Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O que é um Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa do governo federal voltado a Esse é jovens entre 14 e 24 anos. Oferece mais oportunidade de aprendizado e também de uma primeira experiência no mercado de trabalho. São dois anos de curso, com aulas teóricas e também atividades práticas desenvolvidas dentro das empresas parceiras.

Para você ter uma ideia, segundo o levantamento do CIEE, o programa Jovem Aprendiz reúne jovens que são solteiros (96%), sem filhos (94%) e que ainda moram com os pais (87%). Mas, esses não são requisitos para conquistar uma das vagas. Existem outros critérios que você vai descobrir ao longo deste texto.

Perfil do Programa Jovem Aprendiz

Mais de 80 mil pessoas, em todo o Brasil, participam deste projeto. A concorrência é grande, mas as oportunidades também. De acordo com a lei do Jovem Aprendiz, as empresas de grande e médio porte precisam reservar de 5% a 15% das vagas para os jovens.

Essas vagas precisam ser preenchidas por pessoas de 14 a 24 anos que estejam cursando do ensino fundamental ao superior. Assim, é uma maneira de incentivar a primeira oportunidade profissional. Sendo assim, você precisa preencher esses primeiros requisitos para poder participar do programa.

Além disso, precisa ficar atento aos seguintes critérios:

  • Estar matriculado nos cursos de Ensino Fundamental ou Ensino Médio (preferencial colégios da rede pública ou privada com o benefício da bolsa-integral);
  • Pessoas com baixa renda têm prioridade (requisito não obrigatório);
  • Possuir carga horária disponível de 4 a 6 horas diárias;
  • Não ter nenhum registro profissional anterior em sua carteira profissional.

Vantagens de ser um Jovem Aprendiz

Começar em uma oportunidade profissional e ainda receber um curso de capacitação de forma gratuita já são grandes vantagens. Mas não é só isso. Como Jovem Aprendiz você poderá atuar em áreas de grande demanda. Os participantes serão escolhidos para trabalharem em diferentes setores, que geralmente são:

  • Setor Administrativo;
  • Setor logístico;
  • Atendimento ao cliente.

Com base nisso, existem muitos benefícios. A maioria bem parecida com a dos profissionais com carteira assinada. Dependendo da sua modalidade de contrato e do acordo feito com a empresa selecionadora do programa Jovem Aprendiz, você terá direito a:

  • Vale-Refeição;
  • Vale-Transporte;
  • Vale-alimentação;
  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • FGTS;
  • Salários concordantes ao mercado de trabalho;
  • Assistência médica e odontológica.

Uma oportunidade para mudar

Uma pesquisa realizada pelo CIEE mostra que as pessoas que participam do programa Jovem Aprendiz costumam mudar de vida.

Para se ter uma ideia, entre os jovens com idade média de 20 anos egressos que participaram do projeto, 53% continuam trabalhando e recebem salário médio de R$ 1.177.

A melhor parte é que geralmente eles atuam em funções administrativas, como assistentes e auxiliares em geral. Isso significa que depois de concluir a etapa de Jovem Aprendiz, apenas 24% não estudam nem trabalham.

Uma das grandes vantagens também é conseguir dar início a carreira profissional. Afinal, com o curso e com o aprendizado prático, muitos conseguem ser efetivados na própria empresa.

A estatística revela que 25% dos jovens foram contratados ao término do programa.

Como participar do programa Jovem Aprendiz

Existem algumas maneiras para você conseguir uma vaga como Jovem Aprendiz. É possível acessar e fazer o cadastro no site da própria empresa. Então, sabe o seu sonho de trabalhar em uma companhia? Ele pode se tornar realidade iniciando por esse projeto.

Lembre-se que quase todas as empresas precisam destinar parte das vagas para o Jovem Aprendiz. Isso facilita a sua vida profissional. Veja algumas possibilidades:

Banco Itaú

Mensalmente são contratados, em média 200 jovens para o programa. Sendo assim, são mais de 1700 novos aprendizes por ano.

Embraer

O programa dessa empresa segue uma perspectiva sócio-pedagógica-cultural onde é considerada a adversidade do adolescente e a integração das ações educativas. A proposta da companhia é desenvolver uma autonomia dos jovens.

Eletrosul

Desde 2007, a empresa desenvolve o Programa Jovem Aprendiz. A proposta é promover a inclusão social de estudantes, por meio da qualificação profissional. Eles ainda vão preparar você para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho.

Gol

Eles costumam dizer que gostam de Servir e aproximar todos os dias as pessoas com Segurança e de forma Inteligente. A empresa costuma sempre atualizar o cadastro de Jovem Aprendiz. Isso é ótimo para você. Independente do período do ano. Basta acessar e se cadastrar.

CIEE

Outra maneira de você conseguir uma vaga como Jovem Aprendiz é acessando o site do CIEE ( Centro de Integração Empresa – Escola). Eles têm uma parceria muito forte com quase todas as empresas do Brasil. Assim, com um único cadastro, você terá acesso há muitas oportunidades na sua região.

Hora de montar um currículo

Como você viu, vai precisar de um currículo. Se ainda não sabe como montar o seu, sem problemas. Acesse aqui um guia completo e siga as dicas!

Priorize o que você tem, ou seja, sua formação acadêmica e os cursos que pode ter feito e participado. Assim, dê um enfoque maior para sua formação acadêmica e interesse em aprender. Deixe essas informações mais no início do seu currículo.

Lembre-se de começar em ordem cronológica decrescente, da formação mais nova para a mais antiga. Isso também vai mostrar o quanto você evoluiu ao longo dos anos.

Se você passar pelo processo seletivo do currículo, terá então uma entrevista online e presencial. Já existem algumas dicas para você se preparar. Mesmo sem experiência profissional, lembre-se de citar os trabalhos em grupo da faculdade, a viagem com os amigos, o intercâmbio que fez sozinho, a festa que organizou. Isso também é experiência.

Além disso, pesquise tudo o que puder sobre a empresa. Pode ser sobre o setor em que ela atua, além das características de gestão, informações financeiras, seus desafios, seus concorrentes etc.

Por fim, quando chegar no momento da entrevista, faça perguntas estratégicas. Sobre quantos trainees e jovens aprendizes a empresa teve no programa anterior, quantos permanecem lá, quantos viraram gestores. Essas dicas vão valorizar ainda mais suas oportunidades.

Veja aqui dicas para a entrevista de emprego.

Cursos do programa Jovem Aprendiz

Como você já viu, além de uma vaga na empresa, você precisará passar por um curso de capacitação. Veja os principais:

Etapa Teórica Básica

  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos.
  • Inclusão digital.
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
  • Diversidade cultural brasileira.
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe.

Com essas e outras disciplinas, você vai aprender a desenvolver atividades como Administrador, Planejamento, Gestão na Organização Empresarial, Responsabilidade Social e Ambiental das empresas e organizações, Competências pessoais e Auxiliar de escritório administrativo

Duração: 17 meses – 4 horas ou 11 meses – 6 horas / EAD*:  17 meses – 4 horas

Programa em comércio e varejo

Duração: 17 meses – 4 horas ou 11 meses – 6 horas

Noções básicas de comércio e varejo, Estratégias do varejo e Marketing e varejo .

Programa em logística

Duração: 17 meses – 4 horas ou 11 meses – 6 horas

Conceitos em logística e Informática aplicada à logística.

Programa auxiliar de produção industrial

Duração: 17 meses – 4 horas ou 11 meses – 6 horas

Organização e segurança do ambiente de trabalho e Métodos e processos.

Programa e operador de computador

Duração: 17 meses – 4 horas ou 11 meses – 6 horas

Mundo Digital,  Tecnologia da Informação e Atendimento e Competências.

Programa em telesserviços

Duração: 11 meses – 6 horas

Mundo Digital e Operador de telemarketing.

Programa em auxiliar de alimentação: preparo e serviços

Duração: 17 meses – 4 horas ou 11 meses – 6 horas

O Homem e o Alimento – Uma relação atemporal e a matemática e a química na cozinha.

Programa em arco administrativo

Duração: 24 meses – 4 horas ou 16 meses – 6 horas

Planejamento, Gestão na Organização Empresarial, Responsabilidade Social e Ambiental das empresas e organizações. Competências pessoais, Auxiliar de escritório administrativo, Arquivista e Arquivador e Almoxarife.

Programa em arco bancário jovem

Duração: 24 meses – 6 horas / EAD*: 24 meses – 6h

Introdução ao mundo bancário,  Introdução à sua empresa, Gestão na organização empresarial e Política econômica. Globalização e Responsabilidade Social, Matemática, Contabilidade, Produtos e serviços bancários.  Mundo Digital, Segurança e consumidor, Atendimento e Mobilização Digital.

Programa em arco bancário adolescente

Duração: 24 meses – 4 horas / EAD*: 24 meses – 4 horas

Introdução ao mundo bancário, política econômica, Matemática, Contabilidade, produtos e serviços bancários.  Segurança e consumidor, Canais de atendimento, Competências Pessoais, Escriturário de banco.

Existem muitos outros conteúdos esperando por você no site Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.