Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como é o curso de processos gerenciais?

Analisar, encontrar os problemas, propor soluções e acompanhar e medir os resultados. Se você quer saber como é o curso de processos gerenciais, essas atividades são o primeiro passo. O curso tem duração de dois anos. Sendo assim, é considerado um tecnólogo, ou seja, voltado para a prática. Tem como foco o mercado de trabalho e a resolução de desafios encontrados no dia a dia.

É um curso com ótima aceitação no mercado de trabalho, devido à amplitude de campos de atuação. A principal missão desse profissional é  analisar a dinâmica de mercado e assessorar ou supervisionar atividades administrativas em empresas. Antes disso, você precisa saber como é o curso de processos gerenciais, que vai te dar subsídios para ter uma carreira de sucesso na área.

O curso de processos gerenciais tem alguma afinidade com os cursos de administração em geral. No Blog Vai de Bolsa, já abordamos esse assunto.

O que você vai aprender na faculdade?

O curso de processos gerenciais apresenta muitas disciplinas. No curso, você vai aprender técnicas de gestão empresarial, logística, vendas e marketing, por exemplo. É claro que existem muitos outros assuntos relacionados. Afinal, você será preparado para exercer funções de gerente, analista de negócios e de resultados, analista de mercado e de projetos, além de supervisor de operações de distribuição e logística.

Sua responsabilidade será grande. Sabendo como é o curso de processos gerenciais, você terá alguns desafios nos dois anos de sala de aula. Vai saber, por exemplo, como definir estratégias, planejar e gerenciar processos. Aliás, esses são os principais conceitos. Além disso, irá aprender a construir estratégias gerenciais para planejar, criar, elaborar orçamentos e coordenar as atividades do seu time de trabalho.

Com tudo isso, poderá atuar em áreas bem diferentes, como Logística, Finanças e Investimentos.

Sobre o curso de processos gerenciais

O curso tecnólogo costuma ser oferecido na modalidade a distância, o que dá mais flexibilidade na questão da rotina de estudos. No entanto, muitas faculdades também oferecem o ensino tradicional, ou seja, presencialmente. Fica pela sua escolha.

No curso, você vai aprender disciplinas como administração contemporânea, análise e pesquisa de mercado, comunicação organizacional e tecnologia. Também terá que ter aptidão para fazer o planejamento de marketing, técnicas de negociação e vendas, gestão da cadeia produtiva, planejamento tributário, direito empresarial e gestão financeira. Essas são algumas das áreas oferecidas e das disciplinas ofertadas durante o tecnólogo.

Veja uma lista completa do que você terá que estudar na sala de aula:

  • Comportamento organizacional
  • Introdução às finanças
  • Matemática aplicada à gestão
  • Planejamento de carreira e sucesso profissional
  • Princípios de gestão
  • Gestão estratégica de marketing
  • Liderança e coaching
  • Matemática financeira
  • Modelagem de processos
  • Pensamento computacional
  • Gerenciamento de projetos
  • Gestão de sistemas de informação
  • Gestão integrada de operações
  • Governança corporativa risco e compliance
  • Inovação e empreendedorismo
  • Tópicos em libras: surdez e inclusão
  • Análise de mercados e projeção de cenários
  • Distribuição física e custos logísticos
  • História dos povos indígenas e afrodescendentes
  • Legislação tributária
  • Logística 4.0
  • Marketing 4.0
  • Planejamento e gestão estratégica
  • Raciocínio lógico e analítico

Com base nessas disciplinas e em como é o curso de processos gerenciais, dá para perceber que você terá capacidade para atuar nas seguintes áreas do mercado de trabalho:

  • Administração geral
  • Seleção de pessoal
  • Programas de trabalho
  • Administração mercadológica
  • Administração de produção
  • Relações industriais

Essas áreas podem dar uma ideia de onde você pode procurar emprego. No entanto, se você ainda tem dúvidas se o curso é para você, separamos mais um material importante. O vídeo abaixo mostra como é a rotina dos profissionais da área. Apresenta entrevistas e depoimentos de pessoas que já se formaram e estão trabalhando com processos gerenciais. Muitos relatos dão conta de profissionais que faziam outras funções, mas investiram na formação de processos gerenciais para ampliar conhecimento e oportunidades. Talvez, essa também seja a sua realidade.

Os tipos de processos existentes

Para saber como é o curso de processos gerenciais, é preciso conhecer os tipos de processos existentes. Há pelo menos três tipos de processos no mercado de trabalho. São os processos primários, processos de suporte e, finalmente, processos gerenciais. No primeiro caso, os processos primários fazem uma relação com os clientes de uma marca. Então, quando você atua nesse seguimento terá que observar essa relação.

Em seguida, os processos de suporte reforçam os primeiros, mas sem estarem ligados aos clientes. Sendo assim, eles estão relacionados com as questões estruturais dos processos. Já no caso dos processos gerenciais, estamos falando de atividades de relacionamentos ao monitoramento e à gestão da empresa. Então, esse caso envolve mais o aprimoramento de estratégias, cumprimento de metas estipuladas e elaboração de planos de negócios.

Conheça o mercado de trabalho

Agora você já aprendeu como é o curso de processos gerenciais. O próximo passo é saber o que espera por você no mercado de trabalho. Então, saiba que você poderá desempenhar funções em organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Sua missão sempre será a de identificar problemas e depois encontrar e propor soluções gerenciais. Além disso, precisará encontrar alternativas administrativas para micro, pequenas e médias empresas.

É possível encontrar vagas de trabalho nos seguintes ramos:

  • Empresas públicas
  • Empresas privadas
  • Organizações não-governamentais
  • Consultorias e assessoria (e prestação de serviços em geral)
  • Empreendimento próprio
  • Indústrias
  • Instituições de ensino

Salário de um profissional de processos gerenciais

Existe uma grande variação nessa área. O seu salário depende, principalmente, da empresa ou do ramo de atuação. No entanto, o salário médio de um Tecnólogo Em Processos Gerenciais no Brasil é de R$ 2.436,96. Já no Estado de São Paulo, a situação é melhor. O salário médio é de R$ 2.928,00.

Como consultor de serviços, a sua remuneração pode aumentar e variar ainda mais. Além disso, fazer parcerias com agências e consultorias já estabelecidas no mercado de trabalho, pode ser uma solução.

Especialização na área

Uma pós-graduação também pode ajudar você a aumentar o salário e abrir ainda mais as portas do mercado de trabalho. Nesse sentido, o curso de graduação em processos gerenciais vai dar uma boa base de conhecimento. No Blog Vai de Bolsa, já abordamos algumas opções de pós-graduação em Administração. Vale a pena se aprofundar no assunto.

Algumas alternativas de curso são:

1) Gestão de Pessoas

Vai capacitar você para atuar em diferentes áreas. Poderá interagir no cenário de constantes mudanças. Assim, com a especialização, terá capacidade para visualizar os problemas e depois refletir, argumentar e persuadir para criar uma nova gestão de pessoas.

Com tudo isso, encontrará soluções para os desafios do mercado de trabalho e conseguirá atingir metas estipuladas.

2) Finanças e Mercado

Essa especialização vai ajudar você a se capacitar na área de finanças e controladoria. Assim, você saberá consolidar os conceitos e práticas contemporâneas. Então, poderá compreender, de forma abrangente, a área financeira com foco na gestão organizacional.

Durante essa especialização você terá o domínio de técnicas de captação de recursos para financiamento de investimentos. Entre as áreas abordadas estão: Planejamento Estratégico, Controle Gerencial, Custos Empresariais, Marketing e de Negociação Empresarial.

Juntas, elas vão oferecer para você uma melhor compreensão do momento econômico para os negócios da empresa. Então, você terá uma base para analisar a viabilidade econômica e avaliar alternativas de projetos de investimentos. Assim, conseguirá desenvolver estratégias financeiras para os clientes.

3) Gestão de projetos

Com essa especialização você poderá atuar como consultor, líder de equipes de projetos, gerente de projeto ou ser um membro da equipe de gerenciamento de projetos. Poderá trabalhar em diversos segmentos de negócio, sempre para aplicar boas práticas e também algumas técnicas emergentes de gerenciamento.

Sendo assim, independente da área de especialização que você escolher, saiba que todas terão uma relevância profissional. A especialização servirá como complemento a sua formação. Será uma atualização de conhecimentos, alinhadas às mudanças vividas pelo mercado.

Gostou do curso?

Temos mais conteúdo esperando por você no blog Vai de Bolsa. Acesse e confira tudo o que precisa saber sobre o mercado de trabalho e o mundo acadêmico.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.