Qual é a diferença entre marketing e publicidade? Entenda já!

Embora muitas pessoas achem que são sinônimos, existe sim diferença entre marketing e publicidade. Neste post gente vai ajudar a diferenciá-las.

Na verdade, os profissionais exercem atividades diferentes. A publicidade tem foco em estimular a venda e o marketing deve planejar o antes, durante e depois do processo de venda.

Mas não são só essas as diferenças. Entenda melhor esses e outros aspectos das duas áreas e faça a escolha certa no curso a seguir.

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Leia mais: Comunicação Social: ainda existem vagas neste mercado?

O que é marketing?

O marketing utiliza ferramentas que auxiliam as empresas a alcançarem seus objetivos e a gerar valor sobre o produto. Profissionais desse ramo atuam no planejamento das ações necessárias para aproximar consumidores de seus produtos e serviços.

Dessa forma, o marketing pode ser considerado o “pai” da propaganda, pois é muito mais abrangente, ou seja, considera os famosos 4Ps: produto, preço, praça, promoção.

Nesse sentido, o papel do profissional de marketing é fundamental, frente ao volume intenso de informações e os consumidores cada vez mais exigentes. Deve assim garantir a abrangência de todo processo de venda e relação entre o consumidor e a empresa.

Dessa forma, deve contemplar os produtos, os serviços, sua adequação ao mercado, a comunicação do negócio, etc. E sem deixar de entender e satisfazer as necessidades de seus clientes ou potenciais clientes.

Para isso, o profissional de marketing tem um grande desafio de evidenciar o produto ou serviço tornando-o relevante diante da grande concorrência.

Atualmente, cada vez mais a internet é parte do nosso cotidiano e faz essa dinâmica mudar um pouco no que tange o marketing digital. Entenda!

Marketing digital

Cada vez mais o marketing digital é essencial para a sobrevivência da empresa no mercado. Pois com o advento da internet e incorporação dela na rotina das pessoas, a maneira de promover a venda de um produto tornou-se diferente.

Além disso, o consumidor torna-se mais ativo no processo de compra, ou seja, mais de 60% dos consumidores efetuam a compra antes mesmo entrar em contato com o vendedor.

Assim, o marketing digital tem por objetivo reunir um conjunto de informações e ações em diferentes meios digitais a fim de promover as empresas.

Para as empresas, o marketing digital é um oportunidade para reforçar sua marca, alavancar vendas e gerar novas oportunidades de negócio.

Não há um curso de graduação nessa modalidade e sim cursos básicos com carga horária de algumas horas.

Mas existe pós-graduação MBA, cmo por exemplo, em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.

Faculdade de marketing

Existem várias possibilidades para garantir a sua formação. Uma delas é a formação é em nível de tecnólogo, com duração de dois anos.

Uma das vantagem de fazer um curso a nível tecnólogo é que está votado diretamente para atuação no mercado de trabalho.

Após o término do curso você tem a opção de fazer especializações. Dessa forma, sua especialização será voltada para realidades do dia a dia.

Disciplinas da faculdade de marketing

Vamos apresentar algumas disciplina da faculdade de marketing:

  • Análise de mercados e projeção de cenários;
  • Comunicação contemporânea;
  • Design e organização de eventos;
  • Direito empresarial e do consumidor;
  • Distribuição física e custos logísticos;
  • Estatística e probabilidade;
  • Formação de preços;
  • Gestão de sistemas de informação;
  • Gestão estratégica de marketing;
  • Marketing digital e mídias sociais;
  • Inovação e empreendedorismo;
  • Neurociência e comportamento do consumidor;
  • Pensamento computacional.

Leia também: Qual a diferença de faculdade e universidade? Entenda

O que é publicidade?

Publicidade, como o próprio nome já indica, é o conjunto de atividades desenvolvidas para tornar algo público. Desse modo, pode ser através de uma campanha informativa, uma campanha de venda ou campanha institucional.

Portanto, toda vez que o seu negócio faz uma propaganda, em algum meio de comunicação, a intenção é mostrar ao cliente seu negócio e fazer a venda.

Contudo, a mensagem a ser transmitida deve evidenciar os valores da empresa, suas características e as vantagens da obtenção do produto ou serviço.

Assim, o profissional de publicidade estará responsável por criar a imagem e vender ao cliente o produto ou serviço oferecido por determinada empresa.

Faculdade de publicidade

O curso de graduação em publicidade tem por objetivo estimular o processo criativo do aluno. A fim de que seja capaz de criar campanhas campanhas de comunicação institucionais e publicitárias e de mercado.

Desse modo, o processo de criação envolve etapas desde o atendimento ao cliente até a veiculação de um anúncio nas mais variadas plataformas de mídia.

Ao longo dos 4 anos do curso, o aluno deverá adquirir ferramentas e técnicas criativas e inovadoras suficientes para dar visibilidade ao negócio.

Principais disciplinas da faculdade de publicidade

Vamos apresentar algumas disciplina da faculdade de publicidade:

  • Comunicação comunitária e terceiro setor;
  • Computação gráfica e editoração eletrônica;
  • Comportamento do consumidor 4.0;
  • Cultura e convergência midiática;
  • Direção de arte em publicidade;
  • Experiências midiáticas sonoras;
  • Fundamentos da fotografia;
  • História da mídia;
  • Narrativas midiáticas;
  • Pesquisa e análise de tendências de consumo;
  • Política da comunicação;
  • Teorias da comunicação.

Qual a diferença entre o salário nas áreas de publicidade e marketing?

Existem muitas possibilidades nessas profissões. No entanto, a diferença entre publicidade e marketing está não só nas atividades, mas também nos salários.

Sabe-se que alguns pontos são levados em conta, tais como: tempo de experiência, tamanho da empresa e sua capacidade de gerar bons e novos negócios.

Nesse ramo é importante saber fazer seu próprio marketing pessoal, ou seja, a venda de sua própria imagem como profissional conta muito quando se quer ganhar uma posição no mercado ou ganhar um bom salário.

Quanto ganha quem trabalha com publicidade

De acordo com o site salario.com, um agente publicitário ganha em média R$ 4.930,37 para jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Entretanto, por existir uma variação no perfil, aconselha-se a tomar por base a faixa salarial encontrada no mercado da cidade de São Paulo, que seria de R$ 4.449,89 a R$ 10.964,03, segundo dados de 2021.

Quanto ganha quem trabalha com marketing

Já um analista de marketing ganha em média R$ 3.628,43, segundo o site salario.com, para jornada de 42 horas semanais.

Mas como há um diversidade no mercado toma-se como base a faixa salarial do analista de marketing fica entre R$ 2.968,08 a R$ 8.316,09, segundo dados de 2021.

Diferença do mercado de trabalho entre marketing e publicidade

A atuação dos profissionais de marketing e publicidade é basicamente no departamento de marketing das empresas e agências de publicidade, respectivamente.

Tradicionalmente, o analista de marketing da empresa é o responsável por fazer a comunicação com a agência, porém essa dinâmica vem mudando nos últimos tempos.

Assim, com uma estrutura mais complexa do que a tradicional, as empresas tendem a criar um agência interna, as chamadas de agências in-house. De tal modo que montam uma equipe completa de planejamento, mídia, criação e produção para desenvolver suas campanhas.

Agora, se seu interesse é a carreira de publicidade, uma opção é trabalhar numa empresa de marketing de conteúdo.

Contudo, para se manterem no mercado o profissional de publicidade e marketing precisam atentar-se para:

  • Escolha de um bom curso;
  • Estar sempre atualizado;
  • Especializar-se;
  • Manter um portfólio.

Leia também: Qual a melhor plataforma de cursos online? Confira aqui

Qual a diferença entre as tendências futuras de mercado de marketing e publicidade

Um profissional do ramo de publicidade e marketing deve investir no seu futuro e nas novas tendências mercadológicas. Separamos algumas tendências futuras de mercado para você, veja:

  • Inbound Marketing: refere-se a estratégia de marketing para conquistar pessoas ao invés de comprá-la;
  • Marketing de Conteúdo: ligado diretamente ao inbound marketing, mas com foco no fornecimento de informação de qualidade e relevante para o cliente; 
  • Social mídia: aqui o profissional está diretamente relacionado com as redes sociais, na qual será responsável por gerenciar toda a produção de conteúdo. Além de fazer a criação e a inserção em todas as redes sociais de uma empresa.

Perfil profissional 

Como percebemos os profissionais publicitários e profissionais de marketing podem atuar em diversas áreas.

Dessa forma, o analista de marketing deve possuir como característica a familiaridade com o parte mais analítica, ou seja, que seja capaz de lidar com números e desenvolver estatísticas, previsões e gráficos.

De modo que o publicitário deve ser criativo, com atuação no atendimento, criação e produção.

E a figura do profissional de marketing digital entra com um perfil mais completo e dinâmico para atuar na rede mundial de computadores.

Leia também: Curso de marketing digital online: confira 7 opções gratuitas

Entendeu a diferença entre marketing e publicidade? Ficou interessado em fazer um desses cursos?

Agora, que você já sabe mais sobre a diferença entre marketing e publicidade e deseja se tornar um profissional, o ideal é fazer um curso na área.

A escolha de uma boa faculdade é fundamental para o sucesso de sua carreira, matricule-se na faculdade de marketing e publicidade.

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