Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Escola Digital: saiba como utilizar a plataforma

A modernização das escolas no Brasil encontra alguns obstáculos, principalmente quando o assunto é acesso à tecnologia. Por isso, iniciativas como a Escola Digital buscam oferecer recursos educacionais para apoiar professores no processo de transformação das salas de aula. Assim como o Apple Education, a Escola Digital aproxima a tecnologia da sala de aula. Atualmente, a plataforma conta com mais de 30 mil recursos disponíveis, como vídeos, áudios, apps e jogos educativos, com acesso gratuito e aberto voltado a estudantes e professores. Quer entender melhor como ela funciona? Então continue lendo e descubra! Leia também: O que é Escola 3.0? Entenda o novo modelo de educação

O que é a Escola Digital?

A Escola Digital é uma rede de apoio à professores, estudantes e gestores de instituições de ensino. Ela serve como um agregador de conteúdos que podem ser utilizados em sala de aula, divididos por categorias. Assim, é possível fazer buscas por disciplina, série, temas curriculares e também pelo tipo de mídia: vídeos, áudios, softwares, jogos, entre outras. Na plataforma, o usuário ainda consegue inserir filtros e refinar a busca, para achar somente conteúdos gratuitos ou com licença de uso público. Caso não encontre o que procura, existe ainda a possibilidade de entrar em contato com a equipe do site e solicitar algum recurso específico. Se ele estiver disponível, a curadoria vai respondê-lo, com o link de acesso. O projeto foi concebido como um recurso aberto e, portanto, pode ser utilizado, reproduzido ou atualizado por qualquer pessoa ou organização. Ele também está em constante atualização e seus usuários podem contribuir, enviando sugestões de objetos a serem incluídos. Para sugerir, basta responder um formulário disponível no site. Depois, o conteúdo proposto vai ser avaliado pela curadoria do site e, se for aprovado, disponibilizado a outros educadores. Existe, inclusive, um ranking com os usuários que mais compartilharam recursos com a plataforma e outro com aqueles que mais engajaram outros profissionais no site. Ele é parte da campanha Professor + Digital, que tem o objetivo de reconhecer aqueles que mais contribuíram com a iniciativa. Ganha pontos quem envia sugestões de objetivos digitais, além de quem compartilha os conteúdos nas redes sociais. Entre outras ações valorizadas. Já os gestores têm uma seção dedicada apenas a eles também. Nela, ele pode saber mais sobre o papel desse profissional na transformação da escola e entender quais recursos vai precisar para implementar uma modernização de toda a instituição. Leia também: Google Sala de Aula: o que é e como funciona

Qual é o objetivo da Escola Digital?

Segundo seus criadores, a Escola Digital tem o objetivo de democratizar o acesso a recursos digitais de aprendizagem e criar uma comunidade de compartilhamento de conteúdos.

Quem faz a Escola Digital?

A iniciativa foi desenvolvida pelo Fundação Telefônica Vivo e pelo Instituto Natura – tendo como apoiadores a Fundação Lemann e a Fundação Vanzolini. Além disso, a plataforma tem parcerias com outras secretarias estaduais e municipais de educação para garantir o acesso de professores e gestores aos conteúdos.

Quais são os principais benefícios da Escola Digital?

Mas, além de ajudar professores na elaboração das aulas, quais os benefícios desse programa? A resposta está nas transformações que a educação tem passado nos últimos anos. Como você já deve estar cansado de ouvir, muita coisa mudou na nossa forma de interagir depois da internet. Mas muitas escolas, principalmente no Brasil, não conseguiram se modernizar para acompanhar essas mudanças. Confira os principais benefícios:

Democratização da tecnologia na educação

Os motivos são vários, mas o principal está na dificuldade de acesso à informação e à uma infraestrutura de qualidade. Iniciativas como a Escola Digital, então, tentam romper com essas barreiras, oferecendo conteúdos gratuitos e de qualidade. Assim, os professores conseguem se atualizar e se familiarizar com os recursos digitais.

Inovação em sala de aula

Dessa forma, podem levar inovações para sala de aula, atraindo mais atenção dos alunos e despertando a criatividade de crianças e adolescentes. Além disso, com recursos online, eles conseguem explorar melhor as habilidades de cada aluno, distribuir atividades personalizadas de acordo com os interesses e variar as formas de ensinar. Na Escola Digital, os professores encontram ainda planos de aula e objetos digitais de aprendizagem (ODAs) alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que facilita na hora de organizar as aulas.

Cursos online

Por fim, também é possível fazer os cursos à distância da plataforma, que capacitam professores para utilizarem os recursos disponíveis ali. Assim como o restante da Escola Digital, eles são completamente gratuitos. O curso da própria plataforma, em especial, é focado em ensinar professores e gestores sobre os benefícios da tecnologia em sala de aula. Composto por 4 módulos, ele tem 40 horas de atividades e garante certificado reconhecido pelo MEC. Uma excelente forma de se atualizar e ainda acrescentar essa capacitação no currículo. Há outros caminhos para acessar cursos online gratuitos. Aqui damos outras dicas.

Como acessar o conteúdo da Escola Digital?

Os recursos disponíveis na Escola Digital estão acessíveis para todos os interessados. Não é preciso fazer cadastro, mas se você fizer, pode acessar alguns recursos exclusivos. Como o acesso a salas de bate papo, criação de grupos, avaliação de conteúdos e uma seleção com os recursos que você marcou como favoritos. Atualmente, são mais de 700 usuários cadastrados. Quer fazer parte deste grupo? Então entre no site da plataforma e se cadastre gratuitamente. E se você gostou de saber mais sobre a iniciativa da Escola Digital, acesse também nosso artigo sobre a Khan Academy. Da mesma forma, é um site repleto de vídeo aulas sobre os mais diversos temas. Esse pode ser um recurso valioso, útil tanto em sala de aula quanto como uma revisão para os alunos. Conheça e aproveite! Outra plataforma bem popular de cursos online, porém, com pagamento, é a Udemy. Vale a pena conhecer e ir atrás de algum curso na sua área de atuação, que possa acrescentar no seu currículo.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.