Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Curso de cinema: veja a formação, o mercado de trabalho e a profissão

Curso de cinema

O cinema é muito mais do que um bom filme acompanhado de pipoca. Por trás das produções, está o trabalho técnico de uma série de profissionais, como o do produtor audiovisual. Isso sem falar das populares séries, que estão em alta ultimamente nas plataformas de streaming. No entanto, boa parte do conhecimento envolvido vem do curso de Cinema, que prepara para um mercado de trabalho competitivo e com objetivo artístico bem definido. Neste post, vamos dar mais detalhes sobre o curso de cinema e as oportunidades na área.

Em suma, ao optar pelo curso de Cinema, você terá a chance de produzir filmes, séries, documentários, produtos para a internet, animação em vídeo e muito mais. Para isso, será preciso conhecimento também em comunicação. Não importa se você tem uma linguagem mais informativa ou publicitária. Ao final do curso de Cinema tem espaço para todo mundo.

Uma boa oportunidade para quem se forma na área, e que poucos observaram até agora, é que as grandes universidade que oferecem cursos de cinema a distância estão em busca desses profissionais. Inclusive, essa é uma boa opção de modalidade de curso para você fazer, caso sua rotina esteja muito corrida e também a grana curta.

Confira agora mais detalhes sobre a formação, as matérias do curso de cinema, o perfil da profissão, qual o valor da faculdade de Cinema, quanto ganha um profissional de cinema e o mercado de trabalho. Existe curso de cinema gratuito? Vamos responder a essa pergunta também.

Leia também: Faculdade de Artes visuais: veja tudo sobre a graduação

Formação do curso de Cinema

Ao passar pelo curso de Cinema você estará apto para produzir filmes de todos os formatos. O mercado de trabalho não tem limites. Mas também é possível conseguir vagas em emissoras de televisão, empresas que atuam com internet e na área publicitária. Tudo depende da sua formação.

O mais conhecido curso de Cinema vai formar você como um profissional com graduação e habilitação de bacharelado. Seria uma formação mais voltada para o mercado de trabalho. Sendo assim, nos quatro anos de faculdade você vai ter uma visão mais ampla do curso. Além disso, terá todas as capacitações necessárias para enfrentar todo o processo de uma obra cinematográfica.

Para você ter uma ideia de como é a formação no curso de Cinema com habilitação em bacharelado, você deve aprender sobre a história do cinema brasileiro e mundial, os princípios criativos e estéticos de produções audiovisuais.

E qual o valor da faculdade de Cinema? As mensalidades em instituições de ensino no Brasil podem variar entre R$ 287,70 a R$ 3.499.

Licenciatura

Só que além disso, dá para você escolher o curso de Cinema com habilitação em licenciatura. Sendo assim, o foco do curso está em formar professores e pesquisadores na área. Então, a faculdade costuma ser um pouco mais teórica. Principalmente porque precisa oferecer para você uma base de conhecimento para dar sequência em novas produções de conteúdo.

A partir da conclusão do curso de Cinema com habilitação em licenciatura, você pode trabalhar também como professor em cursos livres ou elaborar projetos pedagógicos para escolas, museus, teatros e centros culturais. A duração do curso também é de quatro anos e a formação interage entre a prática e a teoria. Afinal, você também precisa dominar a produção de roteiros, produção e elenco

Disciplinas

Agora que você conhece muito melhor as principais possibilidades do curso de Cinema, vamos para as disciplinas que são mais comuns. Além da lista abaixo, é importante que você procure mais informações sobre o curso da faculdade que escolher. Assim, não terá surpresas durante a sua formação. Afinal, cada universidade pode ter uma grade curricular diferente e mais voltada para um necessidade do mercado de trabalho. É importante saber se essa realidade é a que você busca.

  • Cinema Brasileiro
  • Cinemas Mundiais
  • Construção de Roteiros
  • Criação de Personagem
  • Desenho de Edição
  • Desenho de Som
  • Direção de Arte
  • Documentários para TV
  • Dramaturgia da Imagem
  • Estruturas Narrativas e Dramáticas
  • Gêneros Cinematográficos
  • Gerenciamento da Produção Cinematográfica
  • Iluminação
  • Preparação de Elenco
  • Procedimentos da Montagem Cinematográfica
  • Produção em Fotografia Cinematográfica
  • Produção em Televisão
  • Realização em Documentários
  • Recursos Narrativos em Cinema e TV
  • Seriados e Minisséries
  • Telenovelas
  • Teoria do Cinema

Lembre-se que para conseguir o seu diploma depois do curso de Cinema é preciso fazer um estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Outros cursos na área de cinema

O curso de graduação em Cinema não é o único caminho para quem deseja trabalhar nessa área. Há outras opções de formação, inclusive, cursos tecnólogos e técnicos, para ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Você pode optar, por exemplo, pelo tecnólogo em produção audiovisual. Tem validade de um curso de ensino superior, mas a duração é de apenas dois anos. Nesse caso, você vai aprender técnicas e procedimentos necessários para produzir materiais audiovisuais.

Só que essas disciplinas do curso de Cinema costumam ser mais práticas. Então, você vai aprender sobre técnicas de iluminação, sonorização, montagem e edição. Além disso, estará capacitado para viabilizar a gravação de produções, definindo as locações, preparando os equipamentos e empregando técnicas de direção. É importante ressaltar que o curso de graduação em Cinema também está disponível no formato a distância, ou EAD, o que pode facilitar a sua vida.

Outra opção é o tecnólogo em produção cênica. Nesse curso de Cinema a formação também é mais prática e tem foco em projetos artísticos de música, dança, teatro, vídeo e cinema. A partir de então, você pode ter matérias de captação de recursos, planejamento, execução e divulgação. Entre os temas abordados estão aspectos históricos das artes cênicas e a legislação de incentivo cultural.

Mas se o seu desejo é fazer uma graduação, há também a alternativa de fazer um curso de graduação em Artes Visuais.

Leia também: Qual faculdade fazer para trabalhar com direção cinematográfica?

Curso de cinema
Curso de cinema

Mercado de trabalho

Vamos para as possibilidades do mercado de trabalho. Afinal, agora você já conhece todas as possibilidades que estão à sua disposição. Então, aproveite para entender bem o curso de Cinema e usá-lo ao seu favor. Veja algumas das possibilidades:

  • Emissoras de TV
  • Indústria Cinematográfica e Audiovisual
  • Agências de Publicidade
  • Cinematecas e Acervos de Imagens
  • Produtoras de Conteúdo Audiovisual

Além disso, já comentamos aqui que existem boas oportunidades em universidades que oferecem cursos EAD. Também é possível trabalhar para treinamentos corporativos. Nestes casos, você será o profissional responsável por todo o produto. Afinal, terá a visão mais ampla do audiovisual. Essas possibilidades são atraentes porque buscam cada vez mais profissionais.

Outra área que merece a sua atenção é a incentivada por verbas públicas. Já existem muitos editais da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e de prefeituras, além de programas federais de incentivo, como o Brasil de Todas as Telas e o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais. Nesses casos, você pode inscrever um projeto para produzir materiais que se encaixam nos temas propostos.

Vamos para mais uma relação de trabalhos que estão disponíveis no mercado:

Animações

Após sair do curso de Cinema, você será o responsável por criar imagens em movimento utilizando diferentes materiais. Pode optar por desenho, massa de modelar, fotografia, computação gráfica.

Leia também: Animação em vídeo: qual curso fazer e como é o mercado

Captação de áudio

É preciso entender e prestar muita atenção ao contexto em que a gravação está inserida. A partir daí, é preciso dominar as técnicas e equipamentos para captar todo o áudio necessário para dar vida a sua produção. Depois, terá que fazer a mixagem desse material. Tudo isso, você aprende no curso de Cinema.

Continuidade

É preciso estar atento aos detalhes. Você poderá cuidar da disposição de objetos, figurinos, cabelo e maquiagem dos atores, como no eixo da câmera. A gravação para em um dia e segue no outro. Só que você é o responsável por garantir que tudo esteja no devido lugar.

Direção de arte

Todo o visual do projeto pode estar nas suas mãos. É uma das áreas mais cobiçadas do curso de Cinema. Você é o responsável pela definição de cores, cenários, figurinos, maquiagens dos atores e etc.

Iluminação

Ela é bem mais importante do que parece. NO caso do curso de Cinema, ela ganha bom destaque. Afinal, é assim que você consegue passar ainda mais emoção e todas as ideias construídas a partir de um roteiro.

Montagem

Quando está tudo captado e produzido, chega a vez de dar vida ao conteúdo. É ai que entra esse profissional que também recebe capacitação no curso de Cinema. Você será o responsável por selecionar e ordenar as cenas a fim de criar a narrativa correta.

É preciso levar todas as informações do roteiro em consideração. Esteja sempre preparado para o novo.

Produção

Esta é uma das áreas que congrega todas as outras do curso de Cinema. Afinal, é preciso passar por todas as etapas de um produto ou de um projeto. Você será o responsável por garantir que tudo esteja de acordo.

Estamos falando aqui do cenário para a filmagem, desde a captação de recursos até a contratação de diretores, atores e pessoal de apoio.

Roteiro

É preciso ser criativo e dominar as palavras. Escrever materiais exige experiência e uma boa dose de criatividade. Além disso, adaptar histórias costuma ser outro desafio bem importante.

Quanto ganha um profissional do cinema?

De acordo com levantamento feito pelo site salario.com.br, a faixa salarial de um produtor cinematográfico no Brasil é de R$ 2.460 a R$ 7.115,27. O valor de R$ 2.902,52 é a média do piso salarial no ano de 2022, cálculo feito a partir de acordos coletivos de profissionais em regime CLT no Brasil.

Gostou do curso de cinema?

O curso de Cinema, e consequentemente de produção audiovisual, foram profissionais que são muito procurados pelo mercado. Vale a pena investir nessa formação!

Confira outros conteúdos sobre cursos, capacitações e mercado de trabalho no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.