias, técnicas e mecanismos de gestão. Tem um pouco também do curso de Administração, como já abordamos no Blog Vai de Bolsa. 

Além disso, também fazem parte desse escopo o planejamento, a avaliação e a gestão de pessoas. Processos que dizem respeito aos negócios e serviços oferecidos pelas instituições e organizações privadas ou públicas, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

No Brasil, as possibilidades para quem deseja cursar Gestão Comercial são o curso superior (tecnólogo) ou a pós-graduação lato sensu (especialização).

Muitas instituições oferecem aulas práticas em que os alunos realizam atividades que vão desde conhecer a rotina de funcionamento de uma empresa até a elaboração de projetos e planos de negócios. Nesse caso, os alunos ficam responsáveis por elaborar estratégias para aumentar as vendas ou qualquer outra métrica em determinada organização, que pode ser fictícia ou real.

A obrigatoriedade de estágios e o formato do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) variam de acordo com cada instituição de ensino e com o projeto político-pedagógico de cada curso. 

Tanto o tecnólogo quanto a pós-graduação são ideais para quem busca obter uma formação em um período de tempo mais curto. Também são bastante recomendados para quem deseja qualificar-se para entrar ou se reposicionar no mercado de trabalho. Isso porque ambos podem ser concluídos em até quatro semestres. 

Grade curricular do curso de gestão comercial

Apesar de contar com diversas disciplinas semelhantes às do curso de Administração, o curso de Gestão Comercial tem uma grade curricular mais voltada para vendas e pessoas. 

Veja abaixo algumas das matérias que você encontrará no currículo: 

  • Empreendedorismo 
  • Marketing Empresarial
  • Gestão de Compras
  • Direito do Trabalho
  • Gestão de Equipes e Pessoas
  • Técnicas de Negociação e Vendas
  • Economia e Mercado
  • Gestão da Qualidade
  • Matemática Aplicada a Negócios
  • Logística Empresarial
  • Estatística Básica para Negócios
  • Comportamento organizacional

Oferta de cursos no Brasil

Tecnólogo: atualmente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem 227 cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial autorizados pelo órgão, sendo que destes, 221 são ministrados presencialmente e os outros 26 na modalidade à distância (EAD).

Especialização: segundo o MEC, existem apenas 35 cursos de pós-graduação em Gestão Comercial autorizados no país e somente um deles é oferecido à distância. 

O que faz um profissional de gestão comercial?

De modo geral, o profissional costuma atuar nas áreas operacionais e administrativas, buscando aumentar a produtividade, reduzir custos e incentivar o lucro nos mais diversos setores do mercado. 

Normalmente, ele é o responsável pelas transações de compra e venda dentro da instituição em que atua. Também pode ser o responsável por gerir equipes e definir as estratégias de preço e pontos de venda, por exemplo.

Um gestor comercial ainda deve ter noções de marketing, logística, economia e tributação, podendo intervir e tomar decisões em transações comerciais. Como ao determinar o preço final para o consumidor, por exemplo. 

Além disso, o especialista em Gestão Comercial pode exercer a função de assistente comercial, consultor de vendas, gerente comercial, diretor comercial ou ainda cuidar do relacionamento com o cliente no pós-venda.

Entre as características procuradas em um profissional da Gestão Comercial estão: capacidade de organização e administração do tempo, visão estratégica, flexibilidade, ética, habilidade de negociação e de relacionamento e boa comunicação, entre outras.

Como é o mercado de trabalho para profissional de gestão comercial

Mesmo em períodos de crise econômica, a área de vendas costuma ser de extrema importância para qualquer empresa. Assim, o setor requer profissionais capazes de analisar e entender as mudanças no modo de comprar do consumidor.

Um grande empregador do profissional de Gestão Comercial é o setor de varejo. Nessas empresa, o profissional, além de realizar as vendas, é responsável por prospectar clientes, buscando aumentar a lucratividade do negócio. 

Uma outra possibilidade é atuar em equipes internas, prestando suporte ao setor de atendimento ao cliente. Há ainda quem opte por abrir uma empresa de representação própria ou trabalhar como autônomo, oferecendo consultoria para lojas.

Uma área em que a demanda por analistas comerciais e assistentes de vendas tem crescido é a do comércio eletrônico. Este campo tem aberto mais portas para o gestor comercial, que pode trabalhar na montagem e na supervisão de plataformas e sites.

Cargos para o gestor comercial

Listamos abaixo alguns exemplos de cargos que podem ser ocupados pelos profissionais formados em Gestão Comercial. Confira!

  • Gerente Comercial: responsável por definir estratégias e controlar diretrizes para a venda de serviços e produtos. Também produz estudos sobre potencial, planos e programas de vendas, além de fazer o acompanhamento da concorrência. Além disso, é o encarregado de fazer a análise dos relatórios de resultados de vendas, métricas e índices de performance.
  • Gerente de Vendas: faz a gestão das estratégias de vendas e o acompanhamento do desempenho da equipe e indicadores de vendas. Além disso, também participa do planejamento das metas, avaliando as práticas do mercado que podem ser adotadas pela empresa, com o objetivo de aprimorar e desenvolver novos negócios. 
  • Coordenador Comercial: responsável pela análise de estratégias de vendas e da concorrência. Esse profissional identifica as tendências de mercado que podem ser aplicadas na organização, estuda as projeções e os quadros comparativos e também faz a elaboração dos relatórios gerenciais.
  • Coordenador de Filial: faz o acompanhamento da rotina dos funcionários, a análise dos resultados da filial e participa da definição das estratégias do negócio. Além disso, é responsável por coordenar as atividades das áreas administrativa, comercial, financeira e operacional da filial e também faz a representação da empresa junto aos fornecedores e clientes. 

Quanto ganha um profissional de gestão comercial

O salário médio para o cargo de Analista de Gestão Comercial no Brasil é de R$ 4.837. De modo geral, o salário inicial de quem atua na área fica em torno de R$ 3.095 e pode chegar até R$ 6.448.

Gestão Comercial ou Administração: qual fazer?

As competências desenvolvidas durante a graduação são bastante semelhantes. No entanto, cursar a faculdade de Gestão Comercial pode ser bastante interessante para quem já trabalha com questões operacionais do comércio, mas não tem uma qualificação. 

Mas muito além do diploma, investir em um curso superior oferece a capacitação para seguir a carreira na área. Os profissionais formados em ambos os cursos têm a possibilidade de assumir cargos de gestão e supervisão. 

Além disso, mais um ponto em comum é capacidade para exercer as mais diversas funções no mercado, além de que os dois cursos dão preparo para gerir o seu negócio próprio.

A decisão, portanto, pode ser baseada no tempo disponível para a capacitação, levando em consideração que o curso de Administração leva de quatro a cinco anos para ser concluído, enquanto o curso de Gestão Comercial pode ser concluído em dois anos.

Outro fator que pode ser levado em consideração é a diferenciação dos títulos, enquanto o administrador formado leva o título de bacharel, o Gestor Comercial é classificado como tecnólogo.

Saiba mais sobre carreiras de gestão

Esperamos que nossas informações tenham sido úteis para você conhecer mais sobre o profissional de Gestão Comercial! E se você tem curiosidade para saber mais sobre as carreiras de gestor, confira nosso artigo sobre os cursos da área de gestão.

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