Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Gestão Desportiva e de Lazer: como é o curso e o mercado de trabalho

Você deseja trabalhar com eventos esportivos ou diretamente com o esporte, mas não sabe como? O curso de Gestão Desportiva e de Lazer pode ser perfeito para você atuar nessa área. Saiba que esse é um segmento bastante aquecido no mercado atual e pode garantir a você uma carreira promissora. O objetivo principal é trazer desenvolvimento social e promoção de lazer através do esporte.

Confira a seguir como funciona esse curso, que tem algumas disciplinas similares ao de Educação Física, por exemplo. No entanto, mais voltado à área de gestão, com matérias do campo da Administração.

Veja também como é o mercado de trabalho para quem deseja trabalhar com atividades sociais lúdicas, ligadas ao lazer e turismo. Mas, com o objetivo de promover o desenvolvimento social através de práticas desportivas.

Como é o Curso de Gestão Desportiva e de Lazer

O curso de Gestão Desportiva e de Lazer pode ser encontrado em duas modalidades de formação: tecnólogo ou bacharelado. Quem escolher o grau tecnólogo, terá um tempo de conclusão média de dois anos, com um ensino voltado para a parte prática da profissão.

Em contrapartida, o grau de bacharelado permite que o aluno se aprofunde mais no conteúdo teórico. É um curso com duração média de quatro anos e também elabore o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no final da graduação.

Apesar desse curso ser ligado ao esporte, não pense que você irá aprender apenas sobre condicionamento físico, regras de futebol, basquete ou vôlei. Para isso, existe o curso de graduação em Educação Física.

No entanto, o curso de Gestão Desportiva e de Lazer promove o desenvolvimento dessas práticas. De forma a garantir gerenciamento de processos ou áreas que busquem estimular a prática de esporte entre as pessoas. Além disso, esse curso prepara o profissional a conhecer como funciona a parte administrativa e jurídica para na área do entretenimento promovido pelo esporte.

Desse modo, o gestor desportivo é preparado durante o curso para trabalhar na consultoria, assessoria ou organização de eventos. Todos eles que estejam ligados ao esporte ou nas áreas que possibilitam as mais variadas práticas desportivas, como clubes e academias, ou até mesmo alguma grande competição.

Para aprender sobre essas questões, o aluno deve cursar disciplinas da área de Comunicação, Gestão, Direito Desportivo, Consultoria Empresarial, entre outras.

As disciplinas do curso de Gestão Desportiva e de Lazer

Confira a seguir as disciplinas que são ensinadas nesse curso e descubra o quanto pode ser interessante atuar na parte de gestão ou administração esportiva:

  • Comunicação Oral e Escrita;
  • Ética e Legislação do Esporte;
  • Fundamentos de Gestão;
  • História do Esporte e do Lazer;
  • Gestão de Eventos;
  • Esporte e Responsabilidade Social;
  • Projeto Integrador;
  • Direito Esportivo;
  • Custos e Orçamentos;
  • Modelos Organizacionais do Esporte;
  • Marketing;
  • Lazer, Entretenimento e Manifestações Culturais;
  • Jogos de Negócios;
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa;
  • Comunicação Aplicada ao Esporte;
  • Gestão de Negócios e Empreendedorismo;
  • Economia do Esporte e Lazer;
  • Políticas Públicas do Esporte e Lazer;
  • Gestão de Pessoas;
  • Marketing Esportivo;
  • Estudos Olímpicos;
  • Gestão de Arenas e Instalações Esportivas;
  • Inovação e Tecnologia Aplicada ao Esporte;
  • Projetos Incentivados no Esporte;
  • Relacionamento, Motivação e Liderança;
  • Plano de Negócios do Esporte e Lazer.

Além dessas disciplinas existem outras ligadas às práticas desportivas, como: Psicologia do Esporte, Esporte, Lazer e Meio Ambiente, Biotecnologia Aplicada ao Desporto e Lazer. Dependendo da instituição, o aluno aprenderá também outras disciplinas da área da administração. Nesse caso, podemos citar Contabilidade Aplicada, Planejamento Estratégico ou Gestão de Custos e Orçamento.

Portanto, essa pode ser um formação bastante abrangente. Além de entender como funciona a organização dos eventos esportivos, também é possível atuar na administração de tudo aquilo que é relacionado ao esporte.

O quê faz quem é graduado em Gestão Desportiva e de Lazer

Quem é formado nesse curso pode atuar diretamente na parte administrativa e viabiliza a maioria dos eventos que são ligados ao esporte. Tais como organização de campeonato e competições, além de cuidar da administração de clubes de práticas esportivas ou times.

Sendo assim, o profissional dessa área atua nos bastidores do esporte e graças a ele é possível que certos eventos sejam concretizados. Pois o papel do gestor desportivo é fomentar a prática esportiva, de maneira que tenha um plano estratégico bem elaborado.

Além disso, que incentive o turismo, o folclore e a cultura. Portanto, é uma profissão fundamental para o desenvolvimento e bem-estar social, que é possível graças ao esporte.

Como é o mercado de trabalho

Graças às políticas públicas que incentivam as práticas esportivas, essa é uma área que vem em uma curva ascendente. A Lei de incentivo ao esporte, por exemplo, garante legitimidade para a atuação profissional do gestor de eventos. Sendo assim, existe um grande estímulo para ações de melhora e qualidade de vida que podem ser realizadas pelo esporte.

Portanto, nos tempos atuais, a saúde das pessoas está muito ligada ao grau de atividade física que exercem, o que demanda um aumento de academias, espaços públicos de lazer e eventos desportivos de diversos segmentos.

Desse modo, há grandes possibilidades de atuação em diversos segmentos que são ligados ao esporte, Lazer e cultura, o que eleva a importância da profissão e oferta de vagas, tanto para o setor público, quanto privado.

Campo de atuação

Com um mercado de trabalho tão aquecido como esse, quem é formado no curso de Gestão Desportiva e Lazer pode trabalhar em segmentos do tipo:

  • Clubes e Associações esportivas e Recreativas;
  • ONGS que promovem bem-estar social através do esporte;
  • Empresas de Hospedagem;
  • Empresas de Turismo;
  • Empresas Organizadoras de Evento;
  • Instituições de Ensino, mediante formação específica para a educação;
  • Pousadas;
  • Secretarias Municipais, Estaduais ou Federais.

Portanto, dentro dessa formação, os potenciais campos de atuação podem ser bastante variados e ainda dotados de estimular o bem-estar social através de práticas culturais e esportivas.

O perfil de quem é gestor desportivo

Primeiramente, para ter sucesso na carreira é fundamental ter afinidade com a potencial área de atuação. Desse modo, é preciso gostar tanto de leis, administração, gestão e esporte. É preciso entender que o esporte é um negócio e deve ser tratado com responsabilidade.

E graças a esse curso, essa importante atividade humana, que é o esporte, agrega inclusão, qualidade de vida, promoção da saúde, cultura e turismo.

Portanto, o gestor desportivo deve também entender que o esporte é cultura e lazer e pode trazer diversos benefícios a quem usufrui dos projetos implementados por esse profissional através das práticas desportivas.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre o curso de Gestão Desportiva e de Lazer, certamente pode perceber que é possível trabalhar em uma área profissional de entretenimento e que estimula as pessoas a adquirirem hábitos saudáveis através das práticas desportivas.

Além disso, esse curso possibilita que o esporte obtenha um estatuto de profissão pode ser incentivado por meio de leis ou projetos que estimulem esse mercado, fazendo com que cada vez seja mais reconhecido e os segmentos que lidam com esporte sejam cada vez mais profissionais. Saiba que isso é fundamental a todos que de alguma forma participam dessas prática.

Portanto, esse curso pode auxiliar cada vez mais o mercado a crescer e transformar a vida das pessoas, trazendo mais qualidade de vida. Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.