Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Por que um programador de computadores precisa estar atualizado?

Se você decidiu por seguir carreira de programador de computadores, já fez uma escolha certa. Isso porque há muitas oportunidades de trabalho nessa área. No entanto, é preciso ficar atento à atualização profissional para sobreviver nesse mercado. É fundamental em qualquer carreira profissional, mas no campo da tecnologia as mudanças ocorrem em ritmo mais acelerado e manter-se atualizado torna-se uma questão vital para a profissão. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre essa carreira.

Em resumo, sua atitude de sempre buscar atualizar o conhecimento como programador de computadores pode diferenciar você nessa área. Para começar a programar é fácil, mas reciclar os conhecimentos é que exige atenção redobrada para não ficar pra trás. Para isso, vale a pena conhecer cursos que possibilita atuar nessa área oferecidos por instituições de qualidade.

Ficou interessado nessa área? Saiba mais detalhes sobre essa carreira, as áreas de atuação, o mercado de trabalho e as opções para busca de conhecimento constante.

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

O que faz um programador de computadores

O programador de computadores é uma profissão do futuro, que exerce atividades de extrema importância para o mundo moderno. Afinal de contas, ele é o responsável, entre outras coisas, pela criação de aplicativos que servem tanto para facilitar o dia a dia, quanto para transformar e trazer mais praticidade para a vida profissional.

Portanto, essa é um função presente em todos os segmentos, desde as atividades de lazer até as atividades profissionais. E todo esse milagre tecnológico só é possível através da programação e da linguagem dos computadores.

O programador de computadores é quem opera todo esse sistema complexo. Para isso, ele faz uso de uma grande variedade de linguagens. Atualmente, até para despertar ou ver as horas existe uma linguagem de programação envolvida.

O programador de computadores cria aplicativos, sites, softwares que tornam a sua vida muito mais prática devido ao avanço tecnológico. E essa área está muito aquecida graças a era digital. Além disso, a abrangência desse campo é bastante grande, o que possibilita que o programador tenha um horizonte amplo para trabalhar.

Esse profissional é muito requisitado tanto em empresas privadas como em instituições públicas.

O perfil de quem é programador

O perfil ou afinidade com as atividades que se exerce é o que faz a pessoa se destacar na profissão. Veja a seguir algumas qualidades que você deve ter para gostar dessa área.

1- Raciocínio lógico

Esse é um dos pontos fundamentais da programação. Pois a lógica é uma das disciplina que fundamentais dessa carreira. Portanto, gostar de raciocínio lógico pode fazer você ir longe na carreira de programador de computadores.

2- Ser autodidata

Esse pode ser um ponto importante. Embora exista graduação para o quem deseja ser programador, aprender sozinho pode garantir a você algumas vantagens na hora em que for obter o diploma. Existem excelentes programadores que aprenderam a trabalhar com isso sozinho. O bom de ser autodidata é que a curiosidade poderá mover você.

3- Gostar de ciências exatas

Embora os programas obedeçam a linguagens específicas de programação, a matemática é um dos fundamentos básicos dessa área. Ou seja, os softwares obedecem a uma linguagem que é por excelência matemática. Portanto, é importante que você tenha afinidade com essa disciplina para se dar bem na profissão.

4- Saber inglês

Saber inglês pode garantir a você algumas vantagens. Principalmente na hora de estudar, pois muitas obras importantes você não encontrará traduzidas. Além disso, muitos sites e outras plataformas estão em inglês, se você não souber essa língua, provavelmente terá dificuldades para avançar na carreira.

5- Gostar de resolver problemas

Esse é um dos principais papéis de um programador. Seu dia-a-dia consiste na resolução de problemas, pois ele deve buscar constantemente a estabilidade do funcionamento dos programas e plataformas que criou. E isso tudo se baseia em problemas de ordem lógica.

6- Gostar de aprender

Esse é um dos critérios básicos não apenas para quem deseja ser programador de computadores, mas também para outras carreiras profissionais. Gostar de aprender pode ser a chave para a sua evolução na profissão. É isso que fará com que você queira se atualizar e ao buscar uma melhor formação, dificilmente você ficará para trás.

Como se tornar um programador

Para começar a programar basta você ter o interesse. Existem plataformas de ensino online que oferecem a você pelo menos o básico da programação de forma gratuita, conforme explicamos neste outro artigo. Portanto, não há desculpas para não correr atrás, pois o investimento inicial pode ser bastante baixo.

Mas se você quiser avançar na carreira, precisa de um curso superior. Existem diferentes opções para quem quer atuar nesta área. Você pode estudar Ciência da Computação, onde ao longo de quatro anos vai aprender sobre as principais linguagens e como projetar, desenvolver e gerenciar softwares, hardwares e aplicativos de acordo com as necessidades dos usuários.

Outro curso bastante procurado nesta área é Engenharia da Computação. Também existem opções de cursos tecnólogos, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Essa pode ser uma boa estratégia para buscar se atualizar nessa área. Além do diploma de ensino superior, você poderá avançar o grau de estudos ao fazer uma pós-graduação. As possibilidades são muito abertas para essa área. Tudo vai depender do seu objetivo profissional.

Por que é importante buscar atualização profissional nessa área?

O fator principal para responder essa pergunta é que você se atualiza para ser um profissional melhor. Embora a linguagem da programação não altere muito, a utilidade dos aplicativos criados sim. Pois eles podem se tornar obsoletos em pouco tempo, ou a demanda pode ser grande, exigindo atualização constante para que se torne rentável e utilizável por mais tempo.

Ao se atualizar e se capacitar melhor nessa profissão, você será alguém muito requisitado para trabalhar nisso. Ou seja, você terá alternativas para trabalhar e buscar a melhor otimização dos aplicativos e dos softwares.

Como começar a programar

Para começar a programar, você deve ter em mente qual será o seu objetivo profissional. Portanto, é fundamental que você escolha uma linguagem de programação e se dedique a ela. Ao fazer isso, você terá um direcionamento na profissão e poderá se dedicar a uma empresa ou determinada vaga de emprego.

Vale lembrar que não é preciso conhecer todas as linguagens, mas não deixe de estudá-las para que você tenha um repertório maior de ferramentas e assim possa até decidir outra linguagem para se dedicar. Isso pode fazer você ter um plano alternativo e ser um profissional mais completo para o mercado de trabalho.

As principais áreas de atuação de um programador de computadores

A principal vertente para quem deseja exercer essa profissão é em empresas de tecnologia. Geralmente elas terceirizam esses serviços para outras empresas. Além disso, essa área é muito forte em startups. Quem sabe você não tem uma ideia revolucionária que pode mudar o mercado e uma grande empresa compra o seu projeto?

Além disso, é possível atuar em órgãos do governo, bancos, empresas de softwares, desenvolvedora de jogos, agências de publicidade, entre outras.

Como esse é um mercado bastante aquecido, certamente não vão faltar oportunidades para quem é programador. Para isso, basta ficar de olho nas tendências de mercado e se atualizar para concorrer a um espaço.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre o grande poder de atuação de um programador de computadores no mercado de trabalho. Lembre-se que para se dar bem nesta área você precisará estar em constante busca de conhecimento e de se manter atualizado.

Do contrário, você poderá se tornar um profissional obsoleto e com um poder de trabalho tímido para os concorrentes. Em outras palavras, um profissional com um campo de atuação limitado.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.