Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Qual a função desempenhada por um analista de sistemas?

O trabalho de um analista de sistemas consiste em desenvolver por meio da análise de sistemas a qualidade das informações que sustentam e fazem parte das operações de diversas áreas no campo da informática ou da TI. Para realizar esse trabalho é preciso se atualizar na profissão e atento à novas tecnologias. Pois essa também é uma questão fundamental para quem exerce essa profissão.

O analista de sistemas é o principal responsável pelos testes e evoluções no mais variados programas que permitem a integração entre softwares e hardwares. Ou seja, se um programa é executável através da máquina, é graças a atuação desse profissional. É uma área para quem gosta de tecnologia, com certeza.

Além disso, ele trabalha em conjunto com outros profissionais da área da informação e da tecnologia, como gestores de TI. Portanto, nunca trabalha sozinho, mas em conjunto com programadores e até mesmo clientes. Sendo assim, se você deseja seguir nessa profissão, saiba que é fundamental trabalhar em equipe.

Saiba tudo sobre a profissão de analistas de sistemas nesse post!

Leia também: Profissões do futuro: tecnologia e inovação

As atividades de um analista de sistemas

A profissão de analista de sistemas é uma das profissões do futuro. Pois suas atividades são possíveis graças a tecnologia e o avanço da era digital. O campo de atuação desse profissional é essencialmente o da Tecnologia da Informação, também conhecido como TI.

O seu trabalho passa a ser fundamental para uma empresa a partir da necessidade de encontrar soluções que sejam vantajosas e que garantam maior rentabilidade e otimização para os negócios. Para encontrar essas soluções, esse profissional utiliza os recursos que são possíveis através da interação dos softwares e hardwares. Sendo assim, esse trabalho trabalha tanto com a parte física, a máquina, quanto na parte lógica, os programas.

Com base nessas aplicações, o analista de sistemas realiza uma série de atividades complexas, mas que no final, o resultado é bastante satisfatório. Portanto, esse é um daqueles profissionais que conseguem encontrar ordem no caos e facilitam muito o dia a dia de quem utiliza seus serviços.

O dia a dia da profissão

Para saber melhor o que esse profissional faz, confira uma lista de atividades realizadas por ele:

  • Análise e projetos de sistemas;
  • Desenvolvimento de programas que otimizam o desempenho da máquina;
  • Implementação de sistemas para informatização de empresas;
  • Análise de custos e viabilidade técnica para implantar automação em empresas;
  • Elaborar programas de processadores de textos, planilhas e controlar o fluxo de informações em banco de dados;
  • Mapeamento e modelagem de dados;
  • Documentação das rotinas e processos operacionais;
  • Buscar e desenvolver melhorias para os softwares em andamento;
  • Atuar como facilitador entre usuários e empresas;
  • Prestar assessoria no desenvolvimento de sistemas.

Vale lembrar que além dessas atividades, existem muitas outras possibilidades tato para a parte de TI, quanto para a empresa. Com um universo tão vasto de atuação, o analista de sistemas tem uma área muito abrangente para se formar.

Portanto, essa pode ser uma profissão ideal se você não gosta de ficar limitado a apenas uma possibilidade de atuação.

Onde se formar

Você pode encontrar essa formação em diversas instituições públicas e privadas, na modalidade presencial ou semipresencial. O nome do curso para trabalhar como analista de sistemas é Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ao optar por essa formação, será possível aprender a desempenhar funções analíticas e práticas relacionadas aos sistemas de computadores.

Instituições de qualidade possuem professores com grande vivência no mercado, que vão compartilhar com você conhecimentos relevantes para a área de tecnologia da informação. Isso fará com que você consiga dar conta de toda exigência do mercado, com uma formação bastante sólida e completa.

Além disso, busque instituições que ofereçam aulas práticas e teóricas, assim você terá contato com projetos em laboratórios de ensino através de atividades práticas, que vão preparar você para uma formação que concilia a teoria com a prática.

Como funciona o curso

O curso superior vai preparar você para atuar nas mais diversas área de ocupação de um analista de sistemas. As possibilidades de trabalho para essa área são muito abrangentes, o que faz essa profissão ser bastante dinâmica, que exige atualização constante.

Para aprender sobre essa área, você contará com as seguintes disciplinas:

  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Banco de Dados I e II;
  • Computação pra Dispositivos Móveis;
  • Desafios Contemporâneos;
  • Desenvolvimento de Softwares para Web;
  • Engenharia de Software;
  • Estatística Computacional;
  • Estrutura de Dados;
  • Fundamentos para Certificação Técnica;
  • Fundamentos para Computação;
  • Gestão de Projetos;
  • Interface Humano Computador;
  • Lógica de Programação;
  • Matemática;
  • Qualidade e Teste de Software;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sistemas Distribuídos;
  • Teoria de Sistemas da Informação.

Essas são as principais disciplinas para essa formação, além dessas, é necessário elaborar o famoso TCC (trabalho de Conclusão de Curso). Pois essa formação oferece o diploma de bacharel. Isso quer dizer que é uma graduação de cunho generalista, com foco para quem deseja atuar no mercado de trabalho.

Além disso, o curso tem uma duração média de 5 semestres e permite que o aluno possa desenvolver completamente suas competências profissionais para que tenha um futuro profissional bastante promissor.

O perfil de um analista de sistemas

Como qualquer outra profissão, saber identificar o perfil profissional pode livrar você de futuras frustrações. Para isso, saiba que é importante ter afinidade com algumas das áreas que fundamentam essa profissão.

Portanto, para gostar de trabalhar como analista de sistemas é fundamental que você leve em conta aspectos tanto de ordem coletiva, quanto individual. Pois, essa profissão atua em conjunto com outras áreas relacionadas à tecnologia e necessita de suas ideias para encontrar as melhores resolução para chegar em resultados positivos.

Além disso, é fundamental gostar da área das ciências exatas, pois a computação exige muito cálculo. Outro fator fundamental para ir bem nessa profissão é o de ter uma capacidade analítica afiada, pois é preciso compreender o perfil do usuário dos serviços de um analista de sistemas.

Outras características que podem ajudar você a se destacar nessa profissão é ter um bom conhecimento em inglês e banco de dados. Pois muito material de estudo e softwares funcionam nessa língua e isso pode ajudar você a trabalhar com empresas estrangeiras, abrindo mais ainda o leque de possíveis vagas de emprego.

Quanto ao banco de dados, é graças a ele que é possível rastrear as preferências de um cliente e transformar em venda concreta algo que era abstrato. Saiba que existe uma área muito promissora dentro desse segmento que é a profissão de cientista de dados, que é também mais uma profissão do futuro.

Mercado de trabalho

Atualmente, essa área está muito aquecida e oportunidades de emprego não vão faltar. Além de ser bastante requisitado, a própria abrangência da profissão faz com que a ocupação seja grande. Pois o mercado tem bastante carência de analista de sistemas.

As principais vagas de atuação para quem deseja trabalhar em empresas privada são:

  • Lojas;
  • Restaurantes;
  • Empresas de tecnologia;
  • Escritórios;
  • Empresas de desenvolvimento de softwares;
  • Fábricas;
  • Universidades.

Certamente além dessas, existem outras possibilidades de trabalho, até mesmo investir em um empresa própria, caso você seja empreendedor, por exemplo. Além de trabalhar em empresas privadas, o setor público também pode ser uma opção bastante viável.

Ele é interessante se você deseja ter estabilidade na carreira e se dedicar a uma área mais restrita de atuação.

Quanto ganha um analista de sistemas

De acordo com o site da Catho, um portal confiável que informa a média salarial das profissões, o salário de quem trabalha como analista de sistemas é de R$ 3.935. Esse pode ser um bom salário inicial, pois é uma remuneração mais alta que a grande maioria de outras profissões.

Além disso, é possível avançar nessa carreira e incrementar o salário ainda mais. Para isso, basta se atualizar e uma pós-graduação pode ser uma ótima estratégia.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre a profissão de analista de dados, certamente agora você sabe como pode ser interessante essa área e onde buscar a formação adequada para você.

Se você gostou desse assunto e tem interesse em saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.