Curso de Gestão Comercial: saiba o que estuda e a área de atuação

curso de gestão comercial

Gosta da área comercial e quer um curso para trabalhar rápido neste mercado? Caso positivo, você precisa conhecer o curso de Gestão Comercial. Isso porque este profissional atende a todo tipo de empresa. O curso é na modalidade tecnológica, que foca em preparar o profissional para o mercado. Como outros curso deste tipo, trabalha com a área da gestão. Ou seja, você terá facilidade em conseguir emprego e, também, buscar especializações para melhorar sua renda.

Mas o que é gestão comercial? Na prática, o gestor comercial trabalha com a estratégia das empresas para vender seus produtos. Dessa forma, atua em geral no varejo. Isso é uma ótima notícia, pois este setor é um dos principais da economia brasileira. Na verdade, empresas de qualquer porte, desde pequenas à grandes, precisam da gestão comercial para dar vazão a produtos e serviços ao consumidor.

Para você ter uma ideia, é possível trabalhar em indústrias, onde os salários tendem a ser muito altos. Na verdade, como falamos, qualquer empresa que precise de uma estratégia para vender pode te contratar.

Empolgante, né? Então segue com a gente para saber mais sobre a faculdade de gestão comercial, se existe gestão comercial EAD, as áreas de atuação e a profissão!

Leia mais: Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?

O que é a gestão comercial?

Afinal de contas, gestão comercial, o que faz? Como o nome sugere, é uma área de atuação que se dedica a pensar estratégias para a venda dos produtos de uma empresa. Você pode trabalhar fazendo estudos de viabilidade econômica de produtos e serviços, assim como no controle de qualidade, ou fazendo a gestão da imagem da empresa no mercado. São muitos caminhos, mas todos lidam com dois lados: a empresa e o mercado.

Confira algumas áreas de atuação de um gestor comercial e no que ele pode trabalhar:

  • Conseguir novos clientes: mapeamento de oportunidades de vendas e novos clientes, a partir do entendimento do comportamento do consumidor em cada área de mercado, além das tendências. Um bom gestor comercial observa tudo isso ativamente;
  • Administrar contas e carteiras de clientes: fidelizar clientes é outra tarefa de um gestor comercial, ou seja, obter a satisfação desse público.
  • Buscar parcerias: esse profissional irá em busca de parcerias com outras empresas e instituições afins para impulsionar os negócios;
  • Estratégias de vendas: para vender precisa de estratégia. Ou seja, fazer uma boa trilha de vendas, ou estabelecer uma boa experiência para o consumidor finalmente comprar o seu produto;
  • Inteligência comercial: aqui entra a parte de otimizar os processos de venda na empresa, e prospectar novas oportunidades;
  • Representante comercial: é tarefa também do gestor comercial representar a empresa ao público externo, geralmente, em outras cidades. É o profissional que leva o nome e os produtos da empresa para além da fronteira;
  • Supervisionar as vendas: também é papel do gestor comercial o treinamento e fiscalização das pessoas envolvidas nos processos de venda, para garantir melhores resultados;
  • Consultoria: o gestor comercial também pode atuar de forma autônoma, atendendo várias empresas, a partir da ofeta de serviços de consultoria nessa área.

Vale lembrar que a área da gestão comercial é bastante parecida e confundida com a de marketing, então é bom saber diferenciar. O curso de Marketing também é oferecido enquanto tecnólogo, como o de graduação. Pensando nisso, uma boa jogada é fazer o tecnólogo em gestão comercial e, depois, uma graduação ou especialização na área do marketing para complementar. Como qualquer área, a formação contínua ajuda muito a fazer sua carreira avançar.

Como é o curso de Gestão Comercial?

O curso de Gestão Comercial pode ser encontrado na modalidade tecnólogo e também como pós-graduação. Dessa forma, ele tem a duração de 2 anos e pode também ser encontrado na modalidade presencial ou EaD. O curso prepara o estudante para lidar com as principais atividades econômicas de uma empresa, planejando estratégias para aumentar a rentabilidade do negócio. Você vai aprender a:

  • Cuidar de transações comerciais de compra e venda dentro da empresa;
  • Trabalhar no planejamento de vendas do negócio, estipulando metas e objetivos;
  • Criar estratégias para aumentar a lucratividade e a produtividade da empresa;
  • Coordenar e gerir equipes de vendas;
  • Trabalhar o Marketing e a Logística do negócio, entre outras.

Tecnólogo em Gestão Comercial

Como dito antes, uma das formas de se formar em gestão comercial é fazendo o curso tecnólogo, que conta como nível superior. Assim, é importante dizer que você precisa do nível médio completo. O currículo tem uma mistura de matérias mais próximas das humanas e das exatas. Afinal, quem lida com mercado lida com estatísticas, mas, também, pessoas.

Outro detalhe importante: por ser um curso tecnólogo, você vai aprender matérias mais ligadas ao dia a dia do mercado de trabalho. Sabe aquela pergunta: eu vou usar isso em algo na vida? Pois é, pode ser que sim. E qual o valor da faculdade de Gestão Comercial? Isso depende muito de cada instituição. Na modalidade EAD, você encontrará opções entre R$ 200 e R$ 500 a mensalidade, enquanto que no presencial pode alcançar R$ 800.

Separamos aqui uma listinha com algumas delas, para que você tenha uma ideia melhor de como é o curso:

  • Administração de Vendas e Relacionamento;
  • Comércio Eletrônico;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Custo e Formação de Preços;
  • Direito Empresarial;
  • Empreendedorismo;
  • Fundamentos da Contabilidade;
  • Gestão em Marketing;
  • Inovação em Gestão Comercial;
  • Matemática Financeira;
  • Planejamento de Vendas;
  • Responsabilidade Social e Meio Ambiente;
  • Tecnologias de Gestão.

Leia mais: Quais as vantagens em ser um profissional especialista?

Especialização em Gestão Comercial

Se você já tem uma graduação e quer melhorar a renda, então talvez a especialização ou pós-graduação em Gestão Comercial seja interessante. As especializações nessa área variam um pouco de nome, dependendo do programa que as oferece. Esses são alguns deles:

  • Gestão Comercial e de Vendas;
  • Gestão Comercial e Marketing em Agronegócios;
  • MBA em Gestão Comercial;
  • Gestão Comercial Empreendedora;
  • MBA em Gestão Comercial e Marketing;
  • MBA em Gestão Comercial: Varejo e Serviços.

Aliás, se você tem dúvidas em relação ao tipo de pós-graduação na qual seguir, este texto aqui com certeza irá ajudar.

Curso de gestão comercial
Curso de gestão comercial

Mercado de trabalho

Não só em períodos de crescimento, como também nas crises se encontram oportunidades. No caso da gestão comercial, essa frase é ainda mais verdadeira. Quanto mais pressionadas as empresas ficam, mais necessidade elas têm de escoar seus produtos. Você pode ser contratado para isso!

Em um cenário cada vez mais competitivo, tomar decisões corretas é crucial para a sobrevivência das empresas. Assim, essa tendência valoriza os profissionais responsáveis por pensar essa estratégia. Portanto, o setor comercial é e vai continuar sendo uma área vital.

Isso se reflete na variedade de vagas que um gestor comercial pode ocupar. Você pode, por exemplo, ser gestor de parcerias de uma empresa, cuidando da imagem dela com fornecedores. Outra possibilidade é a gestão de inteligência comercial, isto é: ficar de olho nas estratégias da concorrência.

No entanto, o mais comum mesmo é o gerente comercial administrativo. É um cargo mais básico da área, que quase toda empresa tem. Caso você tenha um perfil empreendedor e consiga construir um bom currículo, pode trabalhar como autônomo, fazendo consultorias. Isso é uma possibilidade para quadros de alto nível, que têm renome no mercado.

Leia também: Gestão de Seguros EAD: conheça o curso e o mercado que está em alta

Quanto ganha alguém que faz Gestão Comercial?

Como os cargos variam, varia também o salário. No entanto, os profissionais da área costumam ser bem pagos. Para se ter uma ideia, para o cargo de gerente comercial, se paga entre R$ 2.100 e cerca de R$ 10.000.

Outra variação muito comum é em relação ao tamanho da empresa. Isto é: uma coisa é trabalhar para uma loja de departamentos de importância local, outra é uma multinacional ou grande indústria. O salário nesses casos pode chegar a R$ 37.000.

No caso de consultorias, é mais difícil estabelecer uma média. Isso porque tudo depende do renome do profissional e de para quem ele presta serviços. Em serviços autônomos, o céu é o limite.

Qual o perfil do gestor comercial

Se você pensa em fazer o curso de Gestão Comercial, antes analise o seu perfil. Este é um profissional que deve sempre trabalhar com reavaliações do que já foi feito, para entender como o mercado está se comportando. O tempo todo, mudanças são necessárias, buscando sempre o sucesso comercial da empresa. Para ser um profissional bem sucedido na área, é preciso que o gestor comercial conheça muito bem o mercado no qual atua. Assim, deve acompanhar informações como o seu público alvo, estratégias de vendas, como definir onde o produto será lançado ou vendido, entre outros.

Além disso, o gestor comercial pode trabalhar em conjunto com outras equipes, como a equipe de marketing. Neste caso, o gestor pode auxiliar na criação de campanhas publicitárias, com informações importantes sobre o negócio, com o intuito de direcionar a outra equipe. 

Então, trabalhando em conjunto, as duas áreas conseguem definir de forma mais assertiva estratégias de praça, precificação, promoção, entre outras. É também o gestor comercial que vai gerir o time de vendas, definindo, por exemplo, o direcionamento dos vendedores em campo.

Além disso, é sua função trabalhar na eficiência das vendas, buscando a lucratividade e a redução de gastos.

Diferença entre gestão comercial e de vendas

Então, você pode estar se perguntando: qual é a diferença entre a gestão comercial e a gestão de vendas dentro de uma empresa? Fique tranquilo, essa é uma dúvida muito comum. A maior diferença das duas áreas é a forma como elas atuam. O gestor comercial possui o objetivo de planejar e criar estratégias. De outro lado, o gestor de vendas executa.

Quem estuda a viabilidade de um produto, observa o mercado e faz previsões é o gestor comercial. O gestor de vendas, com esse plano pronto, é quem põe faz as vendas acontecerem.

Dessa forma, o gestor deve trabalhar para o atingimento das metas, e para disponibilizar todos os recursos necessários para o time de vendas.

Gostou do curso de Gestão Comercial?

Apresentamos aqui o curso e algumas das oportunidades que ele oferece. Com essas informações, escolher uma especialização ou tecnólogo em gestão comercial talvez seja o primeiro para seu futuro.

É importante começar a ver algumas opções, onde você possa se matricular em um curso de gestão comercial EaD ou presencial.

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