Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Novos indicadores para avaliação de pós-graduação

O novo sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação no Brasil irá ampliar a análise de indicadores, passando a considerar também o impacto social e a interação com o setor produtivo regional, bem como a vocação de cada programa.

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) de todo o Brasil é uma das principais tarefas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Considerando a tendência da educação a distância nos cursos de especialização, bem como a incorporação de, cada vez mais, novas tecnologias na educação, os cursos de pós-graduação carecem de uma nova avaliação, mais moderna e flexível.

Para melhorar o atual sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação brasileiros, um novo modelo deverá entrar em vigor até o fim de 2020, para que a implementação ocorra no próximo ciclo de avaliação, que começa em 2021.

Você pode acompanhar as últimas notícias sobre o novo modelo de avaliação através do Portal da Capes.

Avaliação Multidimensional

Segundo a Capes, o plano é implementar um modelo de avaliação multidimensional, inspirado no sistema europeu de avaliação das instituições, o U-Multirank.

Os integrantes da comissão de avaliação acreditam que através da metodologia, será possível mensurar outros importantes indicadores de avaliação, como, por exemplo, o impacto e a relevância para sociedade, além da inovação produzida, internacionalização e inserção regional.

Ao total, para avaliar os cursos de pós-graduação são considerados cinco indicadores:

  • Ensino e aprendizagem
  • Internacionalização / Inserção
  • Produção de conhecimento
  • Inovação e transferência de conhecimento
  • Impacto e relevância para a sociedade

No canal oficial da Capes no YouTbe, está disponível um vídeo da apresentação do Modelo de Avaliação Multidimensional apresentado durante o Seminário de Meio Termo pela diretora de avaliação da Capes, Sônia Báo. Confira a seguir:

As melhores instituições de cursos de pós-graduação

Para divulgar o ranking das melhores instituições de pós-graduação, a Capes promove uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação (PPG), baseado no reconhecimento do MEC.

Sobre as notas

Os cursos são avaliados com notas de um a cinco, conforme os significados listados abaixo:

  • Notas 1 e 2: as notas um e dois são consideradas baixas e, por esse motivo, as instituições com essa pontuação têm o reconhecimento e autorização para oferecer os cursos canceladas;
  • Nota 3: indica um desempenho regular;
  • Nota 4: é considerado um bom desempenho;
  • Nota 5: é a nota máxima para os programas que ofertam apenas o mestrado;
  • Nota 6 e 7: indicam um desempenho ao nível internacional.

Para classificar as instituições que promovem os melhores cursos de mestrado e doutorado, a CAPES considera os programas de pós-graduação da modalidade stricto sensu, que inclui os cursos de mestrado e doutorado, com notas acima de 5.

Ranking das melhores instituições de pós-graduação, segundo a Capes

A Capes determina a nota da instituição de ensino a partir das médias ponderadas, que são feitas através do número de PPGs – a partir de 50; entre 20 e 49; e menos de 10 – e das notas dos cursos oferecidos pela instituição.

Confira a lista dos melhores cursos de pós-graduação do Brasil, conforme a última avaliação divulgada pela Capes, em 2017.

PPGs: Menos de 10

  • Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) – Nota 6,00
  • Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) – Nota 5,50
  • Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – Nota 5,50
  • Observatório Nacional (ON) – Nota 5,50
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – Nota 5,43
  • Senai CIMATEC – Nota 5,00
  • Escola de Guerra Naval (EGN) – Nota 5,00
  • Faculdade de Direito de Vitória (FDV) – Nota 5,00
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) – Nota 5,00
  • Hospital de Câncer de Barretos (HCB) – Nota 5,00
  • Instituto de Botânica (IBT) – Nota 5,00
  • Instituto Butantan (IB) – Nota 5,00
  • Instituto Nacional do Câncer (Inca) – Nota 5,00
  • Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) – Nota 5,00
  • Universidade São Francisco (USF) – Nota 5,00

PPGs: de 20 a 49

  • Pontífica Universidade Católica (PUC/RS) – Nota 5,36
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) – Nota 5,00

PPGs: de 50 ou mais

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Nota 5,31
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  – Nota 5,21
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Nota 5,14
  • Universidade de São Paulo (USP) – Nota 5,07

Sobre a avaliação do MEC

Para saber a nota MEC das instituições de ensino de educação superior, tanto as particulares quanto as públicas, basta acessar o site do Inep.

Na página, é possível conferir as informações sobre os indicadores de qualidade: Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Indicador CPC

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação das instituições de ensino.

A nota de CPC é calculada através dos resultados do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. O resultado é divulgado um ano após a realização do Enade.

A escala de notas do CPC varia de 1 a 5, com médias abaixo de 3 consideradas insatisfatórias. Já os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

Indicador IGC

O IGC, realizado anualmente, representa a nota da instituição de ensino como um todo. O cálculo desconsidera os seguintes aspectos:

  • Média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;
  • Média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;
  • Distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.
Para realizar a avaliação, o Inep visita as instituições de ensino avaliando o seu funcionamento. A escala de notas também varia de 1 a 5 e a média inferior a 3 é considerada insatisfatória e, nesses casos, a instituição possui um prazo para recorrer a média obtida. Logo, caso a decisão final mantenha a média insatisfatória, a instituição fica impedida de abrir novos cursos e ampliar a oferta de vagas para os cursos já existentes.

Sobre a Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha um papel fundamental na expansão e na consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

A CAapes também atua na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado, no Brasil e no exterior.

As atividades da Capes são agrupadas em cinco linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  1. Avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  2. Acesso e divulgação da produção científica;
  3. Investimentos na formação de recursos humanos de alto nível, no país e exterior;
  4. Promoção da cooperação científica internacional;
  5. Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

Leia mais sobre como funciona o critério de avaliação do MEC. Acompanhe o Vai de Bolsa e fique por dentro de todas as novidades sobre educação, carreira e mercado de trabalho.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.