Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Agroecologia: conheça o curso e o mercado de trabalho

Unir sustentabilidade e o meio ambiente. Essa é a missão do profissional da Agroecologia. Você precisa estar sempre preparado para encontrar novas possibilidades de garantir a produção em grande escala de alimentos, por exemplo, mas sem agredir a natureza. É uma atividade fascinante e desafiadora ao mesmo tempo, com muito conhecimento ligado à Agronomia.

Para isso, terá que planejar executar e monitorar os sistemas de produção agropecuária. Então, serão alguns anos na sala de aula e muito tempo de estudos. As matérias se dividem entre específicas e teóricas. Além disso, você pode optar pelo curso de bacharelado ou tecnólogo. Os dois vão oferecer para você o diploma do ensino superior, mas possuem enfoques diferentes de formação. Saiba mais!

A missão da Agroecologia

Se você realmente estiver interessado em seguir na carreira da Agroecologia, saiba que terá que unir esforços para desenvolver práticas que não agridem o meio ambiente e ainda pensar sempre na manutenção da economia e da cultura dos espaços.

Só para você ter uma ideia de como está o segmento, saiba que o setor cresceu 20% em 2016. O ganho financeiro foi grande, cerca de R$ 3 bilhões. Os dados são do Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável. Sendo assim, a estimativa é que com o passar dos anos a Agroecologia ganhe ainda mais força e visibilidade. Por isso, a carreira profissional está em evidência e ganhando cada vez mais adeptos.

É importante destacar que o propósito da Agroecologia é sempre o de apoiar uma transição mais fácil e otimizada do modelo de produção convencional de agricultura, para o sustentável. Sendo assim, a sua missão será sempre diminuir o uso de defensivos agrícolas e apostar em modelos agroecológicos.

Mas não é só isso. Também é preciso conhecer e respeitar o sistema de trabalho e as particularidades socioeconômicas e culturais da região e das comunidades locais. Ou seja, é preciso enxergar a cadeia produtiva como um todo. Produzir mais e melhor.

Mercado de trabalho

Todos os cantinhos do Brasil estão pensando e desenvolvendo técnicas na Agroecologia. No entanto, o Rio Grande do Sul já é uma das referências nessa área. Por isso, se você está pensando em entrar no mercado de trabalho, pode começar por esse estado. O Rio Grande do Sul já tem milhares de projetos produtivos e de apoio à comercialização de alimentos orgânicos. Além disso, existe muita capacitação dos agricultores e especialistas no assunto e um incentivo para o consumo consciente.

Agora que você já sabe onde buscar referências da Agroecologia, vamos para o mercado de trabalho brasileiro. Você terá que atuar sempre na implantação de sistemas agroecológicos e terá uma participação na produção, elaboração e coordenação de projetos de preservação dos recursos naturais. Sendo assim, sua principal missão será a de garantir que o ambiente ao redor da linha de produção se mantenha saudável e sem impactos.

Além disso, poderá gerenciar empreendimentos agropecuários, organizações não governamentais (ONGs) e até cooperativas e pequenas propriedades de agricultura familiar. Saiba que esses espaços costumam ser bem valorizados pelos profissionais da Agroecologia. Afinal, eles estão abertos para novas possibilidades de produção e focados no mundo mais sustentável.

Por fim, ainda existe a possibilidade de você trabalhar em secretarias de Agricultura estaduais e municipais e em empresas de assistência técnica e extensão rural.

Curso de Agroecologia

Nos já mencionamos aqui que existem pelo menos duas possibilidades na hora de você cursar Agroecologia. É possível fazer o tecnólogo ou o bacharelado. Os dois vão liberar diplomas de ensino superior. No entanto, o primeiro tem visão mais tática e de atuação direta no mercado de trabalho. Já o bacharelado vai oferecer uma visão mais ampla e até teórica sobre a Agroecologia. Mas para todos será preciso destinar tempo para os estudos.

Tecnólogo

Esse curso tem duração média de dois anos. Sendo assim, para quem tem menos tempo, pode ser uma ótima opção. Nesse período as matérias serão mais focadas na prática e em resolver problemas do mercado de trabalho. Você terá matérias como solo, topografa e irrigação, além de química, biologia, física e administração. É claro que existem disciplinas mais práticas e específicas, como extensão rural e sistemas de produção sustentável.

Aliás, o tecnólogo em Agroecologia é tão específico, que dependendo da faculdade e da região, existem matérias destinadas para o trabalho naqueles locais. Você poderá saber mais sobre o clima, manejos específicos e até pragas da região. Tudo para apoiar você no mercado de trabalho.

Bacharel

Para encarar essa especialização, serão cinco anos de estudos. Além disso, o estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

As matérias são bem mais amplas e suas possibilidades no mercado de trabalho também crescem. De forma geral, você verá conceitos como zoologia, botânica e ciências florestais até matérias orgânicas, sementes e mudas, grãos, drenagem, economia e gestão. Nós separamos aqui algumas das principais disciplinas da Agroecologia:

  • Filosofia da Ciência e Ética
  • Fundamentos de Ecologia
  • História da Agricultura
  • Introdução à Economia
  • Introdução à Sociologia Rural
  • Problematização da Realidade Agroecológica
  • Biogeografia
  • Energia e Agricultura
  • Fundamentos de Química
  • Fundamentos de Física
  • Fundamentos de Matemática
  • Probabilidade e Estatística
  • Introdução à Ciência Política
  • Políticas Agrícolas e Agrária
  • Fundamentos de Climatologia
  • Bioquímica
  • Fisiologia Vegetal
  • Geomorfologia e Pedologia
  • Microbiologia Geral
  • Zoologia
  • Fitopatologia
  • Nutrição Vegetal e Manejo da Fertilidade
  • Sistemas Agroflorestais
  • Sistemática Vegetal
  • Cartografia e Topografia
  • Contabilidade e Gestão

História da agricultura

Para você entender um pouco mais do contexto da Agroecologia, separamos a história. É preciso entender que as primeiras plantações começaram ainda no período neolítico, aproximadamente 8.000 anos a.C. Isso é uma estimativa, é claro. Com base em relatos e indícios históricos. Mas é importante saber que o cultivo se dá há muito tempo no planeta.

Só que no século 20, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a agricultura evoluiu. Ainda não se pode avaliar se evoluiu de forma positiva, mas evoluiu. Essa era ficou conhecida como a Revolução Verde. Tudo para conseguir produzir mais e melhor. Então, apareceram várias medidas, como a introdução de melhorias genéticas nas plantações e a evolução dos equipamentos de produção agrícola. Só que para aumentar ainda mais a produção, os agricultores inventaram e se apossaram do uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Afinal, a proposta sempre foi a de ampliar a produção.

Somente agora na década de 70 é que começaram a surgir movimentos agrícolas alternativos. Então, deram origem a Agroecologia. A partir de então, a proposta é diminuir o impacto ao meio ambiente e a saúde, mas sem deixar de produzir em grande escala. A missão passa a ser aprender com a natureza a como produzir mais e melhor, sem o uso indiscriminado de produtos químicos. Técnicas e manejos alternativos dão lugar aos processos mais industrializados.

Como conseguir uma oportunidade profissional

Já que você chegou até aqui, queremos ensinar também a como conseguir uma oportunidade profissional na Agroecologia. Comece por um bom currículo. Ele precisa, fundamentalmente, estar correto na escrita e no entendimento. Então, nada de erros de português.

Resuma todas as suas qualificações. Coloque sempre da mais recente para menos recente. Se for o seu primeiro emprego, nesse campo, faça descrições de experiências como viagens, trabalhos voluntários, feiras e eventos. Tudo o que estiver relacionado com a área da Agroecologia deve ser incluídos como experiência.

Depois, só busque vagas que tenham alguma relação com a sua formação e com a sua área de interesse profissional. Assim, você já sai na frente. Afinal, não adianta atirar para todos os lados se o seu currículo é especializado em uma área, ou se a sua vocação é para Agroecologia.

Chega então o momento de se preparar para a entrevista de emprego. Para isso, você pode sempre buscar informações no site, redes sociais e até se conectar (profissionalmente) com os funcionários dessa empresa. Vale sempre buscar notícias sobre o que está sendo comentado sobre a companhia. Assim, você fica ainda mais ligado nas conversas que pode ter com os recrutadores.

Gostou da área da Agroecologia?

A Agroecologia está muito em voga atualmente, levando em conta o crescimento da produção orgânica, por exemplo. Vale a pena apostar nessa área. Fique por dentro de mais informações no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.