Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Como conseguir o diploma do ensino médio de forma rápida?

Terminar os estudos no Brasil, e ainda no tempo certo, é um desafio para muitas pessoas de todas as regiões. No entanto, conseguir o diploma do ensino médio pode ser fundamental para que oportunidades profissionais apareçam.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – em 2018, 52,6% da população adulta do país, com 25 anos ou mais, ainda não havia completado o ensino médio.

A boa notícia é que hoje existem diversas formas de um adulto maior de 18 anos conseguir o diploma do ensino médio de forma mais rápida e aprender com qualidade.

Neste artigo, saiba como conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, como é o exame para obtenção do diploma e entenda a importância dessa conquista para o seu futuro profissional.

Leia também: Kindle para estudar: vale mesmo a pena comprar um?

Qual a importância do diploma do ensino médio?

Muito mais do que uma declaração que comprova os seus anos de estudo, esse certificado pode ser considerado uma excelente oportunidade para quem deseja um salário melhor ou ter mais opções de carreira.

Ter um diploma do ensino médio abre diversas portas e é fundamental para quem deseja seguir um curso superior, prestar um concurso público ou conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Como conquistar o certificado de conclusão do ensino médio?

Até 2016, uma das formas mais rápidas de se conquistar a declaração de conclusão do ensino médio era realizando a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, após a reformulação do Exame, essa facilidade foi suspensa.

Agora, maiores de 18 anos que desejam terminar seus estudos e ter o seu comprovante de conclusão do ensino médio possuem outras oportunidades, e entre as mais conhecidas estão o EJA e o Encceja.

O que é o EJA?

A Educação para Jovens e Adultos – EJA -, antigo supletivo, foi criada pelo Governo Federal e tem como objetivo incentivar jovens, adultos e idosos a retomarem os estudos, concluindo-os em tempo menor.

A EJA abrange tanto o ensino fundamental como o ensino médio e oferece duas opções de estudo aos alunos: pelo modelo presencial e também pelo modelo de Ensino à Distância – EAD. 

Para cursar o EJA Ensino Médio, o aluno deve ser maior de 18 anos e não ter completado o Ensino Médio. Com duração de 18 meses, após a conclusão das aulas, o aluno está apto a realizar provas de vestibular ou o Enem para entrar em uma universidade.

Agora, se você busca uma opção ainda mais rápida para conseguir o seu diploma do ensino médio, a melhor opção é o Encceja. Entenda porquê.

O que é o Ecceja?

O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos é outra opção para quem deseja ter a declaração de conclusão do Ensino Médio em mãos, e tem se tornado cada vez mais popular.

É que o Encceja é uma maneira mais simples e rápida de concluir o Ensino Médio. Para isso, é preciso fazer uma prova aplicada pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep -, o mesmo órgão responsável pelo Enem.

O Encceja é aplicado gratuitamente pelo Governo Federal. A prova acontece uma vez por ano, em dois turnos e ao todo, são 120 questões, divididas em quatro áreas do conhecimento, sendo elas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias

 Por isso, é necessário que o aluno se dedique aos estudos e se prepare adequadamente.

Quais as regras do Encceja?

O Encceja é aplicado em quatro formatos diferentes, cada um com edital e cronograma próprios:

  • Nacional: aplicado para os jovens, adultos e idosos residentes no Brasil.
  • Nacional PPL: voltado para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.
  • Exterior: destinado para brasileiros residentes em outros países.
  • Exterior PPL: aplicado  para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

É válido ressaltar que exames aplicados fora do Brasil são realizados através de uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores – MRE.

Com funcionamento semelhante ao Enem, o Encceja exige uma pontuação mínima, que é de 100 pontos em cada prova objetiva, e 5 pontos na prova de redação.

Ao conseguir essa pontuação, o candidato pode solicitar o diploma de Ensino Médio, que é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais .

Mas, se o candidato não conseguir  média exigida pelo exame, ele tem direito a solicitar uma declaração parcial de proficiência. Ela informa sua aprovação em uma ou mais matérias.

Leia também: Veja 10 passos para estudar com filhos pequenos em casa

Como estudar para o Encceja?

Para se preparar para o Encceja, o aluno pode acessar o Portal do Inep e em “Orientações para o Estudante” encontrará uma sessão com livros, cartilhas, referências e outros documentos. Tudo gratuito.

Ainda no Portal, o aluno tem acesso a materiais específicos por áreas do conhecimento e disciplinas básicas para a realização da prova.

Cabe ao aluno se organizar e se dedicar a esse estudo. E, caso tenha interesse em realizar as provas anteriores do Encceja, no Portal do Inep ele encontrará exames e gabaritos das últimas edições.

Como se inscrever para o Encceja?

Se você deseja se inscrever para a próxima edição do Encceja, siga esse passo a passo:

  • Acesse o site oficial do Encceja;
  • Informe o número de seu CPF e sua data de nascimento;
  • Preencha seus dados pessoais e confirme;
  • Ao clicar em “Enviar”, outros dados serão solicitados;
  • Caso precise de atendimento especial, basta informar no campo indicado;
  • Escolha o tipo de certificação que deseja (se do ensino fundamental ou ensino médio)
  • Informe a cidade onde você deseja realizar o Exame e qual instituição irá emitir o seu diploma;
  • Confira novamente seus dados e envie sua inscrição.
  • Pronto, agora é se preparar para o dia da prova!

Resultados e certificado de conclusão do ensino médio

Dias após a realização da Prova, o Inep divulga o resultado do Encceja em sua página oficial. 

Para saber se foi aprovado ou não, o aluno deverá acessar a página oficial do exame com seu CPF e senha cadastrada durante a inscrição. Aí basta conferir sua pontuação. Já no caso dos candidatos que realizaram o Encceja PPL, o resultado é acessado pelo responsável pedagógico.

Caso o candidato seja aprovado, ele deverá entrar em contato com a instituição indicada por ele no momento da inscrição. E solicitar o seu certificado ou a declaração de proficiência.

Qual a melhor forma de obter o diploma do ensino médio?

Conhecendo a principal diferença entre os dois programas de educação, é preciso analisar qual das duas formas é mais útil para seu objetivo final e viável para sua realidade.

No caso da EJA, o programa está atrelado a uma carga horária de aula. Essa carga horária deve ser cumprida para que o aluno possa realizar os exames finais e conquistar o seu diploma. Pela necessidade de cumprimento das aulas e realização das provas, o tempo mínimo que o aluno passa no EJA é de 18 meses.

Já o Encceja é uma opção para acelerar o seu processo. O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos exige apenas que você seja maior de 18 anos. Não importando a série em que você parou seus estudos. Além disso, não é exigido que o candidato frequente as salas de aula por um tempo mínimo. 

Em média, um candidato consegue ser aprovado no Encceja de 6 a 12 meses, dependendo de sua dedicação aos estudos e conhecimentos.

Como os dois programas servem para o mesmo propósito, a obtenção do diploma do ensino médio, a sua decisão deve ser baseada na sua realidade. Além de disponibilidade de tempo e também segurança para realizar uma ou outra prova.

Mas, independente da sua escolha, não deixe de se dedicar aos estudos. Além de buscar a ajuda de materiais e consultar artigos que possam esclarecer suas dúvidas e te incentivar a continuar os seus estudos. Um caminho é seguir lendo o Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.