Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Faculdade de Música: conheça o curso e transforme paixão em profissão

Faculdade de música

Se você toca algum instrumento, tem talento e aptidão para compor, cantar e interpretar, quem sabe não seja interessante fazer uma faculdade de Música? Nesse curso, você vai aprender a ser muito mais do que um apaixonado pela música, mas sim, um profissional da área e ganhar dinheiro com isso.

Assim como outro curso ligado às artes, a faculdade de Música ensina o aluno desde a parte teórica da área, que envolve as várias vertentes musicais, até a parte prática, com o domínio dos instrumentos. Seguir carreira na música não quer dizer apenas tocar em uma banda ou apresentar-se no palco. Em outras palavras, o ofício vai muito além disso.

O legal é que há muitas instituições renomadas que oferecem esse curso, como a faculdade de Música Carlos Gomes, por exemplo. Há também outras faculdades de Música em São Paulo, faculdade de Música no Rio de Janeiro, entre outros estados.

Ficou interessado? Neste post, vamos aprofundar como é a faculdade música, quais as disciplinas desse curso e como está o mercado de trabalho na área. Lembrando que você pode fazer uma busca pelo seu curso de graduação na plataforma do Vai de Bolsa. Basta selecionar a sua cidade, o curso e verificar as ofertas de vagas com descontos de até 70%.

Leia também: Luteria: conheça o curso que ensina a fabricar instrumentos musicais

Faculdade de Música: como ingressar

Toda vez que você ouve uma nota musical ou uma sonoridade que lhe agrada, você vibra de uma maneira diferente, certo? Esse pode ser um sinal da sua aptidão que está se manifestando para a música. Por que não tornar uma paixão em uma profissão?

A faculdade de Música pode preparar você para dois caminhos profissionais diferentes: licenciatura ou bacharelado. Ou seja, ela prepara você tanto para dar aulas ou para o mercado formal de trabalho. Para ingressar na faculdade de Música, o candidato a vaga deverá realizar uma prova específica, que comprova um certo conhecimento sobre qualquer instrumento que é de escolha do aluno.

Essa prova consiste em um audição obrigatória que é realizada de acordo com cada instituição. Geralmente, é dividida em duas etapas: Teste Teórico-Perceptivo e Prova Prática de Instrumento. Portanto, não adianta fazer o vestibular para um curso de Música se você não tem o mínimo de conhecimento teórico sobre algum instrumento.

E quanto tempo é uma faculdade de Música? Esse curso tem duração média de quatro anos para o bacharelado e três para a licenciatura. E qual o valor de uma faculdade de Música? Isso depende muito da instituição de ensino. Mas podemos adiantar que, em faculdades privadas, a mensalidade pode ultrapassar os R$ 1.000.

Outra alternativa é tentar uma vaga das universidades públicas que oferecem o curso, como:

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mendonça Filho (Unesp);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Disciplinas da faculdade de Música

Veja a seguir algumas disciplinas estudadas nessa graduação:

Licenciatura em Música

  • Introdução à História da Música;
  • Jogos Musicais;
  • Percepção e Leitura Musical I;
  • Teclado I;
  • Estudos em Etnomusicologia;
  • Filosofia da Educação;
  • Gêneros e Formas Musicais;
  • História da Música no Brasil e nas Américas;
  • Prática Musical I;
  • Libras;
  • Tecnologias e Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem;
  • Educação Vocal;
  • Políticas Públicas e Legislação da Educação Básica;
  • Canto Coral I;
  • Regência I;

Bacharelado em Música:

Diferente da licenciatura, no bacharelado em Música, há várias habilitações. Algumas delas são: canto, composição, cortas ou sopros, regência coral, teclado, música popular, entre outras. A cada habilitação, o aluno deverá cursar um rol de disciplinas específicas para a área que escolheu. Desse o modo, o bacharelado irá focar em uma formação ou competência profissional específica.

Por outro lado, a licenciatura é focada nas disciplinas para a educação, mas uma disciplina e outra podem estar presentes em cada modalidade. Portanto, o rol de disciplinas pode ser bastante relativo de acordo com a instituição escolhida.

Faculdade de música
Faculdade de música

O perfil de quem estuda a faculdade de Música

Não é preciso nem comentar que o pré-requisito básico desse curso é gostar de música, não é mesmo? Geralmente, quem sabe tocar um instrumento ou tem aptidão para as artes em geral costuma ser uma pessoa com bastante sensibilidade. Além disso, gostar de arte e cultura em geral também pode ser fundamental para ir além nesse curso.

Mas para ingressar em uma faculdade de música é fundamental que saiba tocar algum instrumento, esse pode ser um ponto excludente. Portanto, é bom você ir estudando e aperfeiçoando aquilo que sabe tocar. Desse modo, você não terá dificuldades para ingressar e passar no processo seletivo dessa graduação.

O esperado para um graduando em música é que tenha uma base musical sólida, completamente desenvolvida e sustentada por uma percepção musical bem treinada. Dessa forma, será possível transmitir o conhecimento musical aos alunos de forma segura e confiável, e também atuar com excelência no mercado profissional formal.

Quem faz faculdade de Música trabalha em quê?

O diploma desse curso pode garantir uma área de atuação bem ampla. O que contraria o senso comum e a visão distorcida de que não há como viver de música. Essa afirmação não é verdade. Para quem optou pela licenciatura, saiba que muitas escolas adotam projetos de musicalização. De acordo com a Lei Federal Nº 11.769, aprovada em 2008, é obrigatório que todas as escolas municipais tenham pelo menos um professor de musicalização.

Sendo assim, não faltará oportunidade para ensinar música no ensino básico. Além disso, algumas escolas particulares oferecem educação musical para os alunos até no ensino médio. Desse modo, a música se faz presente em todas as etapas do ensino regular na vida de um aluno.

Além de dar aulas em escola, um profissional de música pode dar aulas particulares e ser autônomo. Desse modo, pode fazer a sua rotina de trabalho, aprender muito ao ensinar, se inspirar com os alunos e ser a inspiração de futuros músicos de sucesso. Já pensou?

É possível ainda ser regente, compositor de trilha sonora, especialista em canto, piano, flauta, violão, entre outras. Para isso, basta buscar a especialização certa e certamente a faculdade de Música vai deixar você preparado para tomar uma decisão sábia.

Quando a música é uma profissão: os benefícios de estudar na área

Os benefícios de estudar música são enormes. Pode ser comprovado que as crianças que têm aulas de musicalização desenvolvem melhor o raciocínio lógico, a coordenação motora, entre outras habilidades.

Além disso, vários benefícios psicológicos podem ser comprovados também, como: melhora comportamental, mais sensibilidade, criatividade, melhoria no relacionamento interpessoal, sociabilidade, entre outras. Desse modo, essa pode ser uma atividade muito prazerosa e com benefícios imensos tanto para a saúde psicológica, quanto física.

Estudar música também pode trazer muita felicidade a um indivíduo. Certamente você já ouviu aquela expressão: “quem canta seus males espanta”, não? Então, essa é uma grande verdade, o contato com a música pode fazer você ser feliz tanto ao ensinar, quanto ao aprender, pois a música produz um impacto muito positivo na vida das pessoas, certamente, essa faculdade fará de você um profissional realizado.

Outros cursos na área artística

Se você tem aptidão para a área artística de uma maneira mais ampla, também pode conhecer outros cursos de graduação dentro desse campo, como Cinema, Artes Plásticas, Artes Visuais e Teatro.

Na plataforma do Vai de Bolsa você pode fazer a busca por esses cursos e conseguir descontos imperdíveis para começar já sua graduação. Basta acessar o site, informar sua cidade, selecionar o curso e verificar as oportunidades em instituições de ensino renomadas no Brasil. As bolsas de estudo podem chegar a 70%.

Leia também: Conheça cursos para quem gosta de artes

Transforme sua paixão em profissão

E aí? Se interessou pela faculdade de Música? Já pensou transformar sua paixão em profissão? Como pode ser observado, a música tem um impacto muito positivo na vida das pessoas e essa graduação pode fazer de você alguém muito importante para o desenvolvimento pessoal de um aluno.

Não é à toa que foi sancionada uma lei que garante que as escolas públicas municipais tenham um professor de música, isso certamente é um reconhecimento da importância de aprender e ensinar música. Para isso, basta estudar um pouco do instrumento que você toca para ser aprovado na prova específica. Até lá, bons estudos.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.