Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Melhores faculdades de Direito do Brasil: comece seu curso agora

Melhores faculdades de Direito

O curso de Direito é certamente um dos mais cobiçados e concorridos pelos estudantes que estão ingressando no ensino superior. Porém, com a grande oferta de cursos existentes fica difícil descobrir quais são as melhores faculdades de Direito no Brasil. Ou, ainda, quais as melhores faculdades de Direito de São Paulo ou da sua cidade.

Mas, fique tranquilo, pois é exatamente sobre esse assunto que vamos falar aqui neste post e te ajudar a escolher a melhor universidade de Direito para você. Em resumo, o curso possui duração média de 5 anos.

Está curioso para ver se a faculdade que está pesquisando está entre as melhores universidades de Direito do país? Então continue a leitura que o Vai de Bolsa te conta todos os detalhes! Ah, procura faculdade de Direito de qualidade e ainda com preço acessível? Vale a pena entrar na plataforma do Vai de Bolsa e procurar por descontos e bolsas. Basta inserir a sua cidade e o curso de Direito para conferir!

Leia mais: Citações para redação: 10 opções para utilizar no Enem

Quais universidades que oferecem o curso de Direito?

Antes de mais nada, independente de qual Eestado esteja, com certeza é possível encontrar uma faculdade que oferece um curso de Direito.

A área jurídica é muito procurada por estudantes, principalmente aqueles que tem o sonho de encarar o tribunal e vencer uma ação. Porém, nem todas as faculdades têm seus cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e oferecem um ensino de qualidade para seus estudantes.

Por isso, é necessário fazer uma boa pesquisa para saber quais são as melhores faculdades de Direito do país.

Nesse sentido, utilizar a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar cursos de Direito em faculdades de todo o país é uma ótima alternativa. Lá você pode inserir a sua cidade, selecionar curso de Direito e verificar os valores da mensalidade, sempre com descontos de até 70%. Depois disso, é só escolher e contratar dentro do próprio site.

Leia também: Tema de redação do Enem: o que pode cair e como se preparar?

Quais são os melhores cursos de Direito do Brasil?

Abaixo listamos cinco instituições de ensino que estão entre as melhores faculdades de Direito do Brasil. Veja:

5ª PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Abrindo a nossa lista das melhores faculdades de Direito do Brasil está a PUC-SP. Essa universidade já figurou em posições mais altas, porém ocupa atualmente a quinta colocação relacionada ao ensino de Direito no Brasil.

A faculdade merece o lugar no TOP 5 por ser uma referência principalmente no estado de São Paulo e seu curso de Direito ter mais de 60 anos de existência, o que faz ser tradicional e muito reconhecido nacionalmente. Quer saber quais são as melhores faculdades de Direito de SP? Certamente, a PUC-SP vai estar entre as líderes dessa lista, junto com a USP, que citaremos mais abaixo.

4ª Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Você já pensou em estudar em uma das melhores faculdades de Direito do Mundo? Na quarta colocação já temos a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com um curso de Direito de muita qualidade e com uma excelente grade curricular e um corpo docente de respeito.

Como falamos, o curso de Direito da UFRJ aparece como um dos melhores do mundo, entre as posições 151ª a 200ª posição, segundo pesquisa da Quacquarelli Symond, empresa britânica que faz o levantamento das melhores instituições de ensino superior em todo o mundo.

3ª Faculdade Getúlio Vargar (FGV) – SP

Concentrando as melhores faculdades de Direito no sudeste do Brasil, está a Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Essa ocupa o top 3 da nossa lista. O curso de Direito nesta faculdade particular iniciou no ano de 2002 e de lá pra cá, a instituição adota um modelo de ensino participativo.

Isso quer dizer que o aluno pode se envolver em simulações que ajudam a trazer a realidade dos tribunais para as salas de aula. A FGV-SP possui ainda prêmios de excelência internacionais, o que a caracterizam como uma excelente universidade para iniciar sua graduação.

Melhores faculdades de Direito
Melhores faculdades de Direito

2º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Posteriormente, voltando para uma universidade federal, quem assume a segunda colocação é a Universidade Federal de Minas Gerais. Isso porque os alunos do curso de Direito conseguem tirar ótimas notas no ENADE o que faz o conceito da universidade subir, consequentemente.

O ensino de qualidade e a tradição do curso de Direito da UFMG, que iniciou em 1892, colaboram, nesse sentido, para este segundo lugar. A infraestrutura da faculdade também merece destaque e ajuda para o conhecimento e aperfeiçoamento dos estudantes dessa área.

1ª USP

Essa faculdade não poderia ficar de fora da lista. Retornando para São Paulo, para falar sobre a faculdade mais bem conceituada quando falamos sobre Direito, que é a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a USP.

O curso de Direito da instituição pública está entre os 50 melhores do mundo. É também uma das univesridades mais importantes do Brasil, que lidera várias pesquisas no país.

Por conta disso, também é uma das faculdades mais concorridas pelo Brasil e para ingressar é necessário prestar a temida Fuvest, que possui nota de corte de 62 pontos. O que aumenta a exigência do estudante se preparar pensando no vestibular da instituição.

Saiba mais: Faculdade de Direito ainda vale a pena? Descubra aqui!

Qual dessas são as melhores faculdades de Direito?

Após analisar toda essa lista, é possível destacar que a USP é a melhor faculdade de Direito atualmente, uma vez que ela tem seu curso de graduação reconhecido internacionalmente. Além dela, se destaca também a tradição da UFMG. Agora, se tratando sobre faculdades particulares, a melhor dela é a FGV em São Paulo.

Por serem as melhores do país, nem sempre é fácil ingressar nessas faculdades. Na maioria das vezes, é exigido uma excelente nota no vestibular ou uma nota de corte alta no Enem. Mas isso não é impedimento para você encontrar um ótimo curso de Direito para você fazer.

A Estácio não está nessa lista, por exemplo, mas conta com uma excelente infraestrutura e ótimas condições para ingresso dos alunos que desejam começar sua carreira no Direito. Vale a pena conferir na plataforma do Vai de Bolsa os cursos de Direito oferecidos pela Estácio na sua cidade, e com desconto.

Aproveite a plataforma para selecionar a sua cidade, escolher curso de Direito, e verificar as demais faculdades com ofertas. Imperdível!

Gostou de saber sobre as melhores faculdades de Direito do Brasil?

Qual delas você acha melhor para iniciar os estudos? Agora é só escolher a que melhor atende as suas necessidades. Aproveite e continue navegando em nosso blog, que tem diversos conteúdos para você se dar bem no vestibular, além de muitas dicas e curiosidades imperdíveis.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.