Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Comunicação Institucional: qual a formação para atuar nesse setor?

Área responsável por cuidar da identidade e da imagem de uma empresa, a Comunicação Institucional é um setor estratégico e que exige muita organização e criatividade dos profissionais que nele atuam. Também conhecido como Comunicação Empresarial, essa formação costuma estar atrelada às áreas de assessoria de imprensa, Marketing e Relações Públicas. 

Em tempos de crises, a Comunicação Institucional tem um papel fundamental na proteção e recuperação da marca, algo extremamente valioso para qualquer empresa.

Se você já pensou em atuar na área de Comunicação, o setor pode ser uma excelente escolha, afinal de contas é tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas.

Acompanhe o nosso artigo e veja como se especializar, a importância desse setor, como é o mercado de trabalho e quais os desafios dessa profissão.

Boa leitura!

O que é Comunicação Institucional?

A Comunicação Institucional é a área responsável por cuidar da imagem de uma empresa e de todo o processo de comunicação que envolve valores e objetivos da organização.

A área tem responsabilidades tanto com o público externo de uma empresa como com o público interno. Dessa forma, se utiliza da comunicação interna e externa para projetar e manter a boa  imagem de uma organização.

Como já citado, a área também é conhecida como Comunicação Empresarial ou Comunicação Organizacional, e atua com base em planejamentos estratégicos e a execução de importantes ações de prevenção, manutenção e também de recuperação.

A área tem se valorizado ao longo do tempo, ganhando espaço tanto na iniciativa privada como também em órgãos públicos. Também tem algumas ligações com a área de marketing.

Além disso, empresas pequenas e de médio porte também passaram a valorizar essa área ao longo do tempo e tem investido em profissionais e ferramentas para apoiar a Comunicação Institucional.

Qual a importância da Comunicação Institucional?

Além de cuidar da imagem da empresa, tem um importante papel no gerenciamento de crises. Independente do tamanho ou área de atuação, nenhuma empresa está imune de crises. Porém, podem e devem estar preparadas para passar por situações complicadas como essas.

E para isso, ter uma Comunicação Institucional estabelecida e bem estruturada pode fazer toda a diferença.

É que os profissionais deste setor são capacitados para planejar, organizar e executar ações que visem antecipar momentos de crise, amenizar e até mesmo reverter cenários que podem ser bastante problemáticos para uma organização.

Como é o curso de Comunicação Institucional?

Quem deseja se formar pode seguir dois caminhos:

  • Fazer uma graduação superior em Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas) ou Marketing e se pós graduar em Comunicação Institucional;
  • Optar por fazer um curso superior de Tecnologia em Comunicação Institucional.

O tecnólogo em Comunicação Institucional tem duração média de 2 anos e possui disciplinas da área de Humanas, com foto em Comunicação e Marketing.

Entre as principais disciplinas do curso tecnológico de Comunicação Institucional estão:

  • Comunicação Organizacional;
  • Psicologia das Organizações;
  • Comunicação Pública;
  • Comportamento Organizacional;
  • Comunicação Integrada;
  • Convergência de Mídias;
  • Gestão de Crises;
  • Planejamento Estratégico de Comunicação;
  • Estudos Socioculturais;
  • Socioeconomia e Geopolítica;
  • Comunicação Promocional;
  • Gestão da propaganda;
  • Marketing Digital;
  • Marketing;
  • Pesquisa de Marketing;
  • Planejamento de Marketing;
  • Comunicação no Ponto de Venda;
  • Eventos;
  • Atendimento, Prospecção e Negociação;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Gestão de Imagem e Relações Públicas;
  • Comunicação, Política e Poder;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Produtos e Marcas;
  • Gestão da Comunicação Institucional;
  • Projetos em Comunicação;
  • Criação e Arte para Diferentes Mídias;
  • Criatividade: Processos, Exercícios e Estímulos;
  • Fundamentos da Multimídia;
  • Princípios de Design Gráfico;
  • Hipertexto na Internet;
  • Planejamento e Produção Gráfica.

Como é a atuação de um profissional de Comunicação Institucional?

O profissional de Comunicação Institucional geralmente atua em conjunto com equipes de Marketing, RH e Comunicação de uma empresa ou mesmo de agências do setor.

Tanto as empresas públicas como o setor privado costumam ter um departamento voltado para a Comunicação, ampliando as oportunidades para profissionais com essa formação específica.

Nestes casos, o tecnólogo em Comunicação Institucional assume funções estratégicos em:

  •  Realização e divulgação de eventos;
  • Planejamento de comunicação institucional;
  • Planejamento, elaboração e implantação de políticas de comunicação;
  • Identificação de públicos internos e externos;
  • Estratégias de comunicação com públicos da organização;
  • Criação e divulgação de publicações internas e externas;
  • Assessoria de imprensa;
  • Realizações e participações da empresa em feiras;
  • Gerenciamento de crises;
  • Clipagem e documentação da presença da empresa na mídia;
  • Realização de pesquisas de imagem e satisfação;
  • Criação, divulgação e aprovação de peças publicitárias que envolvem a imagem e o nome da empresa; entre tantos outros.

O que esperar do mercado de trabalho?

O tecnólogo em Comunicação Institucional tem uma vasta opção de atuação no mercado de trabalho. 

Porém, o setor de Comunicação é extremamente competitivo e tem exigido cada vez mais um conhecimento amplo dos profissionais. Isso significa que esse profissional precisa se atualizar sempre em sua área de atuação, além de ter conhecimento sobre as outras áreas que envolvem o setor de comunicação.

Entre os principais empregadores do profissional de Comunicação Institucional estão:

  • Agências de Comunicação Integradas;
  • Assessorias de Comunicação e Assessoria de Imprensa;
  • Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria;
  • Empresas em geral (setores como comércio, indústria e serviços);
  • Startups;
  • Órgãos públicos, e outros.

Média salarial dos profissionais

De acordo com o site Trabalha Brasil, a partir de dados do Banco Nacional de Empregos, apontam que o salário de um Tecnólogo em Comunicação Institucional pode variar entre R$ 1.400 e R$ 5.700.

A pesquisa levou em conta o porte das empresas e o cargo desse profissional, considerando:

  • Trainee;
  • Júnior;
  • Pleno;
  • Sênior; e 
  • Master;

É claro que a área de atuação da empresa empregadora também tem grande influência no salário deste profissional.

Para conquistar melhores oportunidades de trabalho e, consequentemente melhores salários, esses profissionais devem buscar outras especializações e também certificações voltadas para a para a área de comunicação.

Nos últimos tempos, o setor de Marketing Digital ganhou força e tem oferecido diversas certificações online e gratuitas para a capacitação de profissionais de qualquer área de comunicação.

Qual o perfil do profissional de Comunicação Institucional?

Para atuar no setor de Comunicação Institucional é fundamental que esse profissional tenha habilidade e facilidade em trabalhar com textos.

Além disso é preciso ter habilidades de comunicação em público, argumentação e persuasão.

A criatividade é outra característica marcante e essencial, e que será bastante exigida no dia a dia de um Tecnólogo em Comunicação Institucional.

Se você se interessou por essa profissão, conheça também outras áreas de formação dentro da Comunicação, como o Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing

Acesse mais informações sobre cursos, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.