Sem dúvidas, Bill Gates é uma das personalidades mais brilhantes do século XX e XXI. Com uma mente tão revolucionária, ele afirma ler em média um livro por semana. O que no fim do ano pode chegar a quase 50 obras. É comum que o gênio da informática compartilhe as leituras que mais gostou nos últimos tempos em seu blog. Sempre é interessante saber sobre os livros indicados por Bill Gates para entender mais ou menos o que inspira esse gênio.
Em suma, as dicas do fundador da Microsoft podem ser bastante valiosas para quem gosta de ler sobre administração, economia, política, psicologia e até mesmo filosofia.
Se você gosta de buscar inspiração e motivação nos livros, veja a seguir quatro sugestões de livros que são indicados por Bill Gates. Divirta-se no universo da leitura, aproveitando ao máximo o que essas obras podem passar para você.
Leia mais: Como gostar de ler: dicas infalíveis
Os livros indicados por Bill Gates
Certamente um bom livro pode nos oferecer muito mais do que imaginamos. Talvez não exista um objeto tão generoso quanto ele. Embora nos roube alguns instantes, ele nos dá muito mais do que qualquer outro objeto que se costuma dar mais valor, por exemplo.
Um livro pode ser um grande amigo. Na maioria das vezes, ao nos contar sobre algo até então fora do nosso contexto e acontecimento. E é assim que vamos formando uma grande bagagem cultural. A cada leitura um universo completamente novo pode ser apresentado a você. Isso pode chacoalhar completamente o seu mundo ou transformá-lo.
Não é à toa que o fundador da Microsoft aprecia tanto os livros. Com uma ampla bagagem intelectual, Bill Gates costuma divulgar anualmente em seu blog intitulado Gates Notes diversas sugestões de leituras. As quais ele considera relevantes.
Para conhecer sobre alguns títulos, veja a seguir uma lista com 4 livros indicados por Bill Gates. Descubra o que tem motivado um dos homens mais ricos do planeta.
1- Upheaval – Jared Diamond
Embora essa obra não esteja ainda traduzida para o português, conhecer o autor Jared Diamond talvez seja uma boa pedida para entender mais sobre diversas questões que permeiam a evolução humana. Assim como o crescimento e extermínio de certas civilizações. Nesse livro, Jared aborda a capacidade que o ser humano tem em resolver problemas. É uma obra de não-ficção.
O autor traz 12 estudos de casos sobre nações que sofreram crises devastadoras de diversas ordens. Tais como: política, econômica, ecológica, civis, entre outras e tenta entender como os indivíduos aprendem a lidar e a superar traumas pessoais. Sendo assim, algumas pessoas aprendem a viver e a responder questões do tipo: sobre quem somos e como queremos viver. Em contrapartida, outras ficam presas e não conseguem avançar plenamente na vida.
Bill Gates cita ainda o estudo de caso favorito que é sobre como a Finlândia compartilhou um fronteira de mais de mil quilômetros com a União Soviética. E como a Finlândia manteve a independência, mesmo com a invasão soviética. Ou seja, isso só foi possível através de acordos comerciais e poder de persuasão, ao invés de resistência.
Além disso, o livro também aborda os maiores desafios do mundo atual. Tais como polarização política, mudanças climáticas, entre outras e faz 12 considerações sobre caminhos possíveis para que a humanidade sia da crise.
Jared Diamond é um autor premiado pelo Pulitzer, com a obra Armas, Germes e Aço, que é possível ser encontrada em português. Bill Gates aponta essa obra como uma das mais importantes que já leu. Portanto, se você tem interesse em saber como a civilização pode encontrar saída para os problemas, a leitura dos livros de Diamond pode ser fundamental.
2- Um Cavalheiro em Moscou- Amor Towles
Essa é uma obra de ficção que pode ser encontrada entre os livros indicados por Bill Gates. Ele afirmou em seu blog que leu essa obra ao mesmo tempo em que a esposa, Melinda. O que pode ser muito interessante de ser feito entre casais e assim instigar a leitura e discutir sobre as obras.
Esta obra traz uma narrativa sobre a trajetória de um conde, que durante a Revolução Russa, foi condenado à prisão domiciliar. Segundo o fundador da Microsoft, Um Cavalheiro em Moscou é uma obra muito divertida. Segundo ele, certamente irá agradar aqueles que nunca se familiarizaram com a literatura russa.
Bill Gates diz o seguinte sobre esse livro em seu blog: “é um olhar divertido, inteligente e surpreendentemente otimista para a história russa através dos olhos de um homem”.
Se você busca uma leitura de ficção bem-humorada e leve, esse livro indicado por Bill Gates pode ser uma boa pedida para você ler agora nas férias e se distrair um pouco.
3- 21 Lições para o Século 21- Yuval Noah Harari
Esse livro além de ser um best-seller no exterior, é também aqui no Brasil. Essa também é uma obra de não ficção e trata da maneira que a mente enfrenta os medos do mundo atual. Embora isso preocupe demais alguém, pode ter uma boa explicação. Pois é isso que faz com que as pessoas se mantenham vivas.
Portanto, o livro aborda a maneira que as pessoas enfrentam esses medos e o autor sugere várias dicas de como lidar com a ansiedade. Uma delas é não parar de se preocupar, mas sim saber com o quê e como se preocupar.
Sendo assim, esse livro pode ser uma ótima leitura para você saber como encarar os desafios do mundo atual. E o que deve ser relevante para se preocupar e qual a importância de transmitir os conhecimentos certos para as gerações futuras.
Além disso, essa é uma obra bastante abrangente, que trará conhecimentos bem variados sobre diversos aspectos da sociedade e da história. Certamente, esse livro será uma ferramenta útil para incrementar o seu autoconhecimento e cultura.
Veja o que Bill Gates disse em seu blog: “Mas Harari é um escritor tão estimulante que, mesmo quando discordei, queria continuar lendo e pensando”. Se o cara que criou a Microsoft falou, tá falado! Com certeza, você não terá dificuldades em encontrar esse livro nas prateleiras das livrarias.
4- Mindset- Carol Dweck
Esse livro fala sobre a configuração mental das pessoas. Segundo a autora existem dois tipos possíveis a mentalidade fixa e a do crescimento, sendo que uma delas é fundamental para o sucesso.
Dweck revela que o sucesso pode ser alcançado conforme as pessoas lidam com o objetivo e que as vocações não são pré-estabelecidas no DNA Se alguém acredita que essas questões são inatas e são fixadas desde o nascimento, elas são chamadas de “mindset fixo”. Em contrapartida, aquelas que aprendem com a experiência e tem persistência e perseverança são aquelas com o “mindset de crescimento”.
Portanto, o estudo de Dweck consiste em quebrar as crenças limitantes que são impostas pelo “mindset fixo”. Os verdadeiros limites de uma pessoa são, na verdade, difíceis de serem estabelecidos ou medidos. Tudo se dá em torno do grau de importância que a pessoa dá para vencer os desafios.
Se você busca uma leitura motivadora, com várias sugestões para você adquirir autoconhecimento e se livrar das amarras limitantes que sabotam você, essa, provavelmente seja a leitura certa. Com certeza é uma ótima pedida dos livros indicados por Bill Gates.
Veja o que ele ressaltou sobre a leitura em seu blog. “A maior virtude do livro é que você não pode deixar de se perguntar coisas como: ‘Quais áreas eu sempre olhei através de uma lente de mentalidade fixa?’ e ‘De que maneira estou enviando a mensagem errada aos meus filhos sobre mentalidade e esforço?”
Conclusão
Você acabou de conhecer alguns dos livros indicados por Bill Gates. Certamente tem um que você poderá escolher para ter na cabeceira. Aproveite para se dedicar a leitura nessa época, pois é o momento mais propício para esse tipo de lazer.
Além de fazer com que você não perca o hábito, traz muito conhecimento, o que fará sentido em um momento futuro da sua vida.
Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.