Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Ainda há mercado de trabalho para quem é formado em contabilidade?

A profissão de contador foi considerada uma ocupação bastante estável e com muitas oportunidades de trabalho por muito tempo. Mas a tecnologia impôs muitas mudanças para essa área. Por isso, tem gente que se pergunta se ainda há mercado de trabalho para quem é formado em contabilidade. Na verdade, sempre há oportunidade para os profissionais que procuram capacitação e também explorar novas possibilidades na área de contabilidade.

No artigo de hoje, vamos explicar que transformações são essas e como estão as oportunidades para quem deseja seguir carreira nesse segmento.

Continue lendo e descubra!

Como está o mercado de contabilidade atualmente?

O mercado de trabalho para contadores é bastante concorrido. Afinal, o curso é o quarto maior do país em termos de alunos matriculados e também um dos mais baratos. Isso significa que existem milhares de estudantes se formando em Ciências Contábeis todos os anos. Mas não quer dizer que o mercado de trabalho para quem é formado em contabilidade está totalmente saturado. 

Em 2018, a profissão esteve entre as seis que mais contrataram no Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. No total, foram mais de 18 mil vagas preenchidas durante o ano. 

Além disso, a pesquisa também apontou a contabilidade como uma das áreas com melhores remunerações. O salário médio desse profissional é de R$ 4.441,32, segundo dados do CAGED. Ele fica atrás apenas de profissionais de administração, especialistas em marketing e recursos humanos.

Carreiras do mercado de contabilidade

Inclusive, existem muitos segmentos no mercado de trabalho para quem é formado em contabilidade. Confira a seguir alguns deles:

Contabilidade Gerencial

Na contabilidade gerencial, o contador atua para dar apoio às decisões da empresa como um todo. Ele define, por exemplo, os melhores modelos de tributação para a organização.

Portanto, se uma empresa deseja ter uma gestão moderna e ágil, precisa contar com um profissional de contabilidade dando suporte ao patrimônio e à situação financeira do negócio.

Auditoria Contábil

A auditoria contábil é uma área dedicada a fiscalizar as contas de uma organização, para ter certeza de que tudo está dentro do planejado (e da lei).

Hoje em dia, esse profissional conta com o apoio de softwares modernos, mas ainda precisa de bastante atenção a todos os documentos, livros contábeis e registros para fazer uma avaliação minuciosa. Dessa forma, a empresa pode ficar segura e se prevenir de problemas futuros com a administração pública. 

Controle e Perícia

Já o controle e perícia contábeis são atividades que coordenam as ações fiscais e financeiras de uma empresa ou órgão público. 

A perícia, em especial, tem o objetivo de identificar fraudes e o uso inadequado de recursos, o que pode gerar sérios riscos para a organização.

Ensino

Outra opção no mercado de trabalho para quem é formado em contabilidade está no ensino. Afinal, existem muitas oportunidades de trabalho em instituições de ensino superior, para dar aula tanto em cursos técnicos quanto faculdades. 

Da mesma maneira, também há vagas para quem quer se especializar em treinamentos e oferecer seu conhecimento a outros profissionais da área, capacitando empresas inteiras nas melhores práticas contábeis.

Consultoria

Falando em auxiliar empresas, existe a possibilidade do graduado em contabilidade atuar como consultor, prestando serviço para organizações públicas e privadas. 

Esses profissionais analisam como está sendo feita a gestão das finanças e do patrimônio da instituição, para depois propor mudanças nos processos. As alternativas, por exemplo, podem incluir regimes fiscais, modelos de contratação de funcionários, entre outras opções que impactam no orçamento e nos rendimentos da empresa. 

Mas para atuar como consultor, o contador precisa ter, primeiro, uma vasta experiência na área e um grande conhecimento do mercado. Principalmente se quiser se especializar em algum nicho. 

A vantagem, porém, é que essa carreira costuma ter ótimos salários.

Contabilidade Ecológica

Por fim, um outro segmento interessante para quem quer fugir das áreas mais saturadas é a contabilidade ecológica. 

Os profissionais da área atuam para ajudar empresas a lidarem com suas obrigações ambientais. Além de orientarem ações de responsabilidade social e sustentabilidade. 

Mas o que isso tem a ver com contabilidade? A verdade é que existem cada vez mais questões tributárias e legais relacionadas com o meio ambiente e uma empresa responsável precisa estar atenta a elas. Especialmente se atua em áreas de alto impacto na fauna e flora local, como mineração, química e madeireiras. 

Como se destacar na área de contabilidade?

Se você decidiu seguir uma das carreiras acima (ou outra possibilidade dentro da contabilidade), pode estar se perguntando como se destacar e ter sucesso na profissão. 

Como todas as outras, você vai precisar de bastante dedicação. Mas existem também algumas dicas que podem ser valiosas na hora de entrar no mercado de trabalho.

Um exemplo é conhecer as novas práticas da área, como a contabilidade 4.0.

Conheça a contabilidade 4.0

Quem pensa em contabilidade geralmente visualiza mentalmente uma pessoa envolta em papéis e planilhas, certo? Mas a verdade é que essa realidade tem mudado bastante com a chegada de tecnologias modernas, que auxiliam no trabalho. 

Essas transformações receberam o nome de contabilidade 4.0 e conhecê-las pode ser um diferencial importante se você quer se destacar como contador!

Atualmente, elas envolvem ferramentas como automação de processos, armazenamento em nuvem, machine learning e internet das coisas. 

Tudo isso pode agilizar bastante as atividades do contador e, por isso, contribuir para um atendimento mais personalizado aos clientes e às empresas na qual você atua.

Para quem trabalha em escritórios de contabilidade, por exemplo, o contato com o cliente ficou quase automático e o profissional precisa estar preparado para responder demandas de forma ágil. 

Além disso, se você quer atuar na área, precisa começar a se informar desde já sobre os softwares mais utilizados e aprender um pouco sobre tecnologia para não ficar para trás! Também é preciso estar atento às técnicas de gestão mais modernas e se adequar às mudanças legais que acontecem constantemente. 

Para isso, o ideal é procurar um bom curso de ciências contábeis e ter certeza de que sua formação vai ser realmente completa. No próximo tópico, reunimos algumas dicas sobre essa graduação!

Como escolher o melhor curso de contabilidade?

Escolher o curso certo pode ser o diferencial entre você e os outros milhares de graduados em ciências contábeis no Brasil. Por isso, alguns elementos são essenciais na hora de tomar essa decisão. Por exemplo:

  • Grade curricular do curso;
  • Currículo dos professores;
  • Infraestrutura da universidade;
  • Requisitos para obtenção do diploma (TCC e estágio obrigatório)
  • Colocação da instituição no ENADE.

Cursos de Ciências Contábeis com conceito 5 no Enade

A nota do curso do Enade, em especial, é um bom termômetro para saber como a universidade é avaliada pelo Ministério da Educação. Afinal, instituições com notas menores do que 3 no exame podem ter os cursos suspensos!

Conheça a seguir alguns cursos que são conceito 5 no Enade e veja se há algum perto da sua cidade!

  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Federal do Piauí (UFPI);
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL);
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM);
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste);
  • Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ);
  • Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Universidade Federal de Goias (UFG);
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Há mercado e oportunidades!

Gostou de saber que ainda há mercado de trabalho para quem é formado em contabilidade? Então conheça ainda mais sobre essa graduação no nosso artigo sobre o curso de ciências contábeis!

Nele, você vai entender melhor o que aprende nas aulas, quais são as matérias oferecidas, qual o perfil dos graduandos, entre outras informações importantes para tomar a decisão de seguir ou não na carreira!

Confira também outras dicas e orientações sobre mercado de trabalho no blog Vai de Bolsa!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.