Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Morar no interior: conheça as 10 melhores profissões

Morar no interior

Se você está cansado da cidade grande e sonha em morar no interior, saiba que isso pode ser possível ao escolher a profissão certa. Afinal de contas, morar em uma cidade menor também pode garantir também a você uma carreira bem sucedida. Além disso, morar no interior pode trazer uma qualidade de vida melhor. Pois é nessa região que você vai encontrar tranquilidade e sossego, muitas vezes difíceis de encontrar no agito da cidade grande. Neste post, vamos listar as 10 melhores profissões para quem quer morar no interior.

Mudar para uma cidade do interior não significa apenas uma vida mais tranquila. Muitas vezes uma cidade pequena oferece também boas oportunidades de carreira. Além disso, o interior pode oferecer um número de vagas de emprego proporcionalmente maior que uma cidade grande, pois a concorrência pode ser menor, fazendo com que seja mais fácil ocupar uma vaga.

Portanto, prepare seu currículo e escolha a profissão que mais se encaixe no seu perfil.

E lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

As melhores profissões para morar no interior

É importante ressaltar que morar e trabalhar tanto na capital quanto no interior existem suas vantagens e desvantagens. Portanto, para saber qual é o mais adequado para você é fundamental você saber o que deseja para sua vida pessoal e carreira profissional.

Morar no interior pode garantir uma vida mais tranquila, por exemplo. Em contrapartida, você pode encontrar uma série de carências, como infraestrutura e serviços, deslocamento longo dos grandes centros, entre outras. Sendo assim, é preciso você avaliar qual sacrifício está disposto a fazer para ser feliz quando migrar da capital para o interior.

Por outro lado, se você está cansado da vida na cidade grande e se as oportunidades não estão acontecendo, quem sabe ir para o interior não pode ser uma maneira de se recolocar na profissão? Se você estiver buscando reduzir os gastos, saiba que o interior tem um custo de vida mais baixo na maioria das vezes.

A desvantagem em relação a isso é que o salário também pode ser mais baixo. Portanto, é necessário colocar tudo na balança para saber se vale a pena ou não procurar um emprego no interior. veja a seguir algumas opões de carreiras para isso:

1- Professor

Qualquer cidade ou região necessita de um professor. Se você quer trabalhar no interior, essa pode ser uma opção interessante. Para se formar nessa área é preciso fazer uma graduação que ofereça a modalidade de licenciatura. Ou seja, esse tipo de formação permite que o aluno aprenda as disciplinas da educação e prepara ele para a sala de aula.

Após se formar nesse curso, é interessante você ficar de olho nos editais em aberto nas esferas municipais ou estaduais. Ao ser aprovado em um concurso para professor, você terá estabilidade na carreira e poderá aproveitar férias duas vezes ao ano, já que essa é uma das vantagens dessa profissão.

Na plataforma Vai de Bolsa você pode conferir diversas oportunidades de cursos de graduação na modalidade licenciatura, como Física, Computação, Química, Pedagogia, entre várias outras.

2- Freelancer

Com a era digital, nos dias atuais, saiba que é possível trabalhar remotamente. Trabalhar como freelancer pode dar a você a vantagem de trabalhar onde bem entender. Ou seja, é possível morar no interior ou qualquer cidade pequena.

Para exercer esse tipo de atividade é importante você verificar se a região que você pretende morar oferece disponibilidade de internet.

Leia mais: Como está o mercado de trabalho para freelancer

3- Médico

Em geral, as cidades do interior são bastante carentes de profissionais da medicina. Portanto, se você deseja uma vida mais tranquila, exercer a profissão de médico em uma cidade menor pode ser uma maneira de você ter uma rotina de trabalho mais tranquila.

Além disso, você estará prestando um serviço muito nobre para regiões que são carentes desse profissional da saúde.

4- Dentista

Se você é da área da saúde, a profissão de dentista também pode ser uma carreira possível se você deseja morar no interior. Geralmente, a demanda por esse profissional é bastante alta e o interior pode garantir uma carreira bastante promissora para essa área.

Afinal de contas, é comum que os profissionais procurem os grandes centros ou grandes cidades para exercer a profissão. Desse modo, isso acarreta na falta de profissionais da odontologia nessas regiões, deixando essa área carente.

Confira na plataforma Vai de Bolsa as oportunidades de curso de graduação em Odontologia.

5- Veterinário

Essa também pode ser uma profissão em potencial se você deseja morar no interior. Provavelmente, você terá espaço nessa região para cuidar dos animais e levar mais infraestrutura e atendimento para uma cidade menor.

Além disso, a atuação de diversos profissionais em diferentes segmentos leva mais desenvolvimento para determinadas regiões. Portanto, pode ser uma ótima ideia trabalhar como veterinário no interior.

Veja as opções de curso de Medicina Veterinária mais próximas de você.

Leia também: Cursos para quem gosta de animais: veja as melhores opções

Morar no interior

6- Professor de línguas

Aprender um segundo idioma pode ser algo muito vantajoso na vida de uma pessoa. Se você tem domínio em uma segunda língua, saiba que você pode dar aulas no interior. Além de aproveitar uma vida mais tranquila, você pode fazer uma carreira promissora nessa região ao ensinar qualquer língua estrangeira.

Que tal fazer uma licenciatura em Letras – Espanhol? Veja essa e outras oportunidades na plataforma Vai de Bolsa!

7- Agrônomo

Se você tiver interesse em morar em uma cidade do interior que fica em uma zona rural, saiba que a agronomia pode ser uma área bastante promissora. Geralmente, o agrônomo é bastante requisitado em zonas rurais.

Portanto, essa pode ser uma maneira de trabalhar nesse setor e desenvolver alguma cultura que seja tradicional nessa área. Certamente, isso trará satisfação a você se o seu desejo é ter uma vida tranquila junto da profissão.

Veja as oportunidades de cursos em Engenharia Agronômica ou Gestão do Agronegócio!

8- Administrador

Trabalhar na administração também pode ser uma área muito forte se você tem o objetivo de morar no interior. Como a profissão de administrador é bastante ampla, se você tiver interesse em abrir o próprio negócio, essa formação pode ser muito interessante para isso.

Portanto, ser administrador fora da capital também pode ser uma carreira interessante para garantir a própria renda e ainda gerar emprego ao abrir uma empresa.

Confira as ofertas de cursos de Administração na plataforma Vai de Bolsa!

Leia também: Área da administração: confira 6 opções para atuar

9- Engenheiro

Muitas cidades necessitam de um engenheiro para tocar os mais diversos projetos. Sendo assim, qualquer área da engenharia pode ser muito requisitada em uma cidade do interior. Além de poder abrir a própria empresa ou construtora, é possível trabalhar também em algum setor público. Para isso, basta ficar de olho para ver se não tem nenhum edital em aberto para essa profissão.

Na plataforma Vai de Bolsa você encontra oferta de cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, entre outras!

10- Contador

Se você é formado em Ciências Contábeis, saiba que essa pode ser uma área bastante interessante para trabalhar e morar no interior. Como essa formação pode ser bastante ampla, através dela você pode trabalhar tanto no setor público, quanto privado, ou ainda abrir a própria empresa.

Ao abrir o próprio negócio, você também movimentará a economia local. Portanto, essa seria uma maneira de gerar emprego para uma determinada região e auxiliar no desenvolvimento dela. Para isso, basta saber onde empreender e como empreender.

Ainda não é formado na área? Confira os cursos de Ciências Contáveis disponíveis na plataforma Vai de Bolsa.

Leia também: Melhores cursos para o mercado de trabalho: confira agora quais são

As vantagens de morar no interior

Se você ainda está em dúvida sobre morar no interior e construir uma carreira por lá, podemos destacar ao final da nossa lista de profissões alguns pontos para você pensar. Morar no interior, na prática, é mudar completamente o seu estilo de vida. Ou seja, você estará abdicando do caos das grandes cidades para buscar por mais tranquilidade e sossego. Além disso, o trânsito problemático também ficará para trás com essa mudança.

Outro fator importante para quem opta por morar no interior é aproximar-se da natureza, do verde, e também reduzir o custo de vida. No final das contas, isso pode impactar diretamente na qualidade de vida da sua família e na longevidade. Agora, basta adaptar essas vantagens a sua profissão! Inclusive, você pode optar por um curso de graduação a distância, o que facilita e muito a sua vida, independente do local onde você mora.

Na plataforma Vai de Bolsa você pode encontrar dezenas de cursos de graduação a distância com direito a bolsas de estudo imperdíveis para você começar a estudar hoje mesmo.

Conclusão

Agora que você sabe quais são as profissões que permitem você ir morar no interior. Certamente deve ter uma que se encaixa no seu perfil. Portanto, é fundamental você fazer uma boa escolha e avaliar quais são os sacrifícios necessários para decidir com sabedoria qual o melhor destino.

Ao fazer isso, você terá mais chances de se realizar tanto na vida profissional, quanto na pessoal. Sendo assim, é importante que você coloque tudo na balança. Como qualquer escolha que se faça na vida, é preciso avaliar o que é melhor. Ao fazer isso, você terá menos chances de se frustrar com uma escolha errada.

É importante ressaltar que tanto na cidade grande, quanto no interior, existem benefícios e desvantagens em cada um desses locais. Por isso é importante você entender sobre o seu perfil e saber o que lhe motiva. Viver no interior pode ter um custo de vida mais baixo, porém a remuneração pode ser mais baixa.

Na cidade grande ou capital você pode concorrer a uma vaga melhor remunerada, mas o custo de vida é mais alto. Na cidade você terá uma vida mais agitada, no interior uma vida mais tranquila, entre outras.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.