Você se considera uma pessoa comunicativa ou criativa e tem certeza que a área de comunicação é pra você. No entanto, ainda não sabe escolher qual é a melhor profissão nessa área para seguir sua carreira? Vamos te ajudar. Neste post nós levantamos uma lista de indicações com profissões na área de comunicação para você analisa e escolher qual delas é para você.
Uma coisa é fato: podemos garantir que o mercado de trabalho para a comunicação social é bastante promissor. Além disso, praticamente todos os setores e áreas da economia precisam da comunicação para sobreviver. E profissões bem remuneradas na área da comunicação? Quer saber quais são?
Vamos lá! Veja abaixo qual profissão da área de comunicação combina mais com você.
Leia também: Comunicação em Mídias Digitais: como atuar nessa área?
1. Jornalismo
O jornalismo está muito relacionado a produção de notícia. O profissional dessa área é quem investiga, apura os fatos, e leva as informações para o público. O jornalista também pode escrever e editar matérias e reportagens, entrevistas, artigos, entre outros. Durante a faculdade o profissional aprende a trabalhar com diversos tipos de textos e adaptá-los aos canais e público-alvo.
O jornalista precisa ter um vasto conhecimento da língua portuguesa e uma boa desenvoltura para falar – caso tenha interesse em ser apresentador. Hoje em dia é muito comum encontrar jornalistas trabalhando com produção de conteúdo para redes sociais, blogs e cursos. Além disso, podem integrar equipes de comunicação em empresas de todos os portes e no setor público.
O curso de jornalismo é uma graduação na modalidade bacharelado com duração de quatro anos. Engloba disciplinas teóricas como Sociologia, Filosofia e Teorias da Comunicação. Além das práticas, como Fotografia, Técnicas de Redação e atividades em laboratórios de Rádio, TV e Internet. No final da graduação, os estudantes produzem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
2. Publicidade e Propaganda
Uma das profissões mais populares da área de comunicação é sem dúvida na área da publicidade e propaganda. O publicitário é apto para trabalhar em agências de publicidade, comunicação ou marketing, ou então em áreas de comunicação, marketing ou endomarketing dentro de empresas.
É o publicitário que cria estratégias de comunicação, buscando melhorar as vendas, o retorno ou trabalhar a marca da empresa. Para isso, é comum que o dia a dia desse profissional seja baseado em pesquisas, levantamento de dados, e bastante criatividade.
Para ingressar nesse campo, é preciso fazer o curso de graduação em Publicidade e Propaganda. O curso tem foco em planejamento de comunicação, propaganda de produtos e/ou serviços. Além de criação de campanhas e peças gráficas, fotografia, marketing, vendas e varejo e ambiente digital.
A duração média é de quatro anos. Ao final, o estudante estará preparado para trabalhar em agências de comunicação, áreas de marketing ou trade marketing, empresas, consultorias.
3. Relações Públicas
É este profissional que vai executar a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Ele deve transmitir informações, orientações, valores, objetivos, ações, produtos e serviços, tanto para os clientes, consumidores, funcionários, fornecedores e também para o governo e para a comunidade em que a empresa ou instituição se encontra.
Ou seja, ele trabalha a comunicação organizacional interna e externa, e muitas vezes é uma espécie de porta-voz das empresas e órgãos.
Se você gosta deste segmento, o caminho então é partir para o curso de graduação em Relações Públicas. A faculdade é oferecida na modalidade bacharelado. Além das disciplinas de comunicação social, ela também conta com um forte apelo empresarial. Ou seja, matérias relacionadas à gestão e à administração são comuns no curso. Apesar dessas duas vertentes principais, também vale destacar a relação com as áreas da economia e do marketing.
4. Audiovisual
Uma das profissões na área de comunicação que possui muito destaque, é a do Audiovisual. O profissional da área pode trabalhar tanto com comunicação audiovisual como radiofônica. É possível trabalhar com emissoras de rádio e TV, produtoras de cinema e vídeo, agências especializadas em comunicação audiovisual, entre outros.
Além disso, dentro da área do audiovisual, é possível se especializar e trilhar uma carreira específica em edição, direção, produção, apresentação ou figurino.
Gostou da função? Inicie então um curso de produção audiovisual. É possível de encontrá-lo na modalidade tecnólogo e também técnico. Os dois cursos vão habilitar para o mercado de trabalho de forma mais rápida. No entanto, apenas o curso tecnólogo tem caráter de nível superior.
Durante o curso, os estudantes vão aprender a operar as principais ferramentas de produção audiovisual, além de estudar critérios de edição e outras atividades da área.
5. Cinema e Vídeo
Dentre as profissões da área de comunicação, o Cinema e Vídeo se aproxima muito do audiovisual. O profissional dessa área trabalha com filmes, vídeos, curta ou longa-metragens, e qualquer tipo de conteúdo em vídeo. Eles podem ter um foco institucional, publicitários, autorais, documentários ou até mesmo vídeos para treinamentos e cursos.
O profissional dessa área pode trabalhar especificamente na produção de roteiros, nos cuidados com a fotografia, iluminação, edição, sonorização e até mesmo na direção. Pode trabalhar ainda com animação em vídeo para campanhas e ações publicitárias.
Para quem quer trabalhar com Cinema e Vídeo, o caminho mais indicado é um curso de graduação em Cinema. O curso com duração de quatro anos e na modalidade bacharelado capacita a produzir filmes de todos os formatos. Além de conseguir vagas em emissoras de televisão, empresas que atuam com internet e na área publicitária.
6. Rádio e TV
Está é mais uma das profissões da área de comunicação que está totalmente imersa no audiovisual e no radiofônico. O profissional de Rádio e TV pode atuar na elaboração e veiculação de programas jornalísticos, esportivos, programas de variedade, filmes, séries, entre outros.
É ele quem monta a programação de uma editora, cria roteiros, faz a produção e edição do material, trabalha nos cenários e na gravação. Para ser um profissional de Rádio e TV, um caminho natural é fazer o curso de Jornalismo.
Um dos cursos indicados para iniciar nesta profissão é o de Rádio, TV. O curso de Rádio e TV prepara o aluno para dominar as linguagens e gêneros relacionados às criações audiovisuais, administrar, planejar e orçar estruturas de emissoras ou produtos, entre outras competências. Para concluir o curso, são quatro anos, além da elaboração do TCC.
Algumas disciplinas que você pode encontrar são: antropologia, estudos culturais, captação e edição de áudio, documentário, edição de imagens, linguagem sonora, radio jornalismo, teledramaturgia, redação e comunicação, fotografia e fundamentos e organização do rádio e TV.
8. Linguística
Você sabia que a linguística também é uma das profissões da área de comunicação? É o profissional da linguística que investiga as línguas das sociedades, e a sua relação com os demais idiomas.
Ele também analisa a estrutura e a sonoridade das sentenças e das palavras, os termos e expressões, além das diferenças sociais ou regionais. Saiba que existem diferenças entre linguística e literatura.
Para quem quer entrar nessa área, é possível fazer o curso de Linguística.
Mas qual área da comunicação ganha mais?
Esta pergunta não tem uma resposta exata. Isso porque a remuneração do profissional dentro da área da comunicação vai depender do nível de capacitação e conhecimento, além da experiência e dos anos em atividade. É claro que um profissional que opta por um curso de graduação, apesar de mais longo, tem mais chances de obter uma melhor remuneração em relação aos cursos técnicos.
Portanto, se você procura profissões na área de comunicação que dão dinheiro, pode escolher qualquer uma das que indicamos acima.
Profissões da área de comunicação: conseguiu escolher a sua?
Gostou da nossa lista de profissões da área da comunicação? Então continue acessando o blog Vai de Bolsa e encontre mais artigos como este.